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7 erros que consultores cometem no trabalho e como evitá-los

José Carlos R. JúniorJosé Carlos R. Júnior

Muitos desejam abrir uma empresa de consultoria, mas ainda têm dúvidas sobre quais são as atribuições de um consultor. Mas será que já pararam para pensar no que um consultor não deve fazer? Existem alguns cuidados especialmente indicados para quem está começando sua atividade e deseja realizar o sonho de abrir uma empresa especializada. Vamos mostrar quais são os sete erros que consultores cometem e devem evitar para ganhar reconhecimento profissional.

Não cumprimento dos prazos de entrega

O consultor deve honrar tudo o que combinar com o cliente e, para isso, deve determinar prazos realistas. De nada adianta estabelecer um prazo visando conquistar o cliente e depois não conseguir cumpri-lo ou entregar um serviço de má qualidade por conta da pressa.

Comunicação indevida e insuficiente

O consultor deve saber comunicar-se com sua clientela, usando termos apropriados e agindo com educação. Você não deve ter uma postura inacessível, ser desleixado ao falar, tomar intimidades com o cliente ou usar muitas gírias. É importante sempre saber o nome do cliente, expressar-se de maneira adequada e simpática, de forma a criar vínculos duradouros.

Repassar o problema

Erros de consultores no trabalho

Não ter capacidade de assumir compromissos e solucionar questões é um grave erro cometido por muitos consultores. Lembre-se que você é o consultor e é você que deve se envolver com a clientela e com seus negócios. Ficar repassando os problemas para outros profissionais dentro da empresa é sinal de incapacidade e desinteresse.

Falar mal de outros

O péssimo hábito de falar mal dos outros, sejam funcionários ou chefes, suja a imagem do profissional. Geralmente, aqueles profissionais que se ocupam em denegrir colegas ou mesmo concorrentes não são bons, apresentando inaptidão e irresponsabilidade.

Não demonstrar conhecimento suficiente

Se você não demonstra capacidade para o serviço, não adianta insistir nele. O consultor deve se mostrar entendido em sua área e seu cliente deve perceber isso. Todo profissional deve passar confiança em sua atividade e, se ele mesmo não confia no próprio trabalho, como esperar que outros confiem? Portanto, você deve estar sempre bem preparado e adquirir o conhecimento necessário para se apresentar aos clientes, tirar suas dúvidas e dar todos os esclarecimentos.

Ser distraído

O consultor não pode ser uma pessoa que se distrai facilmente, ter foco é essencial. Você deve prestar atenção no que seu cliente fala, fazer anotações quando preciso e saber consultá-las,  não esquecer de fazer tudo que for solicitado e conseguir manter a concentração no trabalho.

Passar informações confidenciais para outros

É preciso tomar cuidado com o que se fala. Certas informações não podem e nem devem ser compartilhadas, pois os concorrentes estão sempre de olho. Trata-se de uma recomendação voltada especialmente para aqueles que costumam falar demais, são indiscretos e incapazes de guardar segredos.

Se já trabalha como consultor e deseja crescer na profissão, siga essas dicas e deixe de cometer esses erros que podem abalar a sua imagem no mercado. E então, tem mais dicas para compartilhar? Deixe um comentário!

José Carlos R. Júnior é jornalista, redator e revisor de textos. Trazendo uma experiência de mais de 10 anos gerenciando editorias em diversas mídias online e impressas, é hoje o responsável pela gestão de conteúdos e de comunicação da Conube.

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