Conube

Conube


dezembro 2016
D S T Q Q S S
« nov.    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Categorias


Saiba como solicitar a adesão ao Simples Nacional. Confira o passo a passo!

Ana Paula de NardiAna Paula de Nardi

O Simples Nacional é um regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicável às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. Na maioria dos casos, é preferido por unificar o pagamento de vários impostos. No momento da constituição da empresa, seu escritório de contabilidade deverá orientar se sua atividade poderá ou não ser enquadrada neste modelo. Caso seja, sua contabilidade já deverá fazer o procedimento. Mas caso precise fazer você mesmo, veja aqui um passo a passo para fazer a adesão ao Simples Nacional, sem complicação.

Vamos mostrar como fazer essa adesão ao Simples Nacional. O procedimento será feito por meio da internet, sendo irretratável para todo o ano-calendário. A opção deverá ser realizada no mês de janeiro, até o seu último dia útil, produzindo efeitos a partir do primeiro dia do ano-calendário da opção. As pessoas jurídicas já regularmente optantes pelo Simples Nacional não precisam fazer nova opção, mantendo-se no sistema enquanto não excluídas.

O processo é rápido e simples. Basta seguir o passo a passo abaixo:

1) No site do Simples, em “Simples Serviços”, clique em “Opção”: Solicitação de Opção pelo Simples Nacional, depois clique no ícone de código de acesso, como mostra a imagem abaixo:

Como tirar o Simples Nacional (Passo 1)

2.1) Caso seja o seu primeiro acesso e a sua empresa ainda não possua código de acesso, clique no link para gerar seu código e dar sequência ao processo.

Como tirar o Simples Nacional (Passo 2)

2.2) Para gerar o código, são necessárias as seguintes informações:

– CNPJ da empresa;

– CPF do responsável pela empresa perante a Receita Federal;

– Número do recibo do IRPF do titular responsável. Caso o titular não declare Imposto de Renda, será necessário o número do Título de Eleitor.

Como tirar o Simples Nacional (Passo 3)

Após gerar o código, volte para a página 2.1 e faça o login no sistema;

3) Nesta tela, clique em “Sim”. Este termo declara que seus documentos estão devidamente regularizados e que sua empresa possui Inscrição Municipal e, se necessário, Inscrição Estadual;

Como tirar o Simples Nacional (Passo 4)

4) Após a leitura dos termos de adesão, e estando de acordo, clique em “Aceito”;

Como tirar o Simples Nacional (Passo 5)

5)  Nesta etapa, o sistema da receita federal exige que seja verificado se há alguma pendência fiscal ou cadastral de sua empresa. Clique em “Iniciar verificação”;

Como tirar o Simples Nacional (Passo 6)

6) Para a conclusão do processo, é necessário salvar as informações declaradas até aqui. Clique em “Salvar”;

Como tirar o Simples Nacional (Passo 7)

7) Sua solicitação foi concluída com sucesso!

O sistema fornece a data em que você deve verificar se sua empresa se enquadrou no Simples. Caso seja aprovado, sua empresa estará enquadrada a partir de 01/01 do ano vigente.

Como tirar o Simples Nacional (Passo 8)

Caso não seja aprovado, nesta mesma tela será apresentada a exigência que deve ser regularizada para que seja realizado o enquadramento. Verifique esta pendência junto ao seu contador.

Planilha Simples Nacional

* Artigo escrito por Ana Paula de Nardi, técnica em contabilidade pela ETEC e estudante de administração no Mackenzie.

Técnica em contabilidade pela ETEC e estudante de administração no Mackenzie

Comments 0
There are currently no comments.