A simulação de cenários econômico-financeiros é uma ferramenta de planejamento estratégico adaptada dos métodos clássicos utilizados pela inteligência militar e utilizada por várias organizações para criar planos flexíveis de médio ou longo prazo, que, como o próprio nome diz, visam simular diversos cenários e criar planos de ação, deixando a empresa preparada pra cada um deles.

Foto 1Para previsão e simulação de cenários, mais importante do que obter as respostas, a chave para realização de um planejamento e orçamento eficaz, é realizar as perguntas corretas. Até por isto, mesmo estando no Brasil, é comum encontrar algumas empresas e profissionais da área que utilizarem o termo em inglês what if scenarios, que em tradução literal ficaria “cenário o que se…” Ou seja, o que aconteceria com o resultado se uma suposição se comprovar verdadeira.

Exemplo: Ampliação da produção com a compra de uma nova máquina

Imagine que sua empresa pretenda aumentar a produção e para isto planeja a compra de uma nova máquina. Você precisa então entender quais os impactos que a compra da nova máquina causaria na empresa (tanto bons, quanto ruins). Neste caso, algumas perguntas que poderiam ser feitas:

  • Temos mão de obra para atender a nova demanda ou precisaremos contratar mais pessoas para operar a nova máquina?
  • Temos espaço ou precisaremos investir em expansão da área produtiva para acomodar a nova máquina?
  • E quanto à logística? Temos onde estocar? Conseguiremos escoar essa produção?
  • Precisaremos aumentar nossa equipe de vendas e marketing e vendas para dar vazão ao novo volume produzido?
  • Precisaremos investir em equipamentos (computadores, tablets, celulares, automóveis etc.) para a equipe de vendas?
  • Essas novas pessoas precisarão ser treinadas? Quanto isto custará?
  • E a área administrativa, está preparada para dar suporte às áreas comercial e produtiva com o aumento de demanda, ou precisaremos contratar mais pessoas para dar suporte administrativo?
  • Temos espaço e infraestrutura para contratar mais pessoas ou precisaremos investir?
  • Nosso financeiro está preparado com pessoas e sistemas para faturar e controlar a nova demanda?
  • Precisaremos de mais capital de giro para dar suporte ao aumento na operação?
  • Nossos softwares e sistemas internos estão preparados para um crescimento de demanda ou precisaremos investir em atualização, implantação e treinamento?

Todas estas perguntas, depois de respondidas se traduzirão em números (novas receitas, custos e despesas). Por isto dizemos que os cenários são econômico-financeiros, pois afetam diretamente o resultado e o fluxo de caixa da empresa.

Outros tipos de previsões de cenários econômico-financeiros

Foto 2Este foi apenas um exemplo simples, mas o que queremos demonstrar aqui é que em uma empresa, cada ação está interligada e impacta diretamente diversas áreas e setores, que precisam ser devidamente analisados antes de tomar uma decisão.

A simulação de cenários também pode ser utilizada para responder diversas outras questões, como uma possível redução de custos, cortes de pessoal, aumentos de pessoal, investimentos em máquinas e equipamentos, ampliação da força de vendas, compras ou fusões de empresas, mercados de capitais, investimentos financeiros, variação cambial, flutuação da taxa de juros ou qualquer outro fator variável que impacte diretamente o resultado de sua empresa.

O importante é que sua empresa conheça bem o seu mercado para saber o que acompanhar e crie “gatilhos” para disparar automaticamente os planos de ação definidos durante o planejamento estratégico e criados através das simulações de cenários.

Planilha gratuita para análise e simulação de cenários econômico-financeiros

E para auxiliar sua empresa na geração e análise de cenários, nossos parceiros do Treasy, que são especialistas em simulações de cenários econômico-financeiros prepararam uma planilha que você pode baixar gratuitamente neste link e começar agora mesmo a criar cenários orçamentários para sua empresa.

Sobre o autor

Este artigo foi escrito pelo pessoal do Treasy.

O Treasy é o melhor sistema de planejamento, orçamento e acompanhamento econômico-financeiro online para pequenas e médias empresas.

Com ele você pode realizar seu orçamento de forma colaborativa e confrontar os resultados mensalmente com o que foi planejado, identificando facilmente onde estão os desvios e podendo realizar ajustes a tempo de aproveitar oportunidades ou impedir problemas que possam tirar sua empresa do curso planejado.

Tudo isto sem complicação e a um preço justo. Além disso, nossa equipe está disponível para te ajudar gratuitamente por telefone, e-mail e chat, como você preferir.