Como mudar o ramo de atividade da sua empresa?

Mudar o ramo de atividade

Muitas vezes o ramo da sua atividade empresarial necessita de mudanças para alcançar os lucros pretendidos. O cotidiano demonstra que muitos empresários, com o passar do tempo, mudam ou expandem o ramo empresarial a que estão acostumados. Contudo, muitas dúvidas surgem: Qual é o procedimento adequado? Preciso de um escritório de contabilidade para isso? O que devo fazer para mudar o ramo de atividade da minha empresa? Neste post, respondemos alguns de seus principais questionamentos.

O que é necessário para mudar o ramo de atividade da sua empresa?

Inicialmente, é necessário mudar o ramo de atividade no contrato social da empresa, principalmente na cláusula relativa ao objeto social. Após esta mudança, é obrigatório comunicar a Junta Comercial para que ela proceda a averbação da alteração no contrato social. Portanto, tanto o acréscimo de atividade ou a modificação da mesma têm de estar dispostos no contrato social e comunicados à Junta Comercial.

Em seguida, é necessário correr atrás dos órgãos em que seu negócio está registrado e prestar informações das alterações realizadas. Não fazendo isso, a sua atividade é considerada irregular. E com relação às empresas que possuem atividades com contribuições ao ICMS? Bom, neste caso, é inevitável o enquadramento fiscal junto à Secretária da Fazenda do respectivo estado. Além disso, é importante comunicar à prefeitura em relação à mudança do ramo de atividade a fim de evitar futuros problemas envolvendo o alvará de funcionamento. Já se a atividade empresarial tem relação com órgãos como CRECI, SUSEP,CRC, dentre outros, é importante a comunicação e posterior atualização junto a esses órgãos.

Atenção para outras alterações

Após ter um ramo de atividade definido existem questões legais e tributárias referentes a tal atividade. Logo, quando ocorrer uma alteração ou adição de novas atividades, pode surgir a necessidade referente a novas licenças e novos tributos que outrora não existia. Existem atividades, por exemplo, em que o empreendedor não mais poderá optar pelo Simples Nacional. Com a alteração do Contrato Social, novos impostos vão surgir, inclusive, com alíquotas diferentes das que o empresário estava acostumado. Enfim, é primordial muita atenção na hora de mudar a ramo de atividade da sua empresa.

Preciso de um escritório de contabilidade?

Escritório de ContabilidadeContratando um escritório de contabilidade você alcançará a eficiência necessária no momento da alteração do segmento empresarial. Para que todos os trâmites ocorram da maneira correta, é importantíssima a prestação de serviço contábil. Assim sua empresa não será considerada irregular. É a melhor forma de realizar uma gestão sobre o patrimônio e analisar os resultados obtidos, fatores determinantes para futuros investimentos e para o crescimento contínuo do seu negócio.

O papel do contador é de vital importância para o novo ramo de atividade da sua empresa. Esse profissional regulariza tudo frente aos mais variados órgãos competentes e também será responsável por analisar seu novo foco empresarial. Desta forma, você terá todas as informações sobre os novos tributos a serem cobrados. Dessa forma, você entenderá se o novo ramo será mais vantajoso ou não para a sua gestão e seus lucros reais.

Este artigo foi útil?

Sinta-se à vontade para comentar e compartilhar 😉

Quero abrir minha empresa sem sair de casa

Quero uma contabilidade prática e digital

Trazer sua contabilidade para a Conube é simples e seguro.

Este site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Politica de privacidade.