O dia 13 de setembro de 2023 foi marcado por uma tarde de muito conteúdo e muita interação entre mulheres líderes do mercado contábil. Foi a segunda edição do DPE (Delas Para Elas) na Estrada, que teve como sede a Caza+, na capital paulista. O DPE já havia acontecido presencialmente pela primeira vez no dia 13 de junho, em Recife, na capital pernambucana.
Desta vez em São Paulo, dezenas de mulheres se reuniram no ambiente acolhedor da Caza+. O objetivo era acompanhar uma trilha de palestras e paineis de conversas comandados por proprietárias, fundadoras e gestores de negócios voltados à contabilidade, um ambiente historicamente composto de forma predominante por homens, mas que vem sendo cada vez mais liderado também por mulheres.
Como foi o evento DPE na Estrada em SP?
Numa tarde agradável, Ana Meneguini, idealizadora do Delas Para Elas, recebeu líderes do mercado contábil e dezenas de participantes no Caza+. Foram 6 palestras e rodas de conversa sobre temas relevantes envolvendo o mercado contábil, como posicionamento digital, branding, inteligência artificial, metodologias ágeis, entre outros.
“O Delas Para Elas é um movimento coletivo em que cada mulher que vem para o evento, seja para participar ou palestrar, se torna uma parte relevante desta máquina de feminilidade do mundo dos negócios”, define Ana Meneguini.
Posicionamento Digital e Geração de Negócios
A trilha de conteúdos foi aberta com uma roda de conversa com três grandes personalidades da contabilidade: Débora Miranda, Monica Porto e Priscila Galindo. Elas colocaram em pauta o tema Posicionamento Digital e Geração de Negócios. As líderes compartilharam seus pontos de vista sobre como se posicionar nas redes sociais e como isso pode afetar a geração de negócios para suas empresas.
A discussão foi rica e trouxe diversos posicionamentos sobre estilos, objetivos e formas de posicionamento digital. Uma conversa honesta e muito relevante, já que nem todas as líderes compartilham conteúdos da mesma maneira e com os mesmos objetivos. E tudo isso, claro, debatido dentro do contexto da liderança feminina.
“A liderança feminina tem um poder de transformação. Há uma habilidade diferenciada e precisamos potencializar isso nas mulheres para que elas possam se posicionar, se mostrar na rede social, no mercado de trabalho e criar uma carreira sólida utilizando também essas habilidades que muitas vezes ficam escondidas”, disse Priscila Galindo, fundadora da Tática Contabilidade.
Como usar etiqueta social na mesa de negociação?
Na sequência do evento, a consultora de estilo Cláudia Zambrotti falou de etiqueta e de como isso pode impactar numa negociação. Ela falou do quanto é importante ser intencional e estratégica com a sua imagem. Como única palestrante de fora especificamente do mercado contábil, defendeu que não adianta só ser competente no seu setor, mas também se apresentar como tal.
Cláudia abordou os níveis que relacionamento até alguém se colocar frente a frente com uma pessoa decisora numa mesa de negociação, falando desde um primeiro contato por whatsapp, um contato pessoal, uma reunião e um acesso direto e pessoal ao seu cliente, e do quanto é importante estar preparada para a última etapa.
“Eu era a única que não era da área de contabilidade. Mas é um assunto sinérgico, ele tem a ver com o corporativo, com a forma com que essa profissional vai se projetar no mercado, porque a etiqueta e a forma de se vestir é uma forma de comunicação. Apesar de não ser da área são assuntos que se complementam, que vão se fechando e ajudando na construção da cultura da empresa. Acho que a participação foi bem colaborativa e elas vão sair daqui com bastante conteúdo para colocar em prática”, disse Zambrotti.
Branding & CEO positioning = Marca forte
Fechando a primeira parte do DPE na Estrada São Paulo, a idealizadora do projeto, Ana Meneguini, palestrou sobre o tema Branding & CEO positioning = Marca forte. A etrategista em branding e especialista em geração de demanda e receita falou sobre o branding sendo plataforma de lucro e sobre, muitas vezes, a necessidade de mudar para se manter relevante no mercado.
“Pessoas compram através de pessoas, mas quem entrega é a marca corporativa. Marcas que atraem conquistam uma fatia maior de mercado, ditam tendências e produzem lucro.”, ensina Meneguini, que também falou sobre a geração de Brand Equity por meio de marcas corporativas e citou os itens envolvidos neste contexto: diferenciação, reconhecimento, impacto no valuation e na geração de lucro.
Ana também levantou a questão de como o posicionamento da CEO da empresa pode influenciar na marca. “O que você comunica reforça ou fragiliza o posicionamento da marca do seu negócio”, disse ela, defendendo a ideia de que não existe CNPJ sem um CPF forte, mas também não existe um CNPJ forte se ele não se tornar maior do que o CPF. “Para ser maior, líderes precisam ecoar seus valores e repetir seu posicionamento”.
Depois da palestra de Ana Meneguini, o evento ofereceu um coffee break às convidadas e participantes.
O impacto da IA na liderança feminina
Depois da pausa, foi a vez da mentora e consultora em carreira, liderança e desenvolvimento pessoal Juliana Rissardi palestrar. O tema foi inteligência artificial na liderança feminina. Dessa forma, ela iniciou falando sobre a ferramenta Chat GPT e de como ela mostrou que a IA deixou de ser um assunto de TI para se tornar também um assunto de CEOs. Embasou trazendo dados, como o de que 80% das principais empresas globais já adotaram algum aspecto de Inteligência Artificial em suas operações.
Juliana levantou a questão sobre o que fazer neste momento em que essa revolução já está em curso e é um caminho sem volta. “A liderança e a gestão de pessoas têm tudo a ver com esse tema. Você é a cara do seu negócio. Sua própria sobrevivência no mercado depende disso”, disse a palestrante.
Neste contexto, Riassrdi enumerou as competências primordias para as lideranças se prepararem para o futuro: aprendizado contínuo e adaptação, tomada de decisão baseada em dados, inteligência emocional e autoconhecimento e ética e responsabilidade. “A liderança na era da Inteligência Artificial não é apenas sobre estar à frente da curva tecnológica, mas sobre equilibrar habilidades humanas e tecnológicas”, comenta.
Mindset Ágil e Indicadores de Performance na Gestão Eficiente
Rúbia Lima, especialista em processos, projetos e gestão operacional, veio na sequência falando sobre metodologias ágeis e indicadores de performance. Ela falou sobre o desperdício de recursos gerado pela ineficiência de processos e de como isso se reflete nos números, citando, por exemplo, que 80% das empresas no Brasil fecham antes de completarem 5 anos e que 45% das empresas ultrapassam seus orçamentos iniciais.
Expondo o problema de que essa falta de processos resulta em clientes insatisfeitos, ela ensina o caminho para começar a mudar essa história, citando a metodologia de Matriz GUT, que prioriza os processo de criticidade, seguindo os conceitos de gravidade, urgência e tendência. “É preciso entender alguns conceitos básicos e saber em qual grau de maturidade está o seu negócio”, lembra Rúbia.
Eu, CLevel de um Escritório Contábil de Grande Porte
Para finalizar o evento, uma roda de conversa entre Adriana Matos, Carolina Porsani e Taís Pinheiro. As 3 CLevels de escritórios contábeis de grande porte debateram sobre questões, como a interseção entre a liderança eficaz e a expressão da feminilidade nas posições de CLevel dentro de um ambiente corporativo muitas vezes dominado por homens, as principais estratégias a serem implementadas para promover a lucratividade sustentável do escritório contábil, os desafios pessoais encontrados e como superá-los para alcançar metas individuais, entre outros temas.
“Participei da primeira edição do DPE em Recife e estou participando de novo aqui em São Paulo. E é curioso que viemos para contribuir e compartilhar nossas visões e experiências, mas acabamos saindo com muita mais informação. As palestras nos enriquecem muito. Então esse é o movimento: o quanto conseguimos agregar umas às outras e também o quanto está aberto para poder receber”, comentou Taís Pinheiro, CEO e cofundadora da Conube Contabilidade.
O que é o DPE?
O Movimento DPE teve seu início em 2020, durante um momento sensível do mundo marcado pela pandemia. Com o objetivo de ajudar e agregar valor nesse contexto desafiador, nasceu uma iniciativa poderosa. Desde então, temos nos dedicado a fortalecer a comunidade contábil liderada por mulheres.