Conube

Conube


dezembro 2016
D S T Q Q S S
« nov.    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Categorias


Como investir meu capital no início da empresa de tecnologia?

José Carlos R. JúniorJosé Carlos R. Júnior

O sonho do negócio próprio vem se tornando cada vez comum entre os brasileiros nos últimos anos. Característica facilmente encontrada e incentivada nos Estados Unidos, hoje a busca por um empreendimento para chamar de seu em detrimento do trabalho com carteira assinada tem ganhado muita força, principalmente no setor de empresas de tecnologia. Mas a pergunta é: Como investir meu capital no início da empresa?

No entanto, é necessário estar atento a muitos detalhes antes de abrir uma empresa, já que o esforço e a dedicação devem ser constantes em um mercado de contínua oscilação econômica e política. Neste artigo vamos tratar de opções e dicas para investimento dos recursos iniciais de uma empresa de tecnologia, visando a maior economia possível e alocando corretamente os recursos para trazer o máximo de retorno. Vamos a elas!

Webinar - Abrir uma empresa de tecnologia

Estrutura física

A estrutura física de uma empresa geralmente envolve um imóvel, além de móveis e equipamentos para permitir a acomodação das pessoas e a produção dos bens e serviços da companhia. Uma boa opção hoje são os escritórios compartilhados, nos quais várias pequenas empresas utilizam o mesmo espaço físico, dividindo despesas e recursos como secretárias, atendentes, serviços de limpeza, salas de reuniões, entre outros.

Nesse esquema o custo de manter um espaço físico fica drasticamente reduzido, o que permite que a empresa esteja localizada no melhor ponto possível, tornando-a mais atrativa para os clientes e para os colaboradores.

Mão de obra capacitada

A mão de obra capacitada é fundamental para o sucesso do negócio. Após um correto dimensionamento do mercado a ser atendido, é preciso verificar quantas pessoas serão necessárias para a produção. Buscar essas pessoas através de consultorias de recursos humanos é uma boa opção, já que ter uma estrutura de contratação própria é muito cara.

Uma ótima fonte de mão de obra de baixo custo são as faculdades e universidades. Nesse caso entra uma variável a ser considerada, que é a fixação da sede da empresa em um polo de ensino que seja condizente com o negócio da sua empresa.

A escolha de sócios e parceiros de negócios também é muito importante. Ter um sócio que consiga atender a demanda da parte administrativa e financeira, outro para a parte técnica e mais um para marketing e vendas é uma composição inicial interessante.

Onde investir meu capital no início da empresa de tecnologia

Utilizar ferramentas de gestão de baixo custo

No início da vida da empresa é essencial não desperdiçar dinheiro. Ferramentas de gestão que tenham planos de pagamento progressivos, em funcionalidades e custo, conforme o crescimento da empresa, são fundamentais. Dentre as diversas opções encontradas no mercado, podemos citar o Conta Azul, por exemplo.

Para a parte de desenvolvimento de sistemas e atendimento e suporte a usuários também existem muitas ferramentas do tipo SaaS (Software as a Service), que poderão ser amplamente utilizadas a um custo mensal muito baixos.

Legalização

Investir na correta abertura da empresa traz diversos benefícios, tais como o acesso a linhas de crédito, permissão para participação em concorrências públicas, acessos a programas de aceleração (no caso de startups), além de possibilitar que a empresa se instale em polos de tecnologia — locais definidos pelo poder público nos quais há acesso a incentivos fiscais e  linhas de crédito específicas e de liberação rápida.

Às vezes o capital inicial não permite que todos os passos sejam realizados, mas hoje existem as “Fintechs”, empresas digitais da área financeira que oferecem linhas de crédito a taxas bem mais atraentes que os bancos tradicionais. Algumas delas são específicas para empresas de tecnologia em início de atividades.

Marketing e vendas

Investimentos em marketing tradicional geralmente demandam um capital muito alto. Para empresas iniciantes o melhor é investir em marketing online, através de redes sociais, sites e blogs. Caso tenha uma reserva mensal, investir em anúncios pagos e em e-mail marketing também pode trazer bons resultados e gerar leads qualificados.

Como pudemos ver nesse artigo, o essencial para uma empresa de tecnologia que está iniciando é não desperdiçar recursos. Alocar corretamente o dinheiro conforme o tamanho e o crescimento da empresa é fundamental, já que esse crescimento sustentável é o que dará estabilidade e credibilidade ao empreendimento, inclusive aos possíveis investidores.

E então? Quer saber como calcular os custos iniciais da sua empresa de tecnologia? Confira o artigo que publicamos a respeito do assunto!

o-passo-a-passo-para-abrir-uma-empresa

José Carlos R. Júnior é jornalista, redator e revisor de textos. Trazendo uma experiência de mais de 10 anos gerenciando editorias em diversas mídias online e impressas, é hoje o responsável pela gestão de conteúdos e de comunicação da Conube.

Comments 0
There are currently no comments.