Conube

Conube


dezembro 2016
D S T Q Q S S
« nov.    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Categorias


Como ganhar o mercado com a identidade visual do seu negócio

ConubeConube

Além dos detalhes de estrutura administrativa, operacional, jurídica e financeira de um projeto, há ainda um item importante, e muitas vezes ignorado, que faz toda a diferença na hora de tornar um negócio reconhecido no mercado: a identidade visual. Você sabe o que é? Entenda o conceito e descubra em 5 passos como ele pode te ajudar a ganhar o mercado.

Na hora de abrir um negócio, os empreendedores prestam atenção em tudo, mas quase sempre se esquecem da importância da identidade visual. Ela consiste no conjunto de elementos de design que representam visualmente um empreendimento, como as cores, o logotipo, o layout do site e o design das embalagens de produtos. E pesquisas comprovam: investir na identidade visual de uma empresa é investir no sucesso do negócio.

Por que a identidade visual faz você se destacar?

Segundo estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o investimento na qualidade da identidade visual de um projeto passa longe de ser uma futilidade: de acordo com a pesquisa, que envolveu entrevistas com empreendedores das áreas de transportes, construções, eletrodomésticos, equipamentos esportivos, entre outros setores, a criação de uma identidade visual de qualidade constitui um elemento estratégico para que um negócio ganhe o mercado. Isso se deve ao fato de que as pessoas associam a qualidade do serviço e/ou dos produtos de uma empresa à imagem que ela apresenta. Assim, se os elementos visuais do seu negócio forem de baixa qualidade, os clientes irão entender que a solução que você oferece também é de baixa qualidade.

Além disso, após o investimento na identidade visual, os empreendedores viram seus negócios conquistarem novos públicos e aumentarem o faturamento. De acordo com a pesquisa, no ramo de móveis, por exemplo, 83% das empresas passaram a ser mais competitivas no mercado. No ramo de moda e acessórios, os índices chegam a 95% quando se fala de conquistar novos clientes.

Agora que você já sabe o porquê de investir na qualidade do design do seu negócio, descubra quais são os 5 elementos essenciais para que você se destaque no mercado com a identidade visual da sua empresa.

Marcas - internoIdentidade visual: crie a sua e se destaque no mercado

A identidade visual de uma empresa é composta por vários elementos, e cinco deles são essenciais: logotipo, itens de papelaria, cartões de visita, materiais de divulgação e layout de site. Cada um possui características específicas e que, muitas vezes, envolvem outros elementos fundamentais relacionados à identidade visual. Para o sucesso do seu negócio, você deve prestar atenção neles:

Logotipo

Por ser o responsável pela primeira impressão visual do seu negócio no mercado, o logotipo diferencia a sua ideia em relação aos concorrentes e contribui para que a sua empresa conquiste o reconhecimento do seu público, além de também passar uma imagem de credibilidade para os clientes.

Em função da sua importância para a identidade visual de um negócio, o logotipo da sua empresa ou produto precisa ser criado com profissionais de qualidade. Além disso, é preciso pensar em outros detalhes:

Para pensar nesses detalhes, designers especializados fazem toda a diferença.

Cartões de Visita

O cartão de visita é uma espécie de convite para que seus clientes conheçam mais a fundo o seu negócio e as soluções que você oferece. Normalmente, ele traz o seu nome, o logotipo da empresa, o cargo que você desempenha e os seus contatos profissionais, como número de telefone, e-mail e endereço de site.

Criando o seu cartão de visita em uma empresa confiável, você terá o suporte adequado para pensar em alguns detalhes como:

Materiais de Divulgação

Criação de flyers, folders e banners são elementos-chaves para a construção da identidade visual do seu projeto. Se você criá-los com um conteúdo textual objetivo e um design de qualidade, eles podem ajudar na comunicação do seu negócio com os clientes, indicando para o público porque a sua empresa ou produto é melhor em relação aos concorrentes.

Para criá-los, é importante pensar também qual o seu objetivo com esse material. Você quer vender um produto? Captar novos clientes? Divulgar uma promoção? Definir as suas metas é fundamental.

Itens de Papelaria

Os itens de papelaria são fundamentais na identidade visual de um negócio, principalmente porque também podem atuar como uma forma de divulgação do projeto. Se a sua empresa tiver agendas e canetas com um design criativo, moderno e inovador, você vai chamar a atenção dos clientes e mostrar, de uma maneira diferente, a qualidade do seu empreendimento. Para estarem alinhados com a identidade visual do negócio, é importante que o layout respeite a paleta de cores da empresa, bem como a tipografia padrão.

Layout de Sites

Quando você precisa de um produto ou serviço, você prontamente procura por ele na internet, certo? Esse é um hábito comum a muitas pessoas. Sendo assim, perceba o potencial imenso que o seu negócio terá se ele puder ser encontrado na web. No entanto, não basta ter um site: é preciso ter um site que seja acessível para o público. Um layout confuso afasta os clientes e compromete possíveis vendas que o seu negócio poderia fazer. Seu precisa ser simples, objetivo, mas esteticamente interessante. Por isso, para conciliar esses requisitos e aproveitar todo o potencial do seu negócio no meio virtual, investir em um layout profissional é fundamental.

Muitos concorrentes seus já podem ter começado a trabalhar nas suas respectivas identidades visuais. Agora que você já sabe como usar o design a seu favor, invista no seu negócio e crie a identidade visual do seu negócio.

* Esse artigo foi escrito pela equipe da Logovia.

Comments 2