É muito comum que empreendedores iniciem suas atividades com um número de funcionários considerado ideal para o momento, mas após um período de atividades, percebam a necessidade de contratar outros colaboradores devido ao crescimento de sua empresa. Porém, é importante ficar atento a algumas dicas que podem ajudar a escolher a melhor opção.
De acordo com as atividades de cada empresa, alguns gestores preferem a terceirização dos serviços em vez de contratar mais mão de obra, pois dessa maneira poupam os esforços e os riscos de uma contratação mal feita, com a vantagem também de não criar vínculos empregatícios.
Alguns sinais de que existe a necessidade de contratação em sua empresa
- Sua linha de produção não consegue atender à demanda dos pedidos;
- Você tem dispensado clientes porque não tem pessoal suficiente para atendê-los;
- Seus empregados se desdobram, mas mesmo assim não conseguem cumprir o prazo de suas entregas;
- Muitos colaboradores estão acumulando funções e fazendo horas extras todos os dias.
Essas são algumas evidências de que sua empresa está crescendo e você precisa contratar mais funcionários. Se você é empresário e se encontra nessa situação, indicamos abaixo algumas orientações que podem te ajudar nesse processo tão importante e que poderá definir o bom andamento dos seus negócios.
Saiba quais são suas reais necessidades
Esta etapa é muito importante, pois às vezes um simples remanejamento de colaboradores de um setor para outro resolve o seu problema, ou seja, pode ser que tenha gente sobrando em algum setor, mas isso só é possível de perceber quando se conhece bem os detalhes do seu empreendimento. O empresário deve estar familiarizado com todos os processos que envolvem sua empresa para constatar a exata necessidade de admissão de funcionários. Ao conhecer detalhadamente cada etapa e suas particularidades, é possível chegar a um diagnóstico real.
Elabore um processo de recrutamento
Recrutar é atrair candidatos. Esta etapa deve ser feita de forma criteriosa para que os melhores sejam atraídos. Um anúncio publicado em um jornal de grande circulação pode ser uma boa solução, mas, se o texto for mal elaborado e sem muitas exigências, você poderá criar um problema de ter em mãos um número enorme de currículos que não se enquadram no perfil exigido. Itens como qualificação e experiência na função poderão lhe poupar tempo na contratação.
Selecione os melhores
Analise detalhadamente cada currículo recebido procurando identificar nos pretendentes as qualidades necessárias para ocupar o cargo em aberto. Separe aqueles que mais chamaram a sua atenção, mas lembre-se de que quando o candidato elabora um currículo, ele certamente exalta suas habilidades e nunca aponta seus defeitos.
Conduza bem as entrevistas
A etapa seguinte é a entrevista com cada um que teve seu currículo selecionado. Além de perguntas bem objetivas, olhe nos olhos de cada um e tente perceber quais são aqueles que mais se identificam com os propósitos e também com os princípios da sua empresa.
Avalie o histórico profissional do candidato
É extremamente importante que o empresário, antes de admitir alguém, estabeleça contato com as empresas anteriores onde o candidato trabalhou, pois isso evitará desgastes. Um simples telefonema ou uma carta de recomendação poderá evitar muitos problemas.
Uma contratação envolve tempo e dinheiro e, após a admissão, também haverá um período de treinamento para o novo colaborador. Tudo isso será em vão se você contratar a pessoa errada, por isso seja sensato ao tomar sua decisão.
Como é o processo de seleção de funcionários na sua empresa? Conte para a gente nos comentários!