Conube

Conube


dezembro 2018
D S T Q Q S S
« nov.    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Categorias


Como investir melhor e ter mais renda para o seu negócio

Por Débora Duarte e Bernardo Pascowitch, do Yubb *

ConubeConube

Pagamento de fornecedores, funcionários, aluguéis, impostos, ferramentas, água, luz, prestadores de serviço, comissões… O empreendedor possui uma lista gigante de gastos no mês! É muito dinheiro saindo e toda renda extra é bem-vinda.

Cortar os gastos supérfluos é uma “lei” na vida de um dono de negócio. A maioria das pessoas economiza cada centavo para poder investir na própria empresa, mas algumas se esquecem de investir o próprio dinheiro. Ao colocar o dinheiro que sobra em aplicações financeiras, você estará se organizando para ter uma renda extra e ganhar cada vez mais.

Neste post, nós, do Yubb, vamos te mostrar como funciona um investimento financeiro, quais são as melhores opções para os empreendedores e, é claro, mostrar um passo a passo muito simples sobre como investir melhor e ter mais dinheiro para fazer o seu negócio prosperar. Vamos lá!

[INFOGRÁFICO] Como investir melhor e ter mais renda para o seu negócio

O que é um investimento financeiro?

Para quem não sabe, um investimento é aquilo que você faz na espera de receber algo em troca. Você deve estar pensando “Eu faço isso todos os dias com o meu negócio! Invisto tempo, dinheiro e mão de obra pensando no lucro que isso vai me trazer no futuro” e, sim, você está certo! Você está investindo na sua empresa 😉

No entanto, aqui vamos falar sobre os investimentos financeiros. São aqueles em que você deixa o seu dinheiro com uma instituição financeira (como um empréstimo) e, em troca, você recebe os juros daquela quantia, que é o rendimento do investimento.

No geral, todo o dinheiro que sobra no bolso de um empreendedor vai para a sua empresa. Isso não deixa de ser um tipo de investimento, mas é muito importante que você poupe um dinheiro por mês para colocar em aplicações financeiras. Dessa forma, sempre terá uma renda extra!

Sim, quando você investe o seu dinheiro em bancos e corretoras, você vai receber um rendimento “sem precisar fazer nada”. Para quem é empreendedor, ter uma renda extra pode ser algo muito interessante para ter mais dinheiro.

Existem diversos tipos de investimento. No geral, eles são divididos entre renda fixa, renda variável e fundos de investimento.

Renda fixa são os investimentos mais conservadores e com pouco risco. Eles podem ser garantidos pelo governo (Tesouro Nacional) ou pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), ou seja, são opções seguras. Exemplos em renda fixa: Tesouro Direto, CDBs, LCIs, LCAs, RDBs e etc.

Os investimentos mais arriscados estão na renda variável, como por exemplo ações na bolsa de valores, criptomoedas e etc. Já os fundos podem ser mais seguros (como os fundos de renda fixa) ou mais arriscados (como os fundos imobiliários).

O que é adequado para o empreendedor?

Normalmente, o empreendedor não pode correr o risco de perder dinheiro, ou seja, possui um perfil mais conservador. Isso significa que a melhor opção para o dono de negócio é colocar a maior parte do seu dinheiro em renda fixa.

Perceba que nós dissemos “maior parte” e não “tudo”: é muito importante diversificar! Um bom investidor é aquele que não deixa todos os ovos em uma mesma cesta 😉 Ou seja, mesmo que você tenha pouco apetite a risco, é sempre bom ter diferentes tipos de investimento em sua carteira para obter uma alta rentabilidade.

Outro ponto muito importante para o empreendedor é a liquidez. Os investimentos podem ter liquidez diária ou liquidez no vencimento. Em outras palavras, você pode resgatar o seu dinheiro a qualquer momento (diária) ou o seu dinheiro ficará “preso” até o dia combinado (no vencimento). Para um empreendedor, a melhor opção é investir em aplicações com liquidez diária.

É o cenário perfeito, né? Ao invés de deixar o dinheiro parado em uma conta corrente ou na poupança, você aplica em investimentos conservadores (muito seguros) e com liquidez diária (podendo resgatar a qualquer momento). Assim, a quantia estará sempre rendendo e você terá mais renda para investir no que importa para você: seu negócio.

Passo a passo para investir melhor

Se você já entendeu quais são as melhores opções para o empreendedor, agora só falta investir (ou investir melhor)! Como já dissemos, não importa se sobre muito ou pouco dinheiro, o importante é colocar a mão na massa para começar a investir e ter uma renda extra.

Separamos um breve passo a passo para você investir melhor e ter mais dinheiro para o seu negócio:

1. Defina o seu perfil investidor

Você é conservador, moderado ou agressivo? Os empreendedores costumam ser mais conservadores, mas nada impede que você goste de arriscar um pouco para obter rentabilidades maiores. Saber o seu perfil é o primeiro passo.

2. Escolha as características que te interessam

Você está procurando investimentos com a garantia do Fundo Garantidor de Créditos (FGC)? Ou que tenham uma rentabilidade maior que o IPCA (taxa de inflação)? Ou só está buscando o maior retorno? Tenha definido o que é mais importante para você para escolher aplicações que tenham essas características.

3. Compare as opções

Essa é a hora de pesquisar! Depois dos dois passos, muito provavelmente você já imagina que tipo de investimento procura (renda fixa ou variável, por exemplo). Agora é só entrar no Yubb, digitar quanto você quer investir e por quanto tempo e ver as opções disponíveis. A partir daí, fica muito mais fácil escolher.

4. Conheça diferentes instituições financeiras

Muitas pessoas ficam “apegadas” ao banco que possui conta corrente, mas, no caso dos investimentos, é importante conhecer as diferentes opções do mercado. Dica: instituições financeiras menores costumam oferecer mais rentabilidade que as maiores.

5. Abra conta e aplique

Gostou do investimento que viu no Yubb? Tem tudo a ver com o seu perfil investidor e com as características que você procura? Abra conta na instituição (é totalmente online e gratuito!) e transfira o seu dinheiro para começar a investir.

6. Continue analisando os investimentos

Siga procurando as melhores opções de investimento pelo Yubb. Todo mês, pegue o dinheiro que sobrou e invista! Isso vai fazer com que você sempre ganhe mais e possa ter mais renda para o seu negócio!

Consultoria Online

Gostou das dicas para você investir melhor? Acompanhe canal de YouTubeblog do Yubb para sempre ficar por dentro de tudo que acontece no mundo dos investimentos =) Se tiver alguma dúvida, é só deixar nos comentários.

* Débora Duarte

Débora é produtora de conteúdo no Yubb e formada em jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

* Bernardo Pascowitch

Bernardo é fundador e CEO do Yubb, buscador de investimentos totalmente gratuito para qualquer pessoa encontrar opções para aplicar melhor seu dinheiro. Bernardo é formado em direito pela Universidade de São Paulo (USP).




A Conube é mais que uma contabilidade. Oferecemos uma solução personalizada que permite aos empreendedores controlarem seus negócios de uma forma completa e 100% digital, em um único lugar: gestão financeira, planejamento tributário, pagamento de contas, prospecção de negócios, consultoria, além da contabilidade totalmente automatizada.