Entenda por que as empresas estão migrando para o interior

Incentivo governamentais para empresas no inteior

Muitas empresas estão migrando das capitais para cidades do interior ou regiões metropolitanas com o objetivo de otimizarem suas estratégias. A nova estratégia corporativa é adotada por muitos empresários para se beneficiarem de alguns incentivos oferecidos por municípios para empresas no interior ou em cidades adjacentes à capital.

Os centros urbanos estão deixando de ser atrativos na hora de planejar a abertura de uma empresa. E as que já existem, estão migrando para o interior em busca de novas oportunidades de melhoria. Veja abaixo os fatores que mais contribuem para a migração de uma empresa para o interior:

Fatores que contribuem para a migração das empresas

Maiores incentivos fiscais

Cidades que compõem a região metropolitana e também outros municípios do interior estão oferecendo maiores incentivos fiscais para as empresas se instalarem. De antemão, estes incentivos são, em sua maioria, reduções na carga tributária. Vão desde a diminuição de impostos sobre a folha salarial dos funcionários, bem como impostos correspondentes ao processo de produção e escoamento dos produtos fabricados.

Isto acontece principalmente porque essas cidades querem estimular o seu desenvolvimento econômico, gerando novos empregos e, consequentemente, mais receitas para os cofres públicos do município. Deste modo, é uma oferta irresistível para as empresas melhorarem a sua estratégia financeira.

Menores custos de produção

Contudo, se para a produção da empresa for necessário a utilização de matéria-prima originária do campo, instalar as empresas no interior é uma prática inteligente. Afinal, reduz os custos de produção e evita gastos com transporte e estoques maiores.

vantagens de abrir empresa no interior

Melhores condições de logística

As capitais estão cada vez mais congestionadas com um trânsito pesado, que encarece o transporte e aumenta o tempo das entregas. Isso dificulta o escoamento das mercadorias produzidas. A solução estratégica encontrada pela maioria dos empreendedores são a de deixar suas empresas no interior, nos municípios mais distantes da capital, onde o trânsito tenha um menor fluxo de veículos.

Menor índice de violência

Primordialmente, as empresas com sede na capital investem alto em segurança, através de contratações de empresas terceirizadas, para tentar coibir a violência que assola as grandes cidades. Entretanto, as empresas no interior não precisam gastar tanto com estes investimentos. Afinal, o índice de violência é muito menor, se comparado com as regiões metropolitanas.

Por isso, todos estes fatores têm contribuído enormemente para a migração estratégica das empresas para o interior na busca por melhorias em seus processos de produção e estratégias financeiras. É importante lembrar que, para colocar esta estratégia em prática de maneira eficiente e sem riscos de erros, uma consultoria especialista na área de contabilidade deve ser contratada.

Conube é um exemplo de uma empresa de contabilidade online com profissionais competentes para uma consultoria detalhada nesta prática.

https://www.conube.com.br/trocar-contador?utm_source=blog&utm_medium=cta&utm_campaign=site-trocar-contador-v2

* Para saber mais, acesse Conube.

Este artigo foi útil?

Sinta-se à vontade para comentar e compartilhar 😉

Quero abrir minha empresa sem sair de casa

Quero uma contabilidade prática e digital

Trazer sua contabilidade para a Conube é simples e seguro.

Este site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Politica de privacidade.