Basta uma pequena pesquisa pela internet para descobrir que a maioria das empresas fecha com menos de cinco anos de vida. Muitas, inclusive, sequer completam um ano e já não são mais autossustentáveis, se é que foram algum dia. Empresas especializadas em abertura de pequenas e médias empresas são categóricas ao afirmar que a má gestão e uma contabilidade falha são os principais motivos que levam uma empresa à falência. Mas, dentro da gestão administrativa e da contabilidade, existem outros pormenores que precisam ser considerados.
Por isso, se você está abrindo uma empresa, passando por uma reformulação ou migrando para o ambiente online, fique atento a esses motivos que levam ao fechamento prematuro de empresas:
1. Falta de critério na abertura da empresa
Parece clichê afirmar que é necessário conhecer o mercado em que vai atuar. Mas, por incrível que pareça, muitas pessoas começam um negócio sem sequer elaborar uma pesquisa, estar por dentro da concorrência, ou ao menos saber o básico sobre gestão de empresas. Começar assim, pode ser um dos motivos que levam uma empresa a falência. Visto isto, entende-se que a primeira base para uma empresa dar certo é o conhecimento.
2. Esperar retorno antes dos seis meses de vida
O certo é que o prazo garantido para uma empresa bem estruturada começar a retornar o investimento é de três anos. Porém, supondo que o dinheiro investido seja para gerar sustento pessoal e familiar, o qual a sua utilização poderia estar vinculada a um ganho mensal, seis meses são suficientes. No entanto, na maioria dos casos, o futuro empresário não reserva um montante até cumprir esse prazo. Ou seja, espera que a empresa tenha lucro suficiente já no primeiro mês. Assim, além de não conseguir se sustentar com a empresa, não consegue reinvestir para alavancar o crescimento, o que acaba por se tornar mais um dos motivos que levam uma empresa à falência. Sendo assim, a segunda base é a paciência.
3. Não separar a economia pessoal da empresarial
Esse é um dos principais motivos que levam uma empresa a falência. Inclusive é um erro comum e faz o empresário se perder facilmente. Para evitar esse erro, o caixa da empresa deve ter abertura e fechamento, e o dono ou os sócios devem receber através do pró-labore. Uma empresa de contabilidade competente saberá informar qual o valor do pró-labore que permitirá um salário interessante e, em simultâneo, não prejudicará o crescimento da empresa. A terceira base é uma boa gestão de gastos, faturamento e reinvestimentos.
4. Falta de comunicação dentro da empresa
Antes mesmo de abrir as portas, é necessário realizar um treinamento para que todos caminhem na mesma direção. É comum a falta de engajamento dos colaboradores se tornar um dos motivos que levam uma empresa a falência. Afinal, são eles que fazem tudo acontecer e mantêm contato direto com os seus clientes. Por isso, é importante que eles se sintam parte da empresa, e entendam que são fundamentais para o crescimento. Sendo assim, é preciso entender de todos os elementos que compõem o mercado para melhorar a comunicação. Sempre que for preciso, ouça os funcionários, afinal de contas são eles que estão em contato com clientes e fornecedores no dia a dia. A quarta base é o bom relacionamento.
5. Falta de publicidade
Se a empresa não ficar conhecida, dificilmente venderá. Procure os melhores meios, que trazem melhores retornos, e invista. A quinta base é a divulgação.
6. Falta de cuidado com a parte burocrática, especialmente com o fisco
Seguindo a sequência de motivos que levam uma empresa a falência, chegamos a falta de atenção com a fiscalização. Muitas vezes isso acontece por falta de conhecimento, tanto na abertura como no dia a dia da empresa. A dica é não tentar fazer isso por conta ou contratar escritórios de contabilidade que façam trabalhos fracionados. Entregue toda a parte contábil para um escritório de contabilidade. De preferência, procure uma empresa contábil que possui sistema automatizado, pois o controle é muito maior. Esta é a sexta base.
7. Encarar o trabalho da contabilidade como gasto e não como investimento
Apesar de ser muito parecido com o tópico acima, esse aparece separado, pois muitos empreendedores não entendem que o contador ou o escritório trabalha em prol do crescimento da empresa e o considera apenas um gasto com burocracia. Porém, fugir da burocracia é impossível e uma contabilidade mal feita pode se tornar a derrocada da empresa. Automatize o processo contábil da empresa e aguarde para colher os frutos. A sétima base é possuir uma ótima gestão contábil.
Sabendo dos motivos que levam uma empresa a fechar as portas prematuramente é mais fácil entender como evitá-los. E como você pode ver, a contratação de um escritório de contabilidade é imprescindível nesses casos. Acesse o site da Conube e saiba como podemos ajudá-lo a evitar esse problema. Até mais!