PTem ideia de abrir uma agência de marketing digital? Sabe o que ela faz? Basicamente, é uma empresa que pode oferecer diversos tipos de serviços voltados a estratégias para o desenvolvimento e divulgação de produtos de seus clientes, como websites, blogs, campanhas de relacionamento com prospects, produção de conteúdos e e-mail marketing. Além disso, ela também atua com informações para a tomada de decisão sobre quais os melhores recursos para divulgação do seu negócio. Por isso, uma agência de marketing digital pode atuar em diversos tipos de mídia: digital, visual, rádio, televisão e redes sociais.
Pensa em abrir uma agência de marketing digital? Maravilha! Mas antes disso, você sabe precisa entender melhor o que é, quais são as suas características e como é o processo de abertura. Leia o post e confira!
Como abrir uma agência de marketing digital?
O processo de abertura de uma agência de marketing digital não é diferente de outras empresas prestadoras de serviço. Finalmente, depois de termos as primeiras informações sobre este tipo de empresa, podemos ver quais são os primeiros passos e os registros que devem ser feitos para o processo de abertura. Por isso, veja quais são as etapas:
1. Escolher o Formato Jurídico
São três os tipos mais comuns – Empresário Individual, EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada) e Sociedade Limitada. Veja algumas informações de cada um deles:
Empresário Individual
Muitas vezes, este formato é confundido com o Microempreendedor Individual (MEI). No entanto, o Empresário Individual possui características próprias e menos restritivas com relação às atividades que podem ser desempenhadas. Assim sendo, pode ser uma Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte, dependendo do faturamento. Portanto, as obrigações acessórias devidas às autoridades também são específicas para este formato jurídico.
EIRELI
A EIRELI é um formato de empresa relativamente novo, criado em 2011. Ela é constituída por um titular, que deve ser pessoa física e maior de 18 anos, brasileiro ou estrangeiro. Além disso, também deve ter como capital social um valor que seja no mínimo 100 salários mínimos vigente no país. Nesse sentido, a responsabilidade do titular é limitada ao valor do capital integralizado, também por isso, muitas vezes é eleito como melhor tipo de empresa.
Sociedade Limitada
Também conhecida por Sociedade por Cotas de Responsabilidade Limitada, são as empresas formadas por duas ou mais pessoas – chamadas de sócias. Por isso, elas se responsabilizam conjuntamente pelo capital social. Aliás, as Sociedades Limitadas são um dos formatos de empresa mais comuns no Brasil e elas são regidas pelo Contrato Social, que deve conter todas as disposições relativas à empresa.
2. Definir o Regime Tributário
Os regimes tributários mais comuns de uma agência de marketing digital são o Simples Nacional ou o Lucro Presumido. Com o propósito de melhor entendimento, veremos um pouco sobre isso:
Simples Nacional
O Simples Nacional é o modelo de regime tributário conhecido por unificar o pagamento de diversos impostos em uma única guia. Normalmente é preferido pelos empreendedores justamento por isso. Além disso, por ter muitas vezes uma alíquota de impostos mais atrativa, dependendo do anexo e do faturamento. Para que exista uma divisão, ele possui cinco anexos com alíquotas de impostos distintas de acordo tendo, em cada um deles, cada um deles e com as respectivas faixas de faturamento. Por isso, ele é aplicado às microempresas e empresas de pequeno porte, podendo faturar até R$ 4,8 milhões ao ano.
No caso da agência de marketing digital estar enquadrada no Simples Nacional, estará sujeita ao anexo V por fornecer serviços de publicidade, ou ao anexo III se for sujeita ao fator “R”. É interessante estar no anexo III, que paga a partir de 6% de impostos, enquanto o anexo V paga a partir de 15,5%.
O fator “R” é um cálculo do Simples Nacional que serve para identificar se a empresa se enquadra no anexo III ou anexo V. Para saber se isso ocorrerá, basta dividir o valor da folha de salários dos últimos 12 meses pela receita bruta dos últimos 12 meses. No caso do valor ser igual ou superior a 28%, a empresa será tributada no anexo III. Portanto, se for inferior a 28% será tributada no anexo V.
Qual o CNAE da agência de marketing?
O CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) é uma maneira que se tem de padronizar os códigos de atividades. Isto é, possui a função de deixar mais fácil determinar onde se enquadra a sua empresa. Por isso, todas as empresas devem possuir o CNAE.
Uma agência de marketing se enquadra melhor nos seguintes CNAEs:
Código do CNAE | Descrição do CNAE | Código do Serviço – PMSP | Descrição do Serviço | Alíquota | Tem Dedução? | ISS Retido Pelo Tomador | Cadastro específico do INSS | Anexo Simples Nacional | Código Nacional |
7311-4/00 | Agências de publicidade | 2496 | Propaganda e publicidade, inclusive promoção de vendas, planejamento de campanhas ou sistemas de publicidade, elaboração de desenhos, textos e demais materiais publicitários. | 5% | Sim | Não | Não | III OU V | 17.06 |
7319-0/03 | Marketing direto | 2496 | Propaganda e publicidade, inclusive promoção de vendas, planejamento de campanhas ou sistemas de publicidade, elaboração de desenhos, textos e demais materiais publicitários. | 5% | Sim | Não | Não | III | 17.06 |
7319-0/04 | Consultoria em publicidade | 2496 | Propaganda e publicidade, inclusive promoção de vendas, planejamento de campanhas ou sistemas de publicidade, elaboração de desenhos, textos e demais materiais publicitários. | 5% | Sim | Não | Não | III OU V | 17.06 |
Lucro Presumido
Também é possível abrir a sua empresa de marketing digital e enquadrá-la no regime do Lucro Presumido. Dessa forma, estará sujeita aos impostos federais: IRPJ (Imposto de Renda da Pessoa Jurídica) e a CSLL (Contribuição sobre Lucro Líquido). Assim sendo, há um percentual de 5% por prestação de serviço, que é recolhido trimestralmente.
As alíquotas de acordo com cada atividade são:
- 1,6% do faturamento para revenda de combustíveis e gás natural;
- 8% do faturamento para vendas em geral, transporte de cargas, atividades de imobiliárias, serviços hospitalares; industrialização para terceiros com recebimento do material e demais atividades não especificadas que não sejam prestação de serviços;
- 16% do faturamento para transporte que não seja de cargas e serviços em geral;
- 32% do faturamento para serviços profissionais que exijam formação técnica ou acadêmica — como advocacia, engenharia —, intermediação de negócios, consultoria, administração de bens móveis ou imóveis, locação ou cessão desses mesmos bens, construção civil e serviços em geral.
3. Determinar o Porte da Empresa
O porte da empresa vai depender do faturamento. Seja como for, uma agência de marketing digital poderá ser uma ME (Microempresa) ou EPP (Empresa de Pequeno Porte). Uma vez que ela possua um faturamento mensal de até R$ 360 mil, ela será enquadrada como uma Microempresa. Mas se no ano o faturamento for superior a R$ 360 mil e igual ou inferior é R$ 4,8 milhões, será enquadrada como Empresa de Pequeno Porte.
4. Iniciar o processo de abertura
Para dar entrada no processo de abertura de uma agência de marketing, é recomendado optar por um profissional ou um escritório que tenha essa especialidade e competência. Sem dúvida existe uma série de processos burocráticos a serem realizados e o cumprimento de todas as etapas pode durar algumas semanas.
Hoje em dia, com as soluções online e os recursos que a tecnologia disponibiliza, é possível se cumprir todo o processo de uma forma bem mais prática do que era feito há alguns anos. Uma boa alternativa é contar com um escritório de contabilidade online para isso, por exemplo. Em suma, isso acontece porque sua empresa precisará também ter um serviço de contabilidade e já poderá fazer a abertura com mais agilidade.
Quais são os custos para abrir uma agência de marketing digital?
Essa é a dúvida de muita gente. Então, quanto custa abrir uma agência de marketing digital? Bom, é possível passar uma boa estimativa dos custos iniciais. Mas é necessário também se preparar para outros gastos, que vão depender muito de cada tipo de empresa. Veja:
Taxas
- DARE (Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais);
- DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais);
- TFE (Taxa de Fiscalização de Estabelecimento);
- Junta Comercial;
- Certificado Digital;
Em São Paulo, a soma dessas taxas pode variar entre R$ 675,00 e R$ 751,00. O tipo de empresa também poderá influenciar no valor.
Registros
Toda empresa deve ser registrada para poder exercer suas atividades. Aqui estão alguns registros que precisam ser feitos:
- Alvará de funcionamento da Prefeitura e também do Corpo de Bombeiros da sua cidade;
- Registro na Junta Comercial;
- Receita Federal para a obtenção do CNPJ;
- Registro na Secretaria da Fazenda do seu estado, e caso haja emissão de nota fiscal;
- Inscrição Municipal.
Esses custos vão variar muito de local para local. É importante o empresário estar preparado para estes outros custos em seu planejamento financeiro.
Custos adicionais
Fora os custos iniciais para a formação da empresa, existem os custos com infraestrutura, equipamentos e manutenção obrigatórios, como contabilidade, por exemplo. Estes valores vão variar de acordo com a necessidade do negócio. Mas vale considerar e colocar na ponta do lápis. Também é essencial considerar os custos para manter a empresa. Alguns exemplos de outros custos:
- Equipamentos (computadores, impressoras e outros itens);
- Licenças de softwares;
- Contabilidade;
- Contas de luz, água, internet, etc;
- Marketing de lançamento.
Como funciona uma agência de marketing
Claro que uma estratégia de marketing é um processo criterioso. Mas o que é certo é que é necessário uma intensa pesquisa sobre o cliente e sobre o seu negócio. É preciso criar uma persona (personagem fictício usado como base). Depois de definida a persona, é feito um outro processo chamado jornada de compra. As etapas são as seguintes:
- Aprendizado e descoberta
- Reconhecimento do problema
- Consideração da solução
- Decisão da compra
- Atendimento e suporte
Por consequência, o marketing irá conseguir uma melhor imagem da entidade, buscará trazer leads (é um potencial consumidor de uma marca que demonstrou interesse em consumir o seu produto ou serviço), ajudando na parte de vendas e garantindo lucro para a sua empresa.
Muitas empresas hoje em dia utilizam uma forma de marketing que é chamada de Inbound Marketing. Diferente do Outbound, que é o marketing tradicional, onde a empresa vai atrás do cliente, o Inbound é um conjunto de estratégias que atraem de forma voluntária clientes potenciais (leads) à empresa. Baseia-se no relacionamento e educação do consumidor, em vez de usar propaganda.
Tipos de Agência de Marketing
Aqui estão alguns tipos de agência para poder ajudá-lo melhor na decisão:
Agência de marketing digital
São empresas com o foco principal em fazer a divulgação através de meios online. Com o enorme avanço da tecnologia, as pessoas estão cada vez mais se beneficiando da internet. Então as agências de marketing digital se tornam responsáveis, por exemplo, por fazer com que os sites e as redes sociais das empresas tenham cada vez mais visibilidade.
Agência de criação de layout para sites
Focado mais na parte de design do site, a agência para criação de layouts tem a responsabilidade de tornar a página de acesso ao cliente mais viável e otimizada, com uma plataforma simples de ser usada e de fácil compreensão.
São desenvolvidas Landing Pages (são páginas que possuem todos os elementos voltados à conversão do visitante em lead, oportunidade ou cliente). Além disso, também são trabalhadas as chamadas Call to Actions (links ou funções de uma página que levam os usuários a realizar ações, CTAs variam de página para página e podem ser links de navegação).
Agência de SEO e marketing de conteúdo
A função do marketing de conteúdo é trazer conteúdos inovadores para as empresas dentro dos blogs e fazer o cliente se interessar pelo seu produto, dentro da determinada estratégia de marketing. Portanto, para conseguir um bom número de acessos e interesses no seu conteúdo, existem otimizações para tornar as suas páginas mais conhecidas.
Essas otimizações são chamadas de SEO (Search Engine Optimization – Otimização para Mecanismos de Busca). É uma estratégia que permite a organização do seu site e páginas da web para que os buscadores o classifiquem como uma fonte de conteúdo relevante.
Vantagens do SEO:
- Gera maior viabilidade e autoridade junto ao público;
- O Google não cobra para que o site apareça nas suas pesquisas naturais;
- Referência para o usuário que faz pesquisas pelos produtos e serviços.
Alguns critérios para um bom SEO:
- Originalidade do conteúdo;
- Tamanho do texto;
- Quantidade de links externos;
- Uso de URL amigável, que indique o conteúdo;
- Velocidade de carregamento do site;
- Uso de subtítulos H1, H entre outros;
- Trabalho da palavra chave.
Agência de marketing direto
Quando se fala em marketing direto, se pensa no Outbound Marketing. Isto é, o marketing tradicional, onde você identifica quem tem potencial para ser cliente e aborda, com uso de telemarketing, mala direta. Não que esteja errado. Apenas pode ser mais assertivo levar seu conteúdo para alguém que já esteja interessada em você. Agora agrega-se muitas outras formas de estratégias, como o e-mail marketing e outros recursos. Para isso você precisa primeiramente fazer muitas pesquisas e conseguir informações sobre o seu público alvo, como idade, interesses, localização e outros.
A dica principal é: pesquise muito antes de abrir uma agência de marketing. Faça isso de diversas formas, através de redes sociais, comentários com outras pessoas, da maneira que conseguir.
E aí, o que achou? Entendeu os detalhes sobre como abrir uma agência de marketing? Deixe seus comentários!