A definição do que é dropshipping se resume a um tipo de negócio onde se vende produtos em loja virtual, sem precisar ter um estoque físico. Funciona como se fosse uma parceria entre o fornecedor e o empreendedor. Ou seja, um armazena os produtos e envia para os clientes e o outro faz a divulgação e conquista clientes para comprar.
O que é dropshipping?
Antes de tudo, precisamos entender que dropshipping é um modelo de negócio logístico utilizado no ecommerce. Nessa modalidade, você não possui estoque dos produtos que vende em sua loja, pois trabalha em parceria com os fornecedores que dispõem do produto. Na prática, você vende os produtos destes fornecedores em sua loja virtual e quando ocorre uma venda, repassa para o fornecedor, que, inclusive, se encarrega de fazer a entrega para o cliente final. Ou seja, você nunca terá contato com o produto!
Portanto, o cliente paga o valor cheio da divulgação, você paga para o fornecedor o preço de custo e a diferença é o seu lucro!
É claro que, falando em larga escala, se torna inviável fazer essa intermediação manualmente a cada venda. Por isso, existem sistemas específicos que gerenciam esse tipo de negócio. Esses sistemas administram os pedidos que devem ser feitos para o fornecedor e te ajudam a acompanhar a entrega até os clientes, se certificando que o processo está dando certo.
Como funciona o dropshipping?
Para iniciar na modalidade dropshipping, a primeira coisa que você precisa é criar uma loja virtual, o seu ecommerce.
Além disso, você precisa ter uma plataforma dropshipping, que vai fazer a conexão, atrelando o estoque do seu fornecedor ao seu site de vendas, executando o controle de pedidos.
Após ter estruturado a sua loja virtual e dispor de uma plataforma dropshipping, você precisa achar o fornecedor que vai te oferecer os produtos que deseja vender. Esses fornecedores são encontrados em plataformas de marketplace. Mas, lembrando que esse marketplace é específico de fornecedores na modalidade dropshipping.
Passo a passo para começar loja dropshipping do zero!
1° – Criar Ecommerce
Como foi dito anteriormente, a primeira ação que você precisa fazer é criar a sua loja virtual onde serão divulgados os produtos. Para isso, você pode contar com o auxílio de algumas plataformas, como: NuvemShop, Shopify, Magento, WBuy, entre muitas outras.
Nesta etapa é muito importante que seja definido o produto que será vendido e qual é o público alvo. Afinal, tudo isso vai impactar na escolha do nome e identidade visual da sua loja.
Esses dois tópicos devem ser levados muito a sério, pois, o seu site deve passar segurança e familiaridade.
Lembre-se de que, é uma venda online e o cliente nunca viu a sua loja antes. Portanto, a compra dele vai depender da confiança e credibilidade que será sentida ao navegar na sua página.
2° – Encontre um bom fornecedor dropshipping
Do mesmo modo, escolher um bom fornecedor é essencial para o sucesso do seu negócio. Essa, sem dúvidas, será a escolha mais importante que você fará. Pense que, se o seu fornecedor não for confiável e não entregar o prometido para o cliente, a responsabilidade é da sua loja que divulgou e vendeu.
Por isso, aqui vão algumas dicas para você saber selecionar o seu fornecedor:
- Todo fornecedor precisa divulgar seu endereço;
- Desconfie daqueles que não aceitam pagamento via crédito e te obrigam a fazer transferência bancária;
- Pesquise há quanto tempo esse fornecedor existe e atua no mercado;
- Teste fazendo um pedido antes e avalie a experiência.
As maiores referências de fornecedores nacionais são: Pedcell, Lux Joias, Loja Rosa Tropical, entre outros.
Enquanto fornecedores internacionais podemos citar, por exemplo: Ali Express e National Dropshippers.
3°- Integre todos os sistemas
Após achar o seu fornecedor ideal, junto de seus respectivos produtos, é necessário vincular a sua loja a esses fornecedores, e fazer a “mágica” acontecer. Para isso, existem outras ferramentas que fazem essa conexão. Como exemplo podemos citar: Dropi, Nimble e Drop Nacional.
Essas ferramentas sincronizam sua loja ao seu fornecedor, cuidam de todo processo de logística, e algumas até importam informações e avaliações do produto, do mesmo jeito que o fornecedor divulgou, diretamente para o seu site. Assim, você não precisa ter o trabalho de reescrever toda a descrição do que se trata.
Depois de constituir a loja, sua estrutura, produtos e ferramentas, vem a fase final: aprender a divulgar estes produtos.
Como divulgar minha loja dropshipping?
As formas de divulgação são diversas. É possível fazer isso de forma orgânica pelas redes sociais, compartilhando conteúdos de interesse do seu público alvo levando-os até o seu produto. Como também, por meio de anúncios pagos no Facebook, Instagram e Google.
Vantagens do dropshipping
Com certeza em primeiro lugar é a liberdade de não trabalhar com estoque, e nem precisar ter espaço físico para este fim. Também, não é necessário se preocupar com envio e embalagem, já que isso é responsabilidade do fornecedor.
Vale pontuar também que caso o nicho de produtos escolhidos não estejam vendendo bem, é possível reestruturar a loja, mudar de fornecedor e o ramo, sem perder o investimento feito. Inclusive, outra vantagem é que o investimento inicial não precisa ser alto.