Conube

Conube


dezembro 2016
D S T Q Q S S
« nov.    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Categorias


Guia definitivo para melhorar a conversão e layout de sites

Por Pedro Renan, da We Do Logos *

José Carlos R. JúniorJosé Carlos R. Júnior

Layout de sites e índices de conversão estão intimamente ligados. Sites com uma cara antiquada e amadora, além de não atraírem os usuários, podem ser ainda mais danosos para seu negócio, espantando-os ao gerar desconfiança e medo de se realizar uma compra ou mesmo de se preencher um formulário para receber uma newsletter através dele.

Por isso, longe de ser uma iniciativa meramente cosmética ou um investimento desnecessário, o capricho no layout de sites e a maneira como ele é organizado influenciam fortemente em sua conversão.

Nesta postagem vamos apresentar uma série de dicas para criar layout de sites e como fazer com que eles sejam mais efetivos, convertendo mais vendas ou outras ações de seu interesse, como a coleta de informações de usuários para transformá-los em leads, por exemplo.

6 dicas de criação de layout de sites e aumento de conversão

Conversão e Layout de Sites

1- O conceito de “Above the Fold”

Quando abrimos uma página na internet temos uma visão imediata de uma parte de seu conteúdo. Para acessar o resto, é necessário usarmos a barra de rolagem para ir descendo a página atrás de mais informações.

Segundo o conceito “Above the Fold”, todas as informações mais importantes para converter seus usuários devem aparecer nesta primeira visualização da tela. Entre essas informações, normalmente se destacam:

Não apenas estas, mas são as mais importantes na maioria dos casos.

2- Velocidade de abertura da página

O mundo voa e tempo é dinheiro. As pessoas usam a internet para agilizar a vida e não para esperar seu site abrir. Se isso não ocorrer em uns 3 a 4 segundos (estourando), as pessoas já desistiram. Por isso, nada de um layout para site tão complexo e cheio de animações que demore demais para abrir. Isso não significa fazer uma web page tosca. Apenas saiba dosar o que está fazendo. As imagens, por exemplo, têm que ser leves e não é necessária uma resolução superior a 72 DPIs para aparecerem com clareza na internet. Pense nisso também na hora de criar logotipo para site: que seja simples e leve!

3- Fácil de usar

A chamada usabilidade exige um layout para site simples de entender, intuitivo e fácil de usar, sem obrigar o usuário a ginásticas mentais para saber o que fazer para chegar aonde quer e encontrar a informação que procura. Na maioria das vezes, o excesso de cliques para se conseguir uma ação será a ruína da usabilidade de seu site e de sua taxa de conversão.

4- Elementos de confiança

Ainda existe muito preconceito com o e-commerce, pessoas que não confiam na segurança da internet e se recusam a converter vendas em sua página. Para elas, o layout de site deve conter alguns elementos que tragam confiança, dentre eles, podemos citar:

Melhorar a taxa de conversão

5- Call to Action em destaque

O Botão Call to Action (CTA) normalmente aciona a ação que você deseja converter, como uma venda, assistir a um vídeo ou baixar um conteúdo. Usualmente o layout para site reserva cores chamativas, como o vermelho ou laranja, que são mais efetivas para o CTA. Mas isso pode variar, não é uma regra infalível. Além disso, um bom CTA costuma ter um verbo de ação e é curto, passando também um certo senso de urgência. Ele pode ser complementado por frases que instigam a curiosidade e deixam bem claro o que vai acontecer ao se clicar no botão, sem gerar falsas expectativas.

6- Formulários com poucos campos

Da mesma forma que ninguém aguenta esperar uma página abrir, as pessoas tendem a não querer preencher formulários cheios de campos. Via de regra, quanto menos campos no formulário, maior a possibilidade de se conseguir as informações do usuário. Nome, telefone e email são mais que suficientes, na maioria das vezes.

Mas talvez você precise qualificar melhor seu lead para poder desenvolver ações mais estratégicas e com destinatários mais bem segmentados e quer descobrir a idade, localização, cargo na empresa ou outros dados. Nesses casos, você poderá tentar criar formulários mais extensos, com o risco de conseguir menos engajamento do público. É uma questão de tomar a decisão certa na hora certa ou variar seus formulários conforme suas necessidades do momento.

Estas foram algumas dicas de como fazer layout para site. Como você viu, é preciso investir na qualidade dos designers envolvidos e, para isso, você pode optar por uma solução econômica que tem atraído muitos empresários na hora de criar logo para site, e até criar nome para marca: usar sites de concorrência criativa, como o We Do Logos.

* Este texto foi escrito por Pedro Renan, CMO da We Do Logos, founder da Logovia e especialista em Inbound e Marketing de conteúdo.

José Carlos R. Júnior é jornalista, redator e revisor de textos. Trazendo uma experiência de mais de 10 anos gerenciando editorias em diversas mídias online e impressas, é hoje o responsável pela gestão de conteúdos e de comunicação da Conube.

Comments 0
There are currently no comments.