Livros para arquitetos: conheça 7 sugestões imperdíveis

Livros para arquitetos

Qualquer que seja a sua área de atuação, é importante manter-se atualizado acerca das inovações no campo de trabalho e, como todo bom profissional, ter a sua biblioteca particular e possuir obras de referência para solidificar ainda mais a sua formação. Pensando nisso, separamos hoje sete livros para arquitetos, obras que todo arquiteto deveria ler, mas que são obras que também podem ser apreciadas por estudantes, leigos e todos que se interessarem pelo assunto.

Conheça 7 livros para arquitetos

1. Arquitetura comentada: uma breve viagem pela história da arquitetura – Carol Strickland

É essencial por mostrar, em uma linguagem simples, toda a história da arquitetura. A autora passa por milhares de anos, desde as antigas construções – quando a palavra arquitetura ainda nem existia –, até obras mais recentes, mostrando toda a evolução da área. Por fornecer um panorama geral acerca da arquitetura, esse livro é indicado não só para pessoas da área, mas para todos que queiram conhecer mais sobre o assunto.

2. Por que os edifícios ficam de pé – Mario Salvadori

Esse livro também tem o intuito de formar um panorama acerca dos desdobramentos na história de arquitetura, mas, em sua abordagem, foca nos avanços do que tange às estruturações e materiais das edificações. O livro conta ainda com uma descrição introdutória sobre os sistemas construtivos mais antigos e simples, até os mais modernos e complexos, mostrando conceitos e técnicas variadas com uma linguagem acessível.

3. Urbanismo ecológico –  Mohsen Mostafavi e Gareth Doherty

Essa é uma obra muito atual e de referência para a área de urbanismo. Sua primeira edição é de 2014 e surgiu a partir da compilação de diversos textos expostos em Harvad. Nesse livro, você encontrará a visão de diferentes autores sobre as discussões que tentam integrar o urbano e a natureza.

4. Paulo Mendes da Rocha: obra completa – Daniele Pisani

Nascido em Vitória, Espírito Santo, ele é um dos mais renomados arquitetos e urbanistas brasileiros. Veio na esteira dos arquitetos modernistas, e já ganhou o prêmio Pitzker – o mais importante da área – em 2006. O livro segue uma rígida ordem cronológica, mostrando desde os anos de formação acadêmica até suas mais recentes obras.

5. As curvas do tempo: memórias – Oscar Niemeyer

Celebrado ao redor do mundo e o mais notório arquiteto brasileiro, Niemeyer foi um vanguardista e deixou um legado memorável. Esse livro, publicado pela primeira vez em 1998, não é, essencialmente, um livro sobre arquitetura, mas traz uma coletânea de textos do autor sobre vida, família, profissão e, claro, algumas de suas obras. Apesar de não ter grandes detalhes técnicos, é essencial por mostrar o lado íntimo e afetivo de um dos maiores arquitetos do mundo.

6. Tudo sobre a casa – Anatxu Zabalbeascoa

Tudo sobre a casaEsse é um discurso apaixonado e complexo sobre o tema. Com uma visão antropológica da área, Anatxu mostra a evolução das moradias e de como fomos nos adaptando e dividindo o espaço da nossa casa com a tecnologia ao longo das décadas.

7. Urban sketching: guia completo de técnicas de desenho urbano – Thomas Thorspecken

Com esse título, o autor mostra alguns princípios rudimentares de desenho, até questões específicas urbanas. Também mostra técnicas e ilustrações de vários autores, fazendo deste um dos livros mais completos sobre representações gráficas.

Com essa lista, você já pode escolher qual será sua próxima leitura. E então, quais serão os próximos livros para arquitetos que você irá adicionar à biblioteca do seu escritório? Caso você ainda não tenha um, confira o nosso post sobre como abrir o seu próprio escritório de arquitetura.

Este artigo foi útil?

Sinta-se à vontade para comentar e compartilhar 😉

Quero abrir minha empresa sem sair de casa

Quero uma contabilidade prática e digital

Trazer sua contabilidade para a Conube é simples e seguro.

Este site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Politica de privacidade.