Conube

Conube


dezembro 2016
D S T Q Q S S
« nov.    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Categorias


Como adquirir os primeiros clientes depois da abertura da empresa

Gabriel MarquezGabriel Marquez

Estatísticas apontam que a procura pelo serviço de escritórios de contabilidade online para migração e abertura de empresas tem crescido bastante nos últimos anos. Com  tantas empresas iniciando suas atividades a todo momento, vem a necessidade de auxílio no processo de captação de clientes – uma das grandes preocupações dos novos empreendedores.

Não é uma tarefa muito fácil, pois exige, entre vários outros fatores, um bom planejamento aliado a algumas estratégias de marketing e de vendas. O que novos empreendedores precisam ter em mente é que, às vezes, o processo é rápido, mas em muitos casos pode demorar até alguns meses. Isso é parte natural de todo tipo de negócio. Porém, há algumas dicas que podem auxiliar a empresa nova nesse momento de busca dos primeiros clientes. Veja a seguir:

1. Identificar o seu público alvo

Accountant-benefit_2384343bUma ideia inicial errônea é pensar que todo mundo pode ser seu cliente. Qualquer um pode chegar na sua loja e comprar, mas você certamente tem um público específico que deve atingir. Uma loja de materiais de construção, por exemplo, pode ter como cliente uma dona de casa que precisa de uma nova torneira, mas não é esse o público que vai movimentar o negócio. Nesse caso, são construtores, engenheiros, arquitetos, mestres de obras e demais profissionais ligados à área da construção. É preciso identificar e ter claro o perfil do seu cliente para poder dar a atenção que ele precisa.

2. Investir em marketing e divulgar

Este é um investimento necessário, especialmente para quem está começando. Invista em panfletos, jornais, revistas e principalmente em mídias sociais. Uma campanha de marketing bem planejada certamente vai atrair seus primeiros clientes. Lembre-se: uma boa campanha de marketing pode sair cara em primeiro momento, mas seus benefícios e o lucro obtido dela poderão ser vistos em longo prazo.

3. Inauguração

A inauguração é o momento perfeito para que todos conheçam o seu negócio e para aproximar os clientes em potencial. Um coquetel de inauguração rende muitos contatos. Tendo identificado seu público alvo, será mais fácil saber a quem mandar os convites.

4. Atendimento

Seu primeiro contato com o cliente será fator decisivo – a primeira impressão pesa bastante. Tenha sempre uma conversa amigável e firme, não deixe o cliente com dúvidas. Quando o atendimento for por telefone, email ou formulário de contato do site, responda às suas solicitações e convide-o a fazer uma visita à loja, se for o caso. Treine bem seus funcionários para que deem esse mesmo atendimento quando atenderem os clientes.

5. Tenha boas parcerias

internships-1O que uma cafeteria e uma banca de revistas podem ter em comum? A parceria. Um cliente chega na banca de revistas e compra um jornal. Ao sair, o dono comenta que ele pode ler enquanto toma um cafezinho e que ali pertinho abriu uma ótima cafeteria. Pronto, lá vai um cliente. Esse é apenas um exemplo, há vários outros casos em que uma atividade pode estar direta ou indiretamente ligada à outra trazendo benefícios mútuos.

Os primeiros clientes têm uma grande importância para a sua empresa. Eles serão os primeiros divulgadores do seu negócio, por isso, esteja bem atento e prepare-se muito bem. Treine bem os funcionários e acompanhe pessoalmente sempre que possível para garantir que a experiência seja um sucesso.

 Gostou das dicas? Acesso nosso site e veja mais sobre o assunto!

Comments 3