Os benefícios para funcionários que são oferecidos por empresas, muitas vezes são o ponto decisivo para receber o “sim” em uma proposta de emprego. É fato que o cenário do mercado de trabalho vem sendo transformando ao longo dos anos. E já passou o tempo em que o salário era a única questão em jogo para os candidatos se interessarem e aceitarem um emprego.
Da mesma forma que uma empresa procura por ótimos profissionais para compor suas equipes, de igual modo um profissional procura por uma ótima empresa, com a qual se identifique com a cultura, valores e que possua uma boa política de benefícios para os seus funcionários, para, então, fazer parte.
É por isso que vamos mostrar aqui como funcionam e quais são os melhores benefícios para funcionários que uma empresa pode oferecer atualmente e garantir que isso seja um diferencial no mercado.
Qual a importância dos benefícios para funcionários oferecidos por uma empresa?
É importante que as empresas entendam de uma vez por todas que para reter talentos, elas também precisam ser atrativas e cativantes. Pensando dessa forma, é possível criar meios para que as pessoas desejem trabalhar na sua empresa.
Sob esse mesmo ponto de vista, é interessante pensar que além dos benefícios empresariais serem direitos básicos fornecidos por uma empresa, eles contribuem para o employer branding que garante que a empresa tenha uma percepção positiva como local de trabalho no mercado afora.
Isso também contribui para a manutenção dos colaboradores dentro da organização, proporcionando um ambiente agradável, com pessoas satisfeitas, engajadas e felizes. Logo, o resultado é a diminuição na taxa de rotatividade dentro da empresa. Evitando assim, impactos nos resultados e no ambiente interno.
Quais são os benefícios obrigatórios por Lei?
Lembrando que existem dois tipos de benefícios: aqueles extras, oferecidos por decisão da empresa, e aqueles obrigatórios por lei.
A Consolidação das Lei Trabalhistas (CLT) lista todos os benefícios básicos que uma empresa deve minimamente oferecer. Eles são: Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), 13º salário, férias remuneradas, horas extras, contribuições para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), vale-transporte, adicional noturno, descanso semanal remunerado (DSR), abono salarial e aviso prévio, licenças, horas extras (se houver), entre outros.
Conforme a legislação brasileira prescreve, esses são direitos obrigatórios que todos os trabalhadores CLT devem receber. O não cumprimento disso pode acarretar multas para a empresa e cabe até indenizações por meio de processos judiciais. Portanto, se você precisa contratar um funcionário no regime CLT, prepare o caixa da empresa para arcar com essas obrigações.
Ideias de benefícios não obrigatórios para funcionários
Como falamos, hoje em dia oferecer benefícios competitivos com o mercado já se tornou quase um requisito e, no mínimo, um fator competitivo para as empresas conquistarem os melhores colaboradores.
Por isso, separamos uma lista de ideias contendo benefícios atrativos que vem ganhando espaço no mercado de trabalho e sendo muito procurados pelos profissionais.
Home Office
Esse, com certeza, vem em primeiro lugar. Afinal, há alguns anos isso já foi muito mal visto pelos empresários brasileiros e existiam pouquíssimas empresas que ofereciam a oportunidade de poder trabalhar da sua própria casa.
Todavia, a pandemia da Covid 19 que acometeu o mundo todo em 2020 trouxe uma revolução para este cenário. Já que, para não transmitir o vírus, as pessoas tiveram que inibir o contato físico e adotar a quarentena, ficando sem poder sair de casa nem mesmo para trabalhar. Por este motivo, as empresas foram obrigadas a mudar o modelo de trabalho e tiveram que adaptar a forma que prestariam os seus serviços, permitindo assim, que os funcionários trabalhassem de suas próprias casas.
Com o tempo, as pessoas e as empresas se adequaram a este modelo e tiveram a prova de que poderia funcionar muito bem. É por isso que atualmente muitos profissionais não abrem mão desta regalia e muitas empresas passaram a adotar este modelo como um benefício que se tornou um dos mais procurados nas propostas de emprego do mercado.
Portanto, pense se isso não seria uma realidade possível também no seu modelo de negócio. Estruture essa ideia, estabeleça políticas de funcionamento e ofereça. Isso certamente colocará sua empresa em grau muito competitivo com as outras.
Assistência médica
A empresa pode fornecer ajuda de custeio para planos de saúde e odontológicos. É possível que o empregador pague o plano de saúde completamente e desconte uma parte do salário do colaborador para bancar a assistência médica. Se for mais vantajoso para a empresa, ela pode disponibilizar profissionais da saúde (como massagistas e fisioterapeutas) dentro da empresa para auxiliar na saúde e no bem estar dos colaboradores.
Neste tópico entra também a saúde emocional que recentemente ganhou muita força no mundo e precisa ser muito reforçada dentro do mundo corporativo. Visto que estamos em tempos em que a saúde mental virou tema de alerta. Ou seja, esse tem sido um dos benefícios corporativos para funcionários que mais revolucionam a gestão de equipes e a atuação do departamento de RH. Por isso, viabilizar o acesso à terapia com parceria em instituições e clínicas são benefícios muito bem vistos e bem aproveitados.
Seguros
Além da assistência médica, os seguros mais comuns que podem ser oferecidos são os de vida e o previdenciário.
O seguro de vida garante ressarcimento aos beneficiários e familiares do assegurado em caso de morte. Enquanto o seguro previdenciário complementa a pensão da Previdência Social oferecida pelo governo para você receber no futuro. Tanto para assistência médica, odontológica e seguros no geral, você pode contar com a JQL Seguros.
VA e VR
Tanto o vale-alimentação quanto o vale-refeição são benefícios bem importantes, relacionados à alimentação dos trabalhadores. Geralmente são oferecidos por cartões tradicionais de benefícios como VR, Sodexo e Alelo. Mas, até mesmo as empresas destes segmentos têm trabalho para tornar esse benefício mais atrativo.
E então surgiram os cartões flexíveis com multibenefícios que podem ser utilizados na função crédito. O que permite que seja aceito por mais estabelecimentos e até mesmo, seja aproveitado não só para fins alimentícios. Nesse nicho, temos empresas em destaque, como: Caju, Swile, Flash, entre outras.
Descontos em estabelecimentos
Esse benefício é uma forma de parceria com comércios para oferecer serviços de interesse dos seus colaboradores. Nesse modelo de parceria os colaboradores ganham desconto no momento da contratação em academias, estética, SPAs, escolas de idiomas, entre tantas outras possibilidades.
O ponto forte deste benefício é que é possível oferecer sem ter nenhum custo para seu negócio. Afinal, será uma troca. As demais empresas verão uma oportunidade de aumentar o seu público.
Day Off
Nada melhor do que oferecer um bom dia de descanso ou um horário flexível depois de uma semana de trabalho intensa. Alguns exemplos são: dias mais curtos na sexta-feira, day off no aniversário, happy hour da equipe ou como bonificação por cumprimento de metas, entre outras situações.
Conclusão sobre benefícios para funcionários
Bom, ficou claro que a área de Recursos Humanos precisa estar sempre atenta às inovações e atualizações dos processos. Dessa forma, não apenas as empresas saem ganhando, mas também os colaboradores têm mais motivação e apoio.
Investir em bem-estar dentro da sua empresa garante retorno em qualidade de vida e financeiro para todos. Você promove performance e impulsiona os resultados!