Conube

Conube


dezembro 2016
D S T Q Q S S
« nov.    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Categorias


O que muda com o novo Simples Nacional?

Anderson FeitosaAnderson Feitosa

As mudanças recentes no sistema de tributação Simples Nacional promovem alterações significativas e algumas boas conquistas para as principais impulsoras do crescimento econômico: as pequenas e microempresas. Saiba mais sobre o novo Simples Nacional – ou Supersimples – e as principais modificações do sistema tributário.

Essas mudanças podem ser consideradas como mais um passo em direção à desburocratização e chegam para facilitar os processos contábeis de várias outras atividades de prestação de serviços, agora inclusas na lista das empresas que podem ser optantes pelo Simples Nacional.

O que é o novo Simples Nacional, ou o Supersimples?

Trata-se de um sistema de tributação simplificado, aplicável a micro e pequenas empresas e que implica na unificação da arrecadação mensal dos seguintes tributos:

* Esses dois são de responsabilidade dos governos estaduais e municipais e estão sujeitos a uma legislação específica para serem incluídos no Supersimples. Alguns estados brasileiros já possuem essa legislação.

Working at homeVeja algumas alterações no regime do Simples Nacional

A princípio, a carga tributária de pequenas e microempresas diminuirá, mas vale lembrar que os cálculos devem ser feitos com muita atenção, para que se tenha a certeza da vantagem da empresa optar por esse regime de tributação. Um bom contator será a peça-chave para ajudar na decisão de optar ou não pelo Supersimples.

O agendamento para a adesão ao Supersimples deverá ser feito pela internet do início de novembro até o final de dezembro de 2014 e a tributação começará a valer a partir de 1º de janeiro de 2015. Caso mude de ideia, o cancelamento da adesão também poderá ser feito pela internet, no mesmo período.

Esta informação foi útil para você? Continue acompanhando nossos posts para tirar suas dúvidas sobre contabilidade!

Mestre e Graduado em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP, com mais de 10 anos de experiência na área contábil.

Comments 1