Fidelizar clientes é essencial para manter o seu negócio forte e conseguir fazer com que ele se desenvolva. Alguns empreendedores não confiam muito nesse tipo de estratégia, acreditam que o melhor é sempre conquistar novos consumidores. Porém, isso é um erro.
Com os clientes fidelizados, a sua empresa vai poder ter uma base de dados de compra e venda muito mais organizada. Isso vai facilitar todo o trabalho das equipes de marketing, atendimento e vendas, o que gera mais lucro.
Além disso, o cliente fiel é um dos principais protagonistas na hora de conquistar novos consumidores. As recomendações e avaliações são formas de atrair novas pessoas para comprar algum produto ou serviço seu. E quem faz isso são só os fidelizados, os que confiam no seu trabalho.
Porém, conseguir e fidelizar clientes não é uma tarefa tão fácil assim. Você precisa oferecer serviços de excelência em todas as etapas de venda e pós-venda. O cliente tem que se sentir atraído pela sua empresa, ler conteúdos relevantes, ser bem atendido, ter diversas formas de pagamento, preço justo, produto de qualidade, entrega rápida e vantagens após realizar a primeira compra. Só assim você vai conseguir de fato ter um cliente que abrace a causa da sua empresa e faça publicidade gratuita dela sempre que possível.
Confira, a seguir, 10 dicas de como fidelizar clientes por meio de um atendimento de qualidade:
1. Planeje todo o seu trabalho
A primeira dica é essencial para todo o resto de trabalho de fidelização de clientes. Você precisa ter tudo planejado: estratégias, técnicas, metas e situações. Quando mais organizado for o seu trabalho e da equipe de atendimento, mais fácil vai ser conseguir fidelizar os clientes.
Tenha uma base de dados, softwares e equipamentos específicos para fazer a gestão da equipe, dos processos e das vendas. Além disso, invista um bom tempo no planejamento. Se ele for feito da maneira correta, os lucros aumentarão e mais clientes ficarão satisfeitos com a sua empresa.
2. Conheça bem o seu cliente
Após o planejamento feito, você vai começar a usar e abusar do seu banco de dados. É lá que estão todas as informações sobre cada um dos seus clientes, e é com elas que você vai conseguir fidelizá-los.
Por isso, sempre que atender os clientes, retire o máximo de informações dele e guarde-as no seu banco de dados. Isso vai facilitar na hora de você oferecer lançamentos, promoções, ações, conteúdos, brindes e o que mais for necessário para fidelizar esse consumidor.
Quanto mais você conhecer o seu cliente, melhores serão as estratégias para mantê-lo fiel ao seu negócio. Tenha uma equipe própria para tomar conta desse banco de dados e passar para o time de atendimento todos os dados necessários.
3. Comunique da maneira correta para fidelizar clientes
Os gestores de marketing, comunicação, atendimento, vendas e o dono da empresa precisam se reunir para estabelecer como deve ser feita a comunicação da empresa.
Isso porque ela vai definir como a equipe de atendimento deve agir ao tentar fidelizar clientes. É preciso criar um padrão de linguagem, ter processos predefinidos e gerar um estilo de comunicação que boatos a respeito da empresa.
Quanto mais controle da comunicação os gestores tiverem, melhor vai ficar a situação da empresa em aspectos internos e externos. E isso vai fazer com que a equipe de atendimento tenha mais confiança para trabalhar na fidelização de clientes.
4. Avalie a satisfação do cliente

Não adianta fazer todos os processos e não passar por um momento de análise de resultados e métricas. Isso é de extrema necessidade para saber se as estratégias funcionam ou não.
Por isso, sempre avalie se o que a sua equipe faz é satisfatório para os clientes da empresa. Assim, vai conseguir calcular quais estratégias se mantêm e quais precisam ser extintas e trocadas por outras.
Essas avaliações podem ser feitas de diversas maneiras: e-mail marketing, formulário, uma conversa com o cliente na sua loja, e uso dos relatórios dos softwares de gestão de sua empresa são algumas possibilidades.
5. Encante o cliente
Para voltar a comprar na sua loja, o consumidor precisa estar encantado com o que encontrou em sua empresa. E em todos os sentidos: do preço até a qualidade do produto.
Para que esse encantamento ocorra, é preciso que a gestão de todas as equipes esteja bem feita e organizada. Assim, o seu negócio será exemplo de qualidade e credibilidade para os clientes. O que, além de fidelizar, também conquista novos consumidores.
6. Ofereça uma experiência única
O diferencial é muito importante para qualquer empresa. Não adianta você ter o melhor serviço do mundo em todas as áreas, se outros cinco concorrentes também trabalham com tamanha qualidade.
Por isso, ofereça uma experiência diferenciada, única para o seu cliente. Trate ele de forma diferente, ofereça um ambiente aconchegante e confortável, mesmo que a sua empresa seja online.
Quanto melhor o cliente se sentir dentro da sua loja ou site, mais feliz ele estará ao comprar algo seu, e com certeza voltará lá para se tornar um fiel consumidor.
7. Tenha produtos de qualidade
Ter produtos ou serviços de qualidade é questão de primeira necessidade em qualquer empresa. Não basta o atendimento ser sensacional, se o atendente engana o comprador.
O cliente precisa de fato adquirir um produto de alta qualidade para confiar naquela empresa, recomendá-la aos amigos e voltar a comprar lá. Por isso, invista sempre na melhor qualidade possível, mesmo que o preço seja mais salgado. A sua clientela agradece.
8. Priorize o cliente
A sua empresa precisa ter foco no cliente. Ou seja, ela precisa “ter sempre razão”. Por isso, escute o que ele tem a falar. Acate as sugestões, críticas e mude o que for necessário.
Faça com que o consumidor se sinta em casa, em um ambiente que lhe traga confiança, em um local que ele vai se sentir ouvido. Isso faz toda diferença! O cliente precisa se sentir dono daquilo, e isso só vai acontecer com respeito e foco.
9. Teste seus produtos
Não adianta achar que o produto é de qualidade: você precisa ter certeza disso. Por isso, sempre teste o que você está vendendo. Assim, vai ter propriedade para poder convencer aquele cliente a efetuar a compra.
Instrua também a equipe de atendimento. É muito mais íntimo e real quando o atendente diz para o consumidor: “realmente este produto é muito bom, tenho ele há um mês e nunca deu nenhum problema”.
10. Saiba conversar com o cliente
A sua equipe de atendimento precisa ser treinada. O atendente não pode de forma alguma se estressar, ser deseducado, grosseiro, impaciente, ou permitir qualquer outra situação deselegante.
Por mais chato que o cliente seja, discussões jamais podem acontecer. E você só vai conseguir isso com muito treinamento, capacitações, cursos, reuniões e um bom plano de cargos e salários para os funcionários da empresa.
Fidelizar clientes significa profissionalizar ainda mais o seu negócio. Se você é dono de uma empresa, confira este texto e tenha mais conhecimento para desenvolver o seu empreendimento cada vez mais!
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