Preciso de contador para abrir empresa? Entenda tudo sobre o assunto

Preciso de contador para abrir empresa?

Algumas empresas são criadas de forma bastante simples e muitos empreendedores têm a seguinte dúvida: preciso de contador para abrir empresa? Quais seriam as principais necessidades do ponto de vista legal? E as vantagens de contratar um contador para acompanhar as atividades da sua empresa? No post de hoje, vamos esclarecer as suas dúvidas sobre a contabilidade da sua empresa. Confira!

Preciso de contador para abrir empresa?

E quando o empreendedor se pergunta: “preciso de contador para abrir empresa?”. De acordo com os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) responsáveis pela fiscalização dos profissionais da área, todas as empresas precisam do acompanhamento e contabilização de sua movimentação por um contador devidamente registrado junto a esse órgão. É preciso compreender que não necessariamente você precisará contratar um profissional que atuará dentro de sua empresa. É possível a contratação de uma assessoria contábil, que fornecerá todos os serviços de um contador de forma terceirizada.

E o MEI?

Existe uma exceção à regra, que são as empresas enquadradas como MEI, ou seja, Microempreendedor Individual. Mas, até mesmo nestes casos, é indicado que sejam utilizados os serviços de um profissional de contabilidade. Isso para evitar erros de enquadramento e para não pagar impostos. Também para entender como funciona esta categoria e apresentar a Declaração Anual do Simples Nacional do MEI (DASN-SIMEI).

toda-empresa-necessita-de-um-bom-contador

Segundo o Portal do Empreendedor, o MEI está dispensado de contabilidade e não precisa da escrituração. Ou seja, não seria necessária a contabilização de algum livro contábil. Além disso, é necessário que sejam guardadas as notas de compra de mercadorias, caso existam. Também os documentos relacionados à contratação de funcionário (de acordo com a regulamentação, somente um funcionário pode ser contratado). Deverão ser guardados ainda os canhotos ou segundas vias das notas que forem emitidas. E há ainda um parágrafo da Lei que indica que, para não ser tributado, o MEI precisaria ter um contador.

É preciso ter a consciência de que, em um ambiente altamente regulamentando como o brasileiro, com uma grande influência de Normas, Leis e Regulamentações específicas a determinados tipos de negócios, a orientação de um contador desde o início do processo de abertura muitas vezes se torna vital para que não sejam cometidos erros na própria constituição societária da empresa, no tipo de tributação escolhida ou ainda questões envolvendo os primeiros passos da empresa na esfera financeira. Mas preciso de contador para abrir empresa efetivamente? Para o ato em si da abertura de empresa, não é necessário que seja um contador, porém é o mais indicado.

Muito além das exigências legais

Mas se não preciso de contador para abrir empresa, por que contratar? Mesmo no caso do MEI, existe a orientação de que seja consultado um profissional da área. Isso não somente na orientação legal relacionada à DASN-SIMEI, mas também a outros aspectos. Um contador pode auxiliar no entendimento e gestão de sua empresa. No caso das empresas que possuem a exigência legal para a contratação de um contador, este profissional também será de extrema importância em diversos aspectos, como questões tributárias, ligadas a recursos humanos, entre outras.

Qual é a função do contador?

A função de um contador para uma empresa possui, é claro, uma ligação extremamente importante com o registro das operações financeiras e movimentações no patrimônio desta, observando as normas e convenções vigentes. Assim, o profissional, além de registrar sua movimentação, verificará se a documentação está correta. Também se estão sendo obedecidos os prazos e se os impostos estão sendo devidamente arrecadados e recolhidos.

Registro, emissão, controle, entrega dos livros contábeis e outros exigidos pela legislação brasileira também fica a cargo de um contador. Ele será responsável pelo seu teor e pela data correta de sua entrega. O contador também será responsável pelo cálculo de obrigações trabalhistas envolvendo salários, décimo terceiro e férias. Além disso, também estará à frente dos encargos envolvidos em relação aos funcionários. Neste quesito, a participação de um contador é vital, pois questões trabalhistas podem gerar prejuízos para a empresa no caso de ações judiciais.

O que um contador pode oferecer para a gestão da empresa?

O profissional de contabilidade também pode oferecer inúmeros benefícios para a gestão do seu negócio, muito além das operações contábeis tradicionais. Confira algumas dessas vantagens:

preciso-de-um-contador-para-abrir-minha-empresa

  • Utilizemos as informações geradas pela contabilidade financeira, ou seja, aquela elaborada para fins legais. O contador tem acesso a todos os números da empresa. Com isso, ele pode fazer projeções, auxiliar em orçamentos e no entendimento da realidade da empresa. Além disso, o contador poderá indicar os períodos de sazonalidade de sua empresa, bem como outros fatores que podem influenciar em seus resultados;
  • Fornecer documentação hábil e tempestiva para a aquisição de máquinas, obtenção de empréstimos e financiamentos. Com a contratação de um contador, além de uma contabilidade em dia, sua empresa terá as demonstrações corretas e os documentos necessários apresentados de acordo com sua necessidade;
  • Planejamento tributário ou elisão fiscal são os termos utilizados para economias tributárias geradas por estudos envolvendo melhores formas de tributação ou ainda estudos da legislação vigente para a redução do valor dos tributos devidos. Assim, por meios legais, seu contador poderá oferecer uma forma de pagar menos impostos ou ainda apresentar a mudança de regime tributário que se adeque à sua necessidade;
  • Atualização constante da legislação societária, trabalhista e tributária. Contratando um contador, você receberá atualização constante sobre as legislações vigentes, o que tem grande impacto para as empresas, uma vez que podem ser gerados problemas futuros pela não observância de normas e regulamentos;
  • Abertura ou encerramento de empresas. Um contador poderá ainda oferecer consultoria com relação à abertura ou encerramento de suas empresas, de arranjos societários que possam lhe garantir economias tributárias ou evitar problemas com empresas inativas.

A obrigação e a possibilidade da contabilidade online

A contratação de um contador é necessária na grande maioria das empresas desde o seu início, mas os trabalhos deste profissional não se limitam a este aspecto. Cada vez mais, os contadores podem auxiliar no processo de gestão, com informações sobre os aspectos financeiros, legais e trabalhistas de sua empresa.

Procure sempre uma empresa devidamente registrada e que possa apresentar um portfólio de todos os serviços que ele oferece e como estes poderão se adequar e contribuir com as necessidades de sua empresa. Verifique também se sua empresa não pode ser atendida por uma contabilidade online. Pode ser uma oportunidade de ganhar mais agilidade na empresa.

E então? Preciso de contador para abrir empresa? Tirou suas dúvidas?

A sua empresa já conta com o auxílio de um contador ou um escritório de contabilidade? Quer saber mais sobre o assunto? Deixe um comentário! Quer saber mais sobre a contabilidade e como  ela influencia em seu negócio? Conheça as principais vantagens da contabilidade online!

Webinar Conube: Como abrir uma empresa sem dor de cabeça

Este artigo foi útil?

Sinta-se à vontade para comentar e compartilhar 😉

Quero abrir minha empresa sem sair de casa

Quero uma contabilidade prática e digital

Trazer sua contabilidade para a Conube é simples e seguro.

Este site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Politica de privacidade.