4 problemas que você pode enfrentar para abrir empresa

A decisão de abrir uma empresa própria, ter um negócio para chamar de seu, é por si só muito difícil. Tanto do ponto de vista de mudança de rotina para aqueles que sempre trabalharam com horário fixo e metas definidas por superiores, como para aqueles que nunca desempenharam atividades laborais – ou seja, estão começando a vida produtiva e já serão os próprios “chefes”. No Brasil, a burocracia ainda é um entrave para a abertura de um negócio, mas está longe de ser o único. Vamos a uma lista de 4 problemas que você pode enfrentar para abrir empresa!

1. Falta de documentação e outros detalhes

Se o negócio vai ser uma empresa comercial, uma indústria ou uma prestação de serviços, a documentação vai variar. Desde a escolha do nome, do local a se instalar a sede, do investimento inicial até os sócios e o tipo empresarial, tudo deve ser pensado pelo futuro empreendedor antes de ser dado pontapé inicial na abertura do negócio. Como um dono de empresa não necessita ter o domínio de todos estes processos, o ideal é buscar ajuda profissional para abreviar e agilizar os procedimentos a serem realizados.

2. Excesso de burocracia para os trâmites formais

Quando se inicia um negócio, um contador é peça-chave para o seu crescimento — inclusive, alguns empreendedores buscam esta ajuda bem antes de o negócio entrar em funcionamento. Um contador e um advogado são cruciais para que menos tempo seja perdido neste processo, fazendo com que o negócio possa gerar resultados o quanto antes.

Licenças de agências reguladoras, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, podem ser necessárias, dependendo do tipo de negócio que se queira iniciar. Estes profissionais poderão te orientar sobre a necessidade de obtenção destas e de outras eventuais licenças e autorizações.

3. Falta de planejamento para atividades operacionais

problemas-que-voce-pode-enfrentar-para-abrir-empresaÉ muito comum uma pessoa pensar em abrir uma empresa com economias de uma vida toda ou com dinheiro obtido por meio de um empréstimo bancário. Um Plano de Negócios é algo crucial para um empreendimento, qualquer que seja a sua área de atuação.

Nesse planejamento, constam todos os detalhes, desde os produtos ou serviços que serão comercializados até procedimentos relacionados à expansão das atividades. Ele permite que o negócio seja pensado já para crescer e não apenas para ser mais um negócio como outro qualquer.

4. Falta de pessoal qualificado

Esse é um problema grave para qualquer negócio. Quando se pensa em abrir uma empresa, sempre é esperado que ela prospere, que ganhe mercados e atravesse fronteiras. Mas de nada adianta ter um bom Plano de Negócios, um bom contador, um bom advogado e um negócio bem desenhado se você não consegue encontrar pessoal suficiente para fazer com que ele prospere. Quanto maior for o nível de complexidade do negócio, maior será a necessidade de pesquisa junto a empresas de recursos humanos para a escolha mais adequada dos funcionários certos.

Abrir uma empresa no Brasil não é uma tarefa muito fácil, mas está longe de ser impossível. Há vários projetos que pretendem simplificar os procedimentos para abertura de empresas e espera-se que em um futuro próximo, isso já não seja um dos principais entraves para quem quer ter o negócio próprio.

Quer abrir sua empresa?

Este artigo foi útil?

Sinta-se à vontade para comentar e compartilhar 😉

Quero abrir minha empresa sem sair de casa

Quero uma contabilidade prática e digital

Trazer sua contabilidade para a Conube é simples e seguro.

Este site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Politica de privacidade.