Como reduzir custos de uma empresa sem prejudicar seu crescimento?

Como reduzir custos de uma empresa

A ideia de reduzir custos de uma empresa não deve ser uma medida apenas em momentos emergenciais do negócio.

Além da redução de despesas, se realizado com planejamento, esse corte de gastos pode garantir à empresa mais recursos para a inovação dos produtos e serviços, além de maior competitividade. São medidas simples de gestão que você pode aplicar agora mesmo e que vão garantir maior margem de lucro.

Conheça a seguir 5 dicas para você reduzir os custos de sua empresa sem prejudicar seu crescimento.

1. Reavalie seu regime tributário

Especialmente nos primeiros anos do negócio, as pequenas e médias empresas acreditam que alocar suas despesas no Simples representa uma economia ao final do mês. O problema é que, muitas vezes, esse regime não é o mais adequado para a empresa. E essa aparente redução de custos pode significar prejuízos mais à frente e complicações com o fisco.

Verifique se o regime fiscal de sua empresa é o mais adequado para o volume do seu negócio. A economia gasta no pagamento de impostos é um recurso que você pode reinvestir em melhorias.

Procure a ajuda de uma consultoria contábil e veja qual é o melhor regime tributário para sua empresa.

2. Saiba negociar com seus fornecedores

Outro exemplo de barato que pode sair caro é substituir um fornecedor considerando apenas o preço e não a qualidade do serviço ou produto.

A primeira dica para reduzir custos de uma empresa em relação aos fornecedores é renegociar os preços. Você garante a qualidade do produto ou serviço. Além disso, melhora sua margem de lucro e pode ter uma economia de até 30%.

Outra solução para reduzir custos é não ter apenas um fornecedor. Diversifique o número de fornecedores e evite o risco de ficar sem os produtos no seu estoque ou sofrer com os preços altos.

3. Invista em ações de marketing nas redes sociais

Reduzir custos de uma empresa sem prejudicar seu crescimento

A tecnologia é uma grande aliada no momento de investir na divulgação de produtos e promoções do seu negócio. Divulgue sua marca nas redes sociais e reduza os investimentos em campanhas de marketing. Essas ações também contribuem positivamente para o relacionamento com o cliente, o que pode representar maior volume de negócios a longo prazo.

Lembre-se de que, mesmo que não haja custos envolvidos, é importante estabelecer uma meta e monitorar essas ações de marketing para acompanhar os resultados e sua real eficácia na redução dos custos.

4. Ter um bom controle de ponto

Hoje, é extremamente importante que todo RH tenha um bom controle de ponto de seus funcionários. Além de assegurar que todos os direitos dos colaboradores estejam sendo cumpridos, ele permite que a contratante consiga ter um maior controle sobre a jornada de trabalho dos trabalhadores, além de também reduzir seus custos.

Só até abril deste ano, mais de 2.300 processos foram registrados referente ao banco de horas e a compensação de horas de trabalho. Muitas empresas quando não possuem um sistema de ponto, acabam por não saber se os colaboradores fizeram ou não horas extras.

Dessa forma, implantar um bom sistema de controle de ponto permite que a empresa consiga ter uma melhor gestão de seus funcionários, e evitar que surjam problemas e processos envolvendo principalmente horas extras não registradas devidamente.

5. Mobilize a equipe pra reduzir custos de uma empresa

Seus funcionários são um recurso valioso da empresa. Profissionais motivados têm um menor custo trabalhista. E, às vezes, é necessário apenas uma reavaliação na gestão da equipe para melhorar o ambiente de trabalho.

Infelizmente, muitos empreendedores não percebem que um bom ambiente de trabalho é uma ótima estratégia para reduzir custos da empresa.

Do ponto de vista prático, esses funcionários podem ajudar a identificar desperdícios que eles encontram nas atividades desempenhadas e que muitas vezes você pode desconhecer.

Conte com a participação de sua equipe para elaborar as metas para reduzir custos da sua empresa. Você pode ainda usar parte do valor economizado na otimização de processos. Isso poderia servir para premiar esses profissionais quando as metas de economia forem conquistadas.

Gostou das nossas dicas para reduzir os custos de uma empresa sem prejudicar seu crescimento? Veja também quais são os 10 erros mais comuns na gestão financeira e saiba como evitá-los!

[Site] Conheça Conube_v1

Este artigo foi útil?

Sinta-se à vontade para comentar e compartilhar 😉

Quero abrir minha empresa sem sair de casa

Quero uma contabilidade prática e digital

Trazer sua contabilidade para a Conube é simples e seguro.

Este site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Politica de privacidade.