Frequentemente, na jornada do empreendedor ouvimos diversas opiniões a respeito do nome da empresa, tipo de embalagem, forma de produção e principalmente sobre o valor dos nossos produtos. Assim como, é natural que surjam inúmeras dúvidas ao tentarmos calcular o preço que ofertaremos no mercado. Antes de mais nada, não queremos ser abusivos, mas também desejamos obter lucro. Então, como definimos?
Vamos te ensinar como calcular preços de forma simples e eficiente. Para isso será necessário ter o conhecimento básico. Vamos lá?
O que é preço e como ele é formado?
Sobretudo, trata-se da expressão utilizada para dar um valor monetário a um produto ou serviço. Sendo assim, consiste na técnica de análise interna de custos, despesas, investimentos, rentabilidade e comparação dos preços com os presentes no mercado. Nesse sentido, através dessas análises é possível estabelecer estratégias do ponto de vista financeiro e mercadológico, e assim calcular o preço que consequentemente agregará valor a empresa. A definição não envolve apenas a parte financeira do negócio mas também o setor de marketing, pois o preço dos produtos podem determinar o sucesso ou fracasso das vendas, podendo gerar ou destruir o valor da empresa.
O preço possui 3 principais funções:
- Passar a “imagem” do produto desenvolvido, podendo ser de alto ou baixo custo. Sendo que na maioria das vezes o preço também diz muito sobre a qualidade, mas não é uma regra;
- permitir a participação no mercado, a inserção de um produto ou serviço no meio comercial e;
- alcançar rentabilidade e lucratividade, ou seja, além de cobrir custos e investimentos, ainda proporcionar o lucro esperado.
O que você precisa saber
Primeiramente, para a formação de preços é importante conhecer alguns conceitos que fazem parte de sua composição. Sendo eles:
- Gastos: são todas as saídas financeiras da empresa, podendo ser divididos em custos, despesas e investimentos;
- Custos: são os gastos necessários para a produção de um item: relaciona-se a aquisição de mercadorias, serviços, mão de obra, depreciação das instalações e também juros, taxas e impostos.
Muitas vezes gastos e custos são vistos como algo negativo para o seu negócio, mas muito pelo contrário, tratam-se de investimentos que, no tempo e maneira certa trarão resultados positivos.
Quais são os critérios para definir o preço?
Então, para chegarmos ao valor de mercado precisamos definir o que são os seguintes pontos:
- Custo unitário: é a somatória do valor da matéria-prima, embalagens, mão de obra e todos os gastos relacionados à produção. Através dele é possível saber quanto custa cada unidade da mercadoria produzida.
- Custo direto: é o custo diretamente relacionado a produção do item, ou seja, a matéria-prima e a mão de obra.
- Custo indireto: é o custo que por não poder ser ligado diretamente ao produto é rateado e dividido proporcionalmente para cada unidade produzida. Por exemplo, energia elétrica e depreciação das instalações.
- Custo Fixo: relaciona-se aos valores que não sofrem alterações e compõem fixamente o orçamento da produção da mercadoria; como por exemplo, o valor do aluguel.
- Custos variáveis: são aqueles que passam por alterações ou correções de acordo com as unidades produzidas, por exemplo embalagens e matérias-primas.
- Custos totais: é a soma dos custos variáveis e custos fixos.
- Despesas Diretas: são relacionados diretamente ao faturamento, por exemplo impostos diretos, fretes, comissões e etc.
- Despesas indiretas: referem-se aos valores que não são diretamente ligados às vendas; como alvarás e licenças.
- Investimentos: são os gastos feitos para a aquisição de ativos e bens da empresa.
- Perda: são os bens ou serviços consumidos de forma não planejada ou anormal.
- Receitas: é a entrada de recursos financeiros na empresa, podendo ser bens ou direitos.
Atendendo aos objetivos do seu negócio
Acima de tudo, ao calcular o preço do seu produto é necessário identificar se este valor atenderá todos os objetivos do seu negócio. Destacamos os mais importantes! Sendo eles:
- Proporcionar a longo prazo o maior lucro possível, dando aos acionistas a sua riqueza.
- Aumentar a participação no mercado, assegurando os lucros futuros.
- Crescer a capacidade produtiva, sem desperdícios operacionais.
- Aumentar o capital aplicado, com a finalidade de tornar os negócios mais sustentáveis.
- Tornar o produto atrativo e competitivo diante da concorrência, passando confiabilidade e sendo justo quanto aos seus preços.
Como calcular o preço utilizando o método Markup
Inicialmente, para que tudo isso ocorra da melhor forma usaremos o método Markup. Trata-se do índice aplicado sobre o produto para a formação do seu preço de venda. Sendo assim, nada mais é do que a soma do custo unitário com a margem de lucro que se deseja obter, de forma que cubra todos os custos, despesas e impostos, e gere lucratividade.
Existem duas formas de calcular o preço utilizando o Markup. São eles:
- Markup Multiplicador: 1/ (1 – Custo total de venda)
- Markup Divisor: (Preço de venda – Custo total de venda) /100
Exemplo:
Supondo que a Loja X adquira uma Cama King Size no valor de R$ 2.500,00 obtenha estes custos/despesas e almeje o seguinte lucro:
Estrutura de custos | % |
Preço de venda | 100,00 |
ICMS na venda | 18,00 |
PIS/COFINS | 4,65 |
Comissões | 2,50 |
Despesas Administrativas | 5,00 |
Lucro Desejado | 20,00 |
Custo Total de Venda | 50,15 |
Obs: o Custo Total de Venda é a soma dos valores de ICMS, PIS/COFINS, Comissões, Despesas Administrativas e Lucro Desejado.
O Markup Multiplicador seria: (1/(1 – 0,5015)) = (1/0,4985) = 2,0060 e o preço de venda (R$ 2.500 * 2,0060) = R$ 5.015,00.
Podemos identificar os valores de cada custo, fazendo o cálculo para cada um deles:
Estrutura de custos | Valores | % |
Preço de venda | 5.015,0000 | 100,00 |
ICMS na venda | 2.500,0000 | 18,00 |
PIS/COFINS | 902,7000 | 4,65 |
Comissões | 233, 1975 | 2,50 |
Despesas Administrativas | 125,3750 | 5,00 |
Lucro Desejado | 250,7500 | 20,00 |
Custo Total de Venda | 1.002.9775 | 50,15 |
O lucro é de R$ 1.003,00 sendo o valor arredondado.
E o utilizando o método Markup Divisor seria:
Markup Divisor = (100% – 50,15%)/100 = 49,85%/100 = 0,4985. O preço de venda seria (R$ 2.500,00/0,4985) = R$ 5.015,04 com o arredondamento do valor ficaria R$ 5.015,00.
Então por que entender como calcular o preço?
Calcular o preço do seu produto é um passo trivial para o empreendedor. Assim como, estar ciente de todos os custos, impostos e investimentos que deverão ser feitos. Por isso é de extrema importância saber como definir o preço de forma que torne o seu produto competitivo, justo e qualificado, e que primordialmente agregue valor ao seu negócio aos olhos dos consumidores.
Então, entendeu como calcular o preço do seu produto? Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários.