O sucesso financeiro pode acontecer de várias formas. Você pode se tornar um investidor, construir uma carreira, ter um negócio. Mas para qualquer um desses caminhos, o hábito da leitura é fundamental. Livros de finanças, negócios e investimentos são ótimos para te ajudar a desenvolver novas habilidades ou afiar as que você já tem. Mas se você não sabe por onde começar, listamos as melhores obras do tema.

Com elas, você vai aprender sobre investimentos, como controlar sua vida financeira, a história do capital, como lidar com finanças em empresas, sobre venture capital e muito mais!

Veja os 10 livros de finanças que mais indicamos:

1. O Capital no Século XXI – Thomas Piketty

o-capitalO capitalismo tem sido central para a construção e desenvolvimento de muitos mercados, negócios e investimentos. Ao mesmo tempo, o sistema que é fascinante também passa por uma crise que assinala desigualdades sociais.

Seja qual for o futuro, é essencial entender de onde surgiu e como funciona o capitalismo – e é isso que Thomas Piketty oferece com este livro. A obra é um estudo aprofundado sobre a concentração de riqueza e a evolução da desigualdade e ganhou muitas manchetes quando foi lançado.

Não deixe de ler se quiser saber como o regime econômico atingiu seu estado atual e avalia um prognóstico futuro para a economia.

2. O Investidor Inteligente – Benjamin Graham

o-investidor-inteligenteEntre os livros de finanças da lista, incluímos alguns sobre investimento. Além de ser um bom caminho para quem quer ver o dinheiro “trabalhando sozinho”, é importante para entender cada vez mais as dinâmicas do mercado.

Para começar, não deixe de ler O Investidor Inteligente. É um dos livros mais completos sobre o assunto e introduziu o conceito de “valor de investimento”. Com isso, investidores puderam se proteger de erros substanciais, desenvolvendo estratégias de longo prazo.

A primeira publicação data de 1949, mas inspirou e ainda inspira muitas pessoas a entrarem para o mundo dos investimentos.

3. Venture Deals – Jason Mendelson & Brad Feld

venture-dealsAinda sobre investimentos, este livro foca mais em dois públicos específicos: empreendedores de startup e investidores em startups – ou mercado de risco.

Os dois autores têm vasta experiência com venture deals e abordam aqui vários tópicos dentro do ecossistema dos fundos. Perfeito para quem quer entender do assunto de forma prática e didática.

Uma fonte de informações confiáveis que nem sempre é fácil de encontrar em outros livros de finanças.

4. A Cabeça do Investidor – Vera Rita de Mello Ferreira

a-cabeca-do-investidorEste livro de investimentos tem um ângulo um pouco diferente dos outros, com uma pegada psicológica e comportamental. Nele, Vera Rita de Mello Ferreira explica como funcionam os mecanismos emocionais que regem a forma como lidamos com dinheiro.

Se você acredita que a mente humana revela padrões também no mundo dos investimentos, não pode deixar de ler. A autora traz insights de pesquisas consolidadas, mas com linguagem acessível e ensinamentos que você não esquece facilmente.

5. Pai Rico Pai Pobre – Robert Kiyosaky

pai-rico-pai-pobreEste é um dos livros de finanças mais sugeridos por especialistas. Ele trouxe um panorama inovador sobre crenças e hábitos e como eles interferem na forma como lidamos com nosso dinheiro.

Escrito com base na história própria, o autor decifra os fatores que comandam as nossas decisões financeiras e derruba o mito de que para ser rico é preciso ter alto salário. A obra vai fazer você olhar para suas próprias finanças com um olhar mais crítico.

Se você quer mudar sua mentalidade financeira para um futuro melhor, inclusive com ensinamentos que podem ser passados para seus filhos, não deixe de ler.

6. Dobre Seus Lucros – Bob Fifer

dobre-seus-lucrosPara quem é empreendedor e deseja uma abordagem mais prática sobre finanças, pode escolher esta obra como principal. Bob Fifer lista 78 maneiras de reduzir custos, aumentar vendas e melhorar drasticamente os resultados da empresa. Isso em 6 meses ou menos.

O autor é consultor financeiro e não esconde nenhuma dica essencial no livro. Ele se baseou em uma pesquisa que analisou as principais empresas norte-americanas e resumiu tudo em três pilares: cultura, custos e vendas.

Quer saber como maximizar os lucros usando esses três pontos? Leia Dobre Seus Lucros.

7. A Ascensão do Dinheiro – Niall Ferguson

a-ascensao-do-dinheiroPara quem quer saber mais sobre a história financeira do mundo, este é o livro certo. Niall Ferguson examina de perto o que fez o dinheiro se tornar algo tão importante no mundo, ditando padrões de comportamento.

O autor foi considerado uma das pessoas mais influentes do mundo pela revista Times e oferece aqui insights sobre as crises financeiras que assolam países, explicando o problema das bolhas financeiras.

Além da história da ascensão do dinheiro, você também vai entender como as novas tecnologias afetaram o sistema financeiro mundial. Vale a pena ler.

8. Money Master the Game – Tony Robbins

money-master-the-gamePara ter sucesso financeiro, você precisa tomar as rédeas das suas finanças. Não basta apenas ter um salário maior. E muitas pessoas passam a vida tentando fazer isso, sem sucesso.

Tony Robbins escreveu este livro para ajudar as pessoas a conquistarem a liberdade financeira e 7 passos simples. Você vai aprender sobre investimentos e a proteger o dinheiro em um mercado competitivo. Ele aborda também a aposentadoria, te ajudando a ter uma vantajosa e rápida.

Segundo o New York Times, o livro é para todos os públicos – de estudantes endividados a pessoas com carreira consolidada. Por isso, se quer ter mais liberdade financeira, leia agora mesmo.

9. Os Segredos da Mente Milionária – T. Harv Eker

os-segredos-da-mente-milionariaT. Harv Eker saiu do zero e se tornou um milionário em apenas 2 anos e meio. Depois, ele utilizou os ensinamentos dessa experiência para escrever este, que é um dos livros de finanças mais conhecidos.

Ele acredita que existem preceitos que aprendemos ainda crianças e que podem destruir nossa vida financeira mais tarde. Aqui, ele ensina a quebrá-los utilizando um modelo fácil de seguir. São 17 modos de pensar que você precisa desconstruir.

Leia e aprenda a fazer o dinheiro trabalhar para você, e não o contrário.

10. O Homem Mais Rico da Babilônia – George S. Clason

o-homem-mais-rico-da-babiloniaGeorge S. Clason trata os caminhos para a riqueza de uma forma diferenciada: com parábolas baseadas na cidade mais rica do mundo antigo, a Babilônia.

É um clássico que ensina a multiplicar a riqueza e solucionar problemas financeiros. São soluções sábias e que, por mais que tenham sido tiradas de uma cidade tão antiga, são ainda muito atuais.

Para você ter uma ideia, dois dos ensinamentos são: não desperdiçar recursos durante tempos de opulência e buscar conhecimento e informação em vez de apenas lucro. Ficou curioso sobre o resto? Não deixe de ler.

Gostou das nossas sugestões de leitura? E você, quais livros de finanças sugere?

Migrar empresa para a Conube

* Esse artigo foi escrito pela equipe de conteúdo do 12Minutos, a plataforma que seleciona, lê e resume os mais importantes livros de não ficção, transformando-os em microbooks e audiobooks. Baixe agora o app na Play Store ou na App Store e bons aprendizados!