Quem tem interesse em abrir uma empresa, especialmente quando se trata de um marinheiro de primeira viagem, possui muitas dúvidas relativas aos procedimentos legais e sobre o que é ou não obrigatório. Aqui vamos tratar sobre a necessidade de contratar um escritório de contabilidade para dar sustentação à nova empresa. Por isso, caso você tenha dúvidas sobre esse assunto, poderá saná-las ao ler este artigo.
Microempreendor individual precisa de contabilidade?
Segundo a lei 128/2008 que trata de questões referentes ao microempreendor individual, MEI, não é obrigatória a contratação de um escritório de contabilidade ou a manutenção de um contador por parte de empresas que não ultrapassem R$ 60.000,00 (sessenta mil reais) de faturamento anual. Isso porque os impostos poderão ser recolhidos em valores fixos e mensais a partir de uma declaração de faturamento, através do Simples Nacional. O valor da receita de faturamento mensal não conta, pois é a soma do faturamento anual que não deve ultrapassar os R$ 60.000,00. De qualquer forma, não é necessária a contratação de um escritório de contabilidade por não necessitar de livros razão e diário para balanço. No entanto, essa iniciativa poderá diferenciar uma empresa no que diz respeito a lucratividade.
Em que a contabilidade pode ajudar o microempreendedor individual?
Vários fatores devem serem considerados na hora de contratar ou não um escritório de contabilidade, online ou não, para colaborar com a sua empresa, caso você esteja enquadrado no MEI. Entre esses fatores estão:
- A saúde financeira da empresa passa necessariamente por uma boa organização contábil.
- A contabilidade bem elaborada ajuda a entender os resultados obtidos.
- O escritório de contabilidade orienta o empreendedor sobre diversos procedimentos.
- Poderá considerar o contador como um parceiro de negócios. Sempre que algo esteja fora do padrão poderá pedir orientação.
- Não corre riscos de cometer erros nas declarações por falta de experiência e ser penalizado por isso.
- Colabora com o pontapé inicial da empresa. Momento de maior dificuldade para muitos, pois a abertura de uma empresa exige procedimentos distintos.
- Elabora relatórios simplificados para facilitar o entendimento.
Procure tirar suas dúvidas sobre contabilidade e encontre profissionais capacitados.
Deixe um comentário!
* Para mais informações, acesse o Conube