Conube

Conube


dezembro 2016
D S T Q Q S S
« nov.    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Categorias


Confira 4 dicas de livros para desenvolvedores web

José Carlos R. JúniorJosé Carlos R. Júnior

Mesmo para quem trabalha 100% do tempo na web, ter uma fonte de consulta física pode ser uma alternativa prática, principalmente quando deixamos de esclarecer uma dúvida rápida que surgiu no meio do caminho, por receio de sobrecarregar o computador, por exemplo, e depois percebemos o quanto ela era importante para o resultado do produto final. Quer evitar esse tipo de dor de cabeça e ao mesmo tempo buscar mais conhecimento? Confira abaixo 4 dicas de livros para desenvolvedores web que você precisa ter na sua estante!

4 Dicas de Livros para Desenvolvedores

1. Código Limpo: Habilidades Práticas do Agile Software – Robert C. Martin

Conhecido como “Tio Bob”, o especialista em software Robert C. Martin aborda no livro “Código Limpo: Habilidades Práticas do Agile Software Craftsmanship” a importância de se criar um código que realmente funcione, apresentando os conceitos para fazê-lo e mostrando como eles são aplicáveis na prática. A mistura de narrativa leve com explicações precisas faz dessa uma obra fundamental para os programadores.

2. Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software — Erich Gamma

Uma pitada de conhecimento em estética nunca é demais, não é mesmo? Ainda mais no universo da internet, no qual o usuário é exposto a inúmeras distrações. É por isso que o livro “Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software” do suíço Erich Gamma — produzido em parceria com outros três autores — faz parte dessa lista. Apesar de já ter passado duas décadas desde o seu lançamento, o livro é considerado um clássico na área de design para a web. O que faz dele um item indispensável para os desenvolvedores é a definição detalhada e objetiva do que é importante na programação de objetos.

3. O Programador Pragmático: De Aprendiz a Mestre — Andrew Hunt e David Thomas

Sabe quando a gente quer indicar um livro para quem está começando na carreira mas não tem certeza se a linguagem do texto é apropriada? Com esse livro você não terá esse problema! O conteúdo abrangente e estilo universal na abordagem utilizada por Andrew Hunt e David Thomas fazem do livro “O Programador Pragmático: De aprendiz a mestre” uma obra fundamental para quem deseja melhorar tanto a sua satisfação profissional, quanto à sua produtividade (Descubra aqui 11 ferramentas que também podem lhe ajudar nessa empreitada).

4. JavaScript: The Good Parts — Douglas Crockford

Como falar de programação de objetos sem abordar a linguagem mais conhecida? Nessa obra, o programador e empresário norte-americano Douglas Crockford, mundialmente famoso por seu conhecimento em JavaScript, auxilia o leitor a separar o joio do trigo e obter o melhor desempenho dessa linguagem. Além de poupar o tempo que você gastaria com métodos improdutivos, esse livro ampliará a sua visão sobre a usabilidade do JavaScript.

Com essas 4 dicas de livros para desenvolvedores você terá uma base sólida de conhecimento sempre ao seu alcance! Leu um livro que também caiu como uma luva? Compartilhe conosco nos comentários!

E que tal fazer da sua experiência uma fonte de renda? Confira aqui 10 coisas que você precisa saber antes de abrir seu negócio! E precisando de uma ajuda na parte contábil, já sabe com quem contar, né?

José Carlos R. Júnior é jornalista, redator e revisor de textos. Trazendo uma experiência de mais de 10 anos gerenciando editorias em diversas mídias online e impressas, é hoje o responsável pela gestão de conteúdos e de comunicação da Conube.

Comments 0
There are currently no comments.