É cada vez mais comum que o dia a dia dos profissionais que resolvem trabalhar no esquema de home office seja corrido e cheio de tarefas. Isso não quer dizer, no entanto, que ele precisa ser cansativo e sem organização. Neste post você vai ver sete dicas para trabalhar em home office e se organizar melhor. Aprenda a tornar sua vida muito mais simples, ágil e organizada e a conciliar todas as tarefas da sua rotina.
Dicas para trabalhar em Home Office
1. Esteja consciente de suas responsabilidades
Por mais que passe uma imagem de informalidade, o trabalho em casa significa que você tem muitas responsabilidades, como qualquer outro. Assim, é preciso que você tenha consciência de que, apesar de estar no seu lar, você terá um horário a cumprir e tarefas a realizar.
Nada de deixar as tarefas para depois ou de não ter ordem na sua rotina. Por mais que tenha um clima menos formal, o home office costuma exigir, em alguns casos, até mais dedicação do que um trabalho comum. Se você tem o seu negócio próprio, saiba que ele depende exclusivamente do seu suor e, caso você seja empregado, com certeza terá metas e objetivos que deverão ser alcançados. Não durma no ponto!
2. Preste atenção aos horários
É muito comum quando se trabalha em home office perder a noção do tempo e acabar passando o horário do almoço e até mesmo trabalhar até tarde da noite porque não percebeu o passar do dia. Ao fazer isso você quebra a rotina de trabalho, podendo influenciar, ao longo do tempo, em exaustão e fadiga.
Tome cuidado e estabeleça horários para as suas pausas. Assim você poderá descansar um pouco ao longo do dia e manterá a sua mente saudável.
3. Mantenha contato com seus colegas de trabalho
Um grande problema do Home Office é a falta de contato com a sua equipe de trabalho, uma vez que não estão juntos no mesmo lugar para trocar algumas ideias. Então é imprescindível sempre estar online ou com o telefone ligado para manter uma comunicação saudável com todo mundo. Lembre-se que as informações precisam chegar até você, mesmo não estando fisicamente no trabalho.
4. Estabeleça a sua rotina
É preciso, portanto, ter uma rotina semelhante com a de um trabalho fora de casa: café da manhã, horários para começar, pausa para o almoço e até mesmo uma roupa adequada, já que você poderá interagir com outras pessoas de forma online e também para manter certo estado de espírito necessário para esse tipo de trabalho.
Não se esqueça que, em certas ocasiões, é preciso sair um pouco desta rotina. Isso porque quem trabalha em home office costuma ficar muito tempo em frente ao computador, trabalhando horas sem parar. Saia, resolva seus compromissos, respire um pouco, mas esteja sempre consciente das suas metas e tarefas diárias.
5. Avise da sua rotina
Quando trabalhamos em Home Office o estabelecimento de uma rotina é fundamental, como já dissemos anteriormente. Mas é muito importante manter os seus colegas de trabalho avisados dessa rotina que você estipulou. As pessoas precisarão entrar em contato frequentemente e para isso elas tem que saber o horário que você estará disponível para ajudá-las.
6. Organize seu escritório
Como você terá que conciliar frequentemente as tarefas do seu trabalho com a sua rotina doméstica, é preciso organização. Além da definição do horário do trabalho, você terá que organizar um espaço para que possa desempenhar suas tarefas adequadamente.
Assim, crie um pequeno escritório com tudo o que você precisa para trabalhar. Mantenha-o organizado e limpo, livre de distrações e com mobiliário adequado e confortável, já que você provavelmente passará horas e horas na mesma posição.
7. Conscientize sua família
A sua família precisa estar consciente de que você, mesmo estando em casa, está desempenhando tarefas profissionais e que elas exigem tempo e concentração. Isso pode ser um pouco difícil no começo, mas com paciência e persistência, em breve todos estarão conscientes de que você não poderá, no horário do trabalho, dedicar sua atenção a eles.
Mostre para seus familiares os benefícios que você possui desempenhando suas funções como home office. Alguns deles são passar mais tempo com eles, ter flexibilidade de horários, controle de ações e melhor qualidade de vida. Isso fará a diferença para que eles compreendam que todos vocês precisam de regras para manter estes benefícios.
Neste post você viu que trabalhar em home office oferece diversas vantagens. Mas para que você tenha sucesso nessa carreira é preciso estar consciente de que o trabalho fora de uma empresa necessita do estabelecimento de rotina e metas, de organização e de cooperação da sua família.