Conube

Conube


dezembro 2016
D S T Q Q S S
« nov.    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Categorias


Como fazer um logotipo e diferenciar sua empresa

ConubeConube

Para saber como fazer um logotipo de sucesso, que irá ser a princpal imagem da sua empresa, a primeira coisa que se deve entender é porque fazer isso. Qual é, afinal, a função de um logotipo para a empresa? Ele é mesmo necessário? A resposta é “sim”, ele é necessário, e por várias razões, entre elas porque ele identifica a sua empresa, posiciona seus serviços e mostra seu diferencial de mercado. Leia o post e entenda melhor!

Por We Do Logos *

Motivos para fazer um logotipo para sua empresa:

1- Ele identifica sua empresa

Um logotipo bem feito vai ajudar a identificar sua marca. Assim, sempre que um cliente elogiar sua empresa para um outro empresário, ficará mais fácil para ele reconhecer seu escritório também em outros clientes, ao reparar, por exemplo, em uma logomarca sua estampada em um envelope. Nestas situações, fica bastante claro como fazer um logotipo é importante, e, além disso, colocá-lo na fachada de seu escritório, em envelopes, papéis timbrados, cartões de vistas, etc.

2- Posiciona seus serviços para os clientes

Existem algumas regras para se criar um logotipoQuais as características do seu negócio? Um logotipo bem elaborado pode mostrar para o público que tipos de cientes você atende (grandes, médios pequenos, todos?), se é especializado em certo tipo de empresa ou área da contabilidade, e até a faixa de preços com que trabalha e o nível de excelência de seus serviços.

3- Mostra seu diferencial de mercado

Por que os clientes devem escolher sua empresa para atender suas demandas contábeis? Poucos empresários têm percebido como fazer um logotipo pode auxiliar seus clientes a perceberem a qualidade e excelência de seus serviços e escolherem a sua marca em detrimento dos concorrentes. Isso ocorre principalmente se o logo for criado de forma adequada e por profissionais de design e comunicação corporativa.

Fora destes 3 motivos principais, vamos destacar mais dois, dentre tantos outros que poderíamos listar. Com um logo contábil, sua empresa será lembrada mais facilmente, toda vez que ele for notado. Além disso, uma empresa que conta com este tipo de ferramenta de comunicação, só pelo fato de ter um logotipo bem feito, já mostra um grau de profissionalismo e sofisticação que empresas menos preparadas não têm.

A seguir, veja algumas dicas de como fazer um logotipo para contador.

Dicas de como fazer um logotipo de sucesso

1- Defina seu público alvo

Sem isso, será impossível decidir que elementos usar, que ícones escolher, tipo de linguagem, cores e estilo. Lembre-se: seus clientes têm que se identificar com seu logotipo e este deve “falar a mesma língua” que eles. Portanto, faça a lição de casa e defina claramente seu público: tamanho das empresas, região, ramos de atuação, etc.

2- Determine seu posicionamento

Normalmente, seu posicionamento deriva de um enfoque estratégico com três alternativas:

• Você tem custos baixos e, por isso, pode cobrar mais barato.

• Você é o melhor em algum benefício de seu serviço.

• Você atende um nicho específico.

A partir disso, seu logo vai ajudar a ocupar um espaço na mente do público. Um logo refinado pode mostrar sua excelência nos serviços. Já uma logomarca chamativa e de cores contrastantes pode dar a entender que seu negócio é cobrar barato. Por outro lado, um logotipo com ícones específicos de uma certa área de negócios, engenharia, por exemplo, pode mostrar ao público que você é especializado neste tipo de empresa. Defina isso antes de continuar.

3- Como usar as cores no logotipo

Exemplo de LogotipoExistem diversas teorias sobre como as cores podem passar mensagens ao seu público. Na verdade, é preciso fazer um estudo elaborado, mas podemos passar algumas pistas:

• Azul: Confiança, lealdade, tranquilidade, equilíbrio.

• Vermelho: Paixão, velocidade, urgência.

• Preto: Luxo, classe, exclusividade, refinamento.

• Verde: Frescor, natureza, crescimento, vida.

• Roxo: Criatividade, alto luxo, originalidade.

• Prata e dourado: Exclusividade, alto valor, refinamento, excelência.

4- Tipografia nos logos

Para escolher os tipos de letras usadas, você pode se guiar por algumas regras gerais:

• Letras finas (light): leveza, refinamento, precisão, sutileza.

• Letras grossas (bold): consistência, poder, durabilidade, solidez.

• Letras inclinadas (itálicas): velocidade, movimento, direção, agilidade.

• Letras com serifas: Elegância, tradição, estilo clássico, sabedoria.

• Letras manuscritas: Detalhismo, personalização, proximidade, cuidado artesanal.

5- Símbolos e ícones

Existem diversos símbolos a serem usados. No ramo da contabilidade, por exemplo, podemos destacar pena, caneta tinteiro, livros, gráficos, elmo com asas de Mercúrio, bastão com as cobras entrelaçadas, balança, entre outros. Obviamente, cada área terá seus símbolos e ícones principais, aqueles que mais identificam sua marca com aquele mercado e com o seu público-alvo.

Mas neste tópico há um “porém”. Por outro lado, é preciso tomar cuidado com símbolos e ícones muito tradicionais e usados por muitas empresas do seu ramo. Como fazer um logo tem exatamente o objetivo de diferenciar sua empresa, às vezes, o melhor também é ser criativo e inovador na hora de definir a logomarca da sua empresa de contabilidade.

• Para saber mais, acesse o Blog da We Do Logos

* Este post foi escrito pelos nossos parceiros da We do Logos, o maior site de concorrência criativa da América Latina. Através do site você pode solucionar qualquer demanda de design ou até mesmo criação do nome da sua empresa. Você escolhe um produto, explica a sua necessidade e define o quanto pagar a partir de um preço mínimo. Em seguida você receberá dezenas de opções, poderá pedir alterações ilimitadas e ao final escolhe o que mais gostou. E o melhor! Caso não fique satisfeito devolvemos o valor investido! É tudo online, sem risco e gerenciamos todo o processo para você!

Comments 0
There are currently no comments.