Se você tem um negócio, sabe que burocracia faz parte do seu dia a dia e te faz perder muito tempo, certo? Ninguém gosta de perder tempo com muitos papeis. Para o empreendedor, esse pode ser um problema ainda mais complexo de se resolver devido à falta de estrutura e orçamento para contratar parceiros para ajudar nisso. Saiba como evitar burocracias na contabilidade e como lidar com os papeis. Evite problemas de gestão gerados pela má administração do seu negócio.

Conheça suas obrigações com a contabilidade

Sabemos que estar por dentro de todas as leis e impostos e tudo que envolve a adequação do seu negócio às responsabilidades é muito complicado. Para saber tudo, é necessário entender suas operações com detalhes, ler sobre a legislação vigente, se atualizar constantemente e manter as finanças sempre organizadas.

Organização é essencial

Notas fiscais de compra, de venda, para consumidor, pessoa jurídica, fornecedor… é muito papel. São muitas as obrigatoriedades fiscais do empresário para se manter em conformidade com a lei.

Para conseguir ter uma gestão eficiente e evitar burocracias na contabilidade, é muito importante conseguir se organizar. Veja algumas dicas para fazer isso:

  • Mapeie todos os seus processos de negócio (compras de matéria-prima, produção de bens, fornecedores, vendas, revendas, entre outros)
  • Saiba quais são as notas que devem ser geradas em cada etapa dos processos;
  • Quem são os responsáveis? Onde e como é feito esse controle?

Mapear todas as etapas e ter isso organizado é importante para que o empresário possa ter uma visão mais global de prazos e processos necessários para o funcionamento correto da sua operação.

Visualização é importante

Veja como evitar burocracias na contabilidade

Depois de organizar, não se esqueça de deixar todas essas informações bem visuais e fáceis de entender. Assim, qualquer pessoa que precise visualizar isso, vai conseguir entender.

Que tal ter uma planilha automatizada para ter acesso a essas informações? Há alguns modelos gratuitos disponíveis na internet para isso.

Além de planilhas, há também sistemas de gestão de PDV e outras modalidades de negócio. Isso tudo possibilita que o empreendedor tenha acesso a relatórios gerenciais que auxilam nessa organização. Ademais, já é possível também automatizar o envio das notas fiscais ao seu contador no final de cada mês.

Comunicação mais fluida

Com a organização e gestão mais eficientes, é hora de pensar na parte da comunicação. Sabemos que manter um contato saudável entre você e seus fornecedores pode ser um problema constante. Que tal, então, fortalecer o relacionamento facilitando o processo?

Mantenha parcerias fortes em que cada empresa foque seus esforços em ajudar a outra em sua área de expertise. Assim, todos os lados saem ganhando.

Parcerias são estratégicas

Conforme já mencionado, é muito importante contar com parceiros estratégicos e com um relacionamento forte. Além de fornecedores e prestadores de serviço, você também pode buscar, por exemplo, contabilidades online e sistemas de gestão que te ajudem a desburocratizar seus processos por meio da automação.

Aproveite a tecnologia para evitar burocracias na contabilidade

Por fim, mas não menos importante, aproveite a tecnologia!

Com o avanço no desenvolvimento de softwares de automação comercial e o aparecimento de contabilidades online, ter uma gestão eficiente e sem burocracia ficou mais simples. Você pode dizer adeus ao seu caderninho de anotações e àqueles milhares de papeis de notas fiscais. Também não precisa mais se preocupar com o envio dessas notas para o contador. Com um sistema de automação fiscal e comercial, é possível modernizar todo seu processo de vendas e ter as informações armazenadas na nuvem, sem burocracia.

Gestão eficiente e desburocratizada significa mais lucros e sucesso para seu negócio.

Gostou desse conteúdo? Comece a evitar burocracias na contabilidade. Compartilhe em suas redes sociais, ajude outros empreendedores a ter mais sucesso na gestão do negócio! 🙂

Migrar empresa para a Conube

* A PDVend é um sistema de gestão de ponto de venda que tem como objetivo ajudar o varejista a ter uma empresa mais eficiente e lucrativa. Fazemos isso trazendo tecnologia para o dia a dia do empreendedor e tornando-o mais produtivo para focar em atividades mais estratégicas para seu negócio. Com o app da PDVend, o empresário consegue emitir notas fiscais e enviar automaticamente para a contabilidade, gerenciar o negócio à distância e até mesmo controlar seu estoque.