A metodologia OKR (Objectives and Key Results) tem como princípio estabelecer as metas do negócio e estipular planos de ação para que esses objetivos sejam alcançados. Por meio deste método deve ficar claro para toda a organização o que a empresa almeja e como ela vai trabalhar para atingir o alvo desejado.
Você consegue dizer quais são as prioridades da empresa onde trabalha? Caso não consiga pensar em pelo menos 3, é sinal de que a gestão precisa ser melhor trabalhada, afinal, como é possível se empenhar em algo que não tenha propósito ou finalidade?
Tais questionamentos podem gerar falta de produtividade, empenho, bem como engajamento da equipe, ocasionando mais um problema e empecilhos para atingir as metas.
Entendeu como a metodologia OKR pode impactar a sua empresa? Leia o artigo que preparamos e aprenda tudo o que você precisa saber sobre este assunto!
O que é OKR?
OKR é a abreviação de Objectives and Key Results, que quer dizer Objetivos e Resultados-Chave. Assim, a metodologia OKR serve para gerir os objetivos de qualquer empresa e definir quais serão as estratégias usadas para alcançá-los em determinado tempo.
O (O) da sigla representa os objetivos, os quais precisam ser qualitativos. Ou seja, aqueles que não podem ser contados necessariamente em números. Já o (KR) são os resultados-chaves, que devem ser quantitativos e mensuráveis, conhecido por muitos como meta.
Então, exemplificando: para tornar o meu blog referência em conteúdo de tecnologia (objetivo) preciso conseguir 3 posts por mês em primeiro lugar na busca orgânica no google (resultados-chave).
Resumindo, o objetivo diz para aonde ir e se refere àquele sonho inspirador da empresa. Enquanto isso, o resultado-chave permite que você saiba identificar se chegou lá ou não.
Basicamente a estrutura fica da seguinte forma: A empresa tem um objetivo e precisa dos resultados-chaves de cada setor para alcançá-los. Logo, cada setor também passa a ter seu próprio objetivo e os resultados-chaves para entregar. E, juntos, cada área, estabelecendo suas metas de acordo com o que a empresa precisa e entregando seus resultados, alcançam o objetivo geral da empresa.
Exemplos de objetivos:
– Se tornar referência no mercado da moda infantil
– Ter a melhor plataforma de gestão de pessoas do Brasil
– Ser reconhecida como a melhor empresa para se trabalhar no país
Exemplos de resultados-chave:
– Crescer de 2.000 para 4.000 visitantes no blog
– Conquistar 500 novos clientes no semestre
– Ter um NPS acima de 80
Quais resultados a metodologia OKR geram?
Através das OKRs é possível identificar se a equipe e os resultados estão caminhando de acordo com o planejado. Afinal, isso contribui para melhores tomadas de decisões referentes aos processos, produtos e estratégias do negócio. Visto isto, fica claro que a OKR colabora para:
Foco – É obvio que a maioria das empresas quer alcançar os maiores níveis e títulos de sucesso. Mas assim, como tudo na vida, é preciso ter prioridades. Trabalhar com OKR é ter foco concentrado em um objetivo e garantir que ele será alcançado e não procrastinado, ou tirado de prioridade.
Engajamento – Defininda a OKR os colaboradores se sentem motivados e alinhados com o propósito da organização. Assim, conseguem fazer sua autogestão sem se perder, pois, sabem exatamente o que precisam realizar, além de serem incentivados a pensar e criar ideias e soluções que ajudem a entregar os resultados.
Alinhamento – A comunicação interna é potencializada, pois, ao utilizar OKR, os ruídos são minimizados à medida em que há transparência e todos sabem e entendem os objetivos e o impacto do seu trabalho nas entregas finais.
Qual a diferença entre OKR e KPI?
Os KPIs (Key Performance Indicator) também são indicadores-chaves de valores quantitativos que ajudam a medir o desempenho dos processos, mas o principal objetivo do KPI é minimizar os erros, achar os problemas e promover soluções.
Logo, OKR e KPI se completam. Afinal, se a sua empresa adota um sistema de metas, seja ele OKR ou não, você precisa, de alguma forma, conseguir medir os resultados que mostrem qual foi o desempenho.
Podemos dizer que a metodologia OKR está focada na elaboração de estratégia e metas, e os KPI surgem justamente para monitorar e garantir que tudo está correndo conforme combinado.
Erros mais comuns ao utilizar OKR
Alguns erros comuns podem comprometer a entrega de resultados e colocar a estratégia em xeque. Então confira os três principais erros quando o assunto é OKR.
1. Não acompanhar as OKRs
Uma meta que não é monitorada, facilmente cai no esquecimento. Por isso, o ideal é que se tenha um líder só para monitorar o projeto da implementação das OKR na empresa. O acompanhamento vai garantir o sucesso na entrega dos resultados.
2. Falta de comunicação e alinhamento
Normalmente o trabalho de uma área sempre influencia a rotina dos demais departamentos. Portanto, é importante que todos compartilhem informações e status das suas atividades a partir do momento que se entende que uma tarefa atrasada ou até mesmo mal feita, pode causar um impacto coletivo. O ideal é que as áreas não pensem individualmente e sim no coletivo
3. Não implantar as OKR por fases
Trabalhar com OKR é dizer para toda uma organização qual caminho ela precisa seguir. Logo, todos devem entender e abraçar essa nova metodologia da empresa. Para isso é necessário ir de forma gradual, ensinando os conceitos, mostrando como isso se aplica na cultura da empresa e então, implantar.
Como aplicar a metodologia OKR na minha empresa?
Agora que você entendeu o conceito e como funciona, chegou a hora de colocar em prática e implementar as OKR!
Antes de tudo, é importante construir os objetivos com os líderes e escrever os resultados-chaves de cada setor em uma planilha ou plataformas especializadas que possam ser acessadas por toda a empresa.
Depois, pensem em conjunto nessas três perguntas e tentem achar as respostas:
1- Onde queremos chegar?
2- Como faremos para alcançar?
3- O que prova que alcançamos?
Diante destes questionamentos é que surgem as ideias para as ações. Quando você conseguir essas respostas, significa que você já estabeleceu as OKRs da empresa!
Visto isto, o próximo passo é aplicar e mostrar na prática para os colaboradores tudo o que foi planejado. Nesta fase, prepare treinamentos, explique os conceitos e esclareça como a empresa chegou a conclusão que aquelas seriam as OKR ideias para o negócio.
Também é importante definir as OKR separadamente com cada área para que todos tenham participação, sintam-se engajados e entendam sua importância. É imprescindível que eles consigam de alguma forma acompanhar com transparência como está o progresso do projeto.
Por fim, basta estabelecer feebacks semanais ou mensais para acompanhar as equipes e ajudar em qualquer situação controversa.