O que é registro de marca de uma empresa? Tudo que você precisa saber

Não importa o tamanho da sua empresa: seja ela grande ou pequena, o registro de sua marca é fundamental. Fazer isso não só dará identidade para o seu negócio, como garantirá vantagens essenciais para encurtar o seu caminho para o sucesso. A função primordial de uma marca é individualizar um serviço ou produto no mercado e, com isso, fazer com que possam ser identificados pelo público e por ele, associado a uma determinada companhia.

Criar esse diferencial pode ser determinante para quem quer abrir empresa e se destacar no seu ramo ou área de atuação, tornando-se único. Se você ainda não está convencido, leia o post a seguir, onde mostraremos as melhores razões para que você registre sua marca e explicaremos os passos que você, empreendedor, deve seguir para fazer isso. Confira:

Por que registrar sua marca?

O primeiro motivo é bem evidente: imagine que você está fazendo um trabalho excelente, comece a ter destaque no mercado, mas ainda não fez o registro. O que impedirá que seus concorrentes comecem a imitar e reproduzir a sua marca? Nada! Ou seja, para começar, fazer esse registro é uma proteção, que vai impedir que algum adversário desvie sua clientela e mine os seus lucros.

Ao fazer isso, você tem garantias contra o uso indevido, resguardando seu empreendimento da concorrência desleal e de atos de má fé realizados por terceiros. É um respaldo legal que agrega valor para sua empresa e dá mais segurança para atuar no mercado, além de viabilizar transações comerciais onde sua marca é objeto de negociação.

Como se não bastasse, a marca é um elemento publicitário de alto poder de captação de consumidores e de identificação com seu público-alvo. Ela é a vitrine do seu negócio e ajuda na construção e manutenção da sua imagem, consolidando sua fatia na sua área de atuação. Hoje, ter uma marca registrada é um dos maiores patrimônios de qualquer corporação e, certamente, pode ser muito mais valioso do que você pensava.

Passo a passo do registro de marca

Quem faz o registro de marcas no Brasil é o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Esse instituto regulamenta e torna legal sua marca, mas para isso é preciso seguir alguns passos:

1. O primeiro deles é verificar se já há algum registro da marca: é um procedimento bem simples e pode ser feito no próprio site do INPI. Isso vai dizer se você poderá já entrar com um processo de registro ou precisará enfrentar alguns entraves.

2. Agora você vai precisar determinar sua classe de atividade econômica e definir em qual o registro será feito. Isso vai depender da área de atuação da sua empresa segundo seu contrato social e vai definir alguns custos a serem pagos. O INPI adota a Classificação Internacional de Produtos e Serviços, denominada Nice. Ela tem uma lista de 45 classes e o segredo aqui é fazer uma análise muito bem feita para evitar dores de cabeça no futuro.

3. Agora é hora de decidir se você vai registrar como marca mista (que protege nome, tipo de letra, cores e símbolo) ou como marca nominativa (que protege apenas o nome).

4. Por fim, para entrar com o pedido, é só separar a documentação e escolher o escritório. Em caso de Pessoa Física, é necessário CPF, RG e comprovante de exercício da profissão. Em caso de Pessoa Jurídica, CNPJ, nome dos sócios, CPF e RG.

• Clique aqui e faça uma pesquisa gratuita sobre disponibilidade para registro de sua marca.

Pronto! Seguindo essas orientações a sua empresa terá sua marca registrada, você terá proteção contra o uso indevido e dará um grande passo na criação de uma identidade forte para seu empreendimento. O processo é bem simples e os benefícios são grandes! Não perca mais tempo: dê logo entrada no processo e proteja o seu patrimônio! Essa é uma das etapas importantes do passo a passo para abrir uma empresa.

Você sabia da importância do registro de marca? Deixe seu comentário e aproveite para ler o nosso post sobre como a identidade visual de sua marca pode te ajudar a ganhar o mercado!

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