Oportunidades de mercado para profissionais de TI freelancer

Oportunidades de mercado para profissionais de TI freelancer

Assim como em outros segmentos, os profissionais de TI freelancer estão se tornando cada vez mais populares. Pela flexibilidade de horários, a oportunidade de obter renda extra ou até mesmo pela crise econômica que o país enfrenta – atualmente são 14,2 milhões de desempregados no Brasil, segundo dados recentes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) – muitos especialistas em tecnologia estão optando por trabalhar por conta própria, tanto como pessoa física, quanto pessoa jurídica, abrindo um CNPJ como pequeno empreendedor.

O Gartner, um dos institutos mais renomados do segmento, previu um avanço de 2,9% nos investimentos de TI em 2017. O que pode garantir uma evolução ainda maior do mercado e de oportunidades para os interessados. Em um setor com tantos desdobramentos, confira algumas das principais tendências, de acordo com os Doutores em Tecnologia da NetSupport.

Em que segmentos os profissionais de TI freelancer devem investir?

O suporte remoto aos usuários, que já é bastante comum, deve se fortalecer daqui para frente. Segundo o Doutor em Tecnologia, Mauro Reis, o modelo tradicional, de suporte local em tempo integral, já é passado.

O Crescimento do IoT – Internet of Things – é uma das tendências mais mencionadas pelos Doutores em Tecnologia. Uma pesquisa do IDC apontou que os gastos com a Internet das Coisas devem chegar a US$ 737 bilhões ainda neste ano, com potencial para alcançar US$ 1,29 trilhão até 2020. Por ser um segmento recente, seu potencial é gigantesco. Os profissionais que decidirem se especializar em IoT agora farão um excelente investimento para seu futuro.

Com a evolução dos vírus e hackers mais habilidosos, o campo de Segurança da Informação continua sendo uma aposta certeira. Ameaças como os ransomwares ainda precisam ser estudadas a fundo, para se obter soluções mais eficazes.

Outros setores que também valem a pena

Profissionais de TI Freelancer
Designed by Freepik

O momento é da computação em nuvem! A demanda das empresas por serviços do tipo está em crescimento. Por isso, é preciso que os profissionais de TI estudem esse campo. Inclusive, a aceitação por parte de pequenas e médias empresas já é maior. Um estudo realizado na Alemanha, pelo Paessler AG, concluiu que aproximadamente 80% dos decisores de TI, em pequenas empresas, têm opiniões positivas sobre computação em nuvem. Um quadro oportuno para os especialistas em cloud computing.

É impossível não citar também o setor de mobile. São 7,1 bilhões de linhas móveis ativas no mundo, segundo a TeleGeography. Os smartphones são obrigatórios atualmente, e não param de surgir novos produtos para esse mercado.

Inteligência artificial e computação cognitiva são outros segmentos em ascensão e que devem começar a ser explorados o quanto antes.

O potencial das PMEs para os profissionais de TI

Segundo dados do Sebrae, em 2014, as pequenas e médias empresas são responsáveis por 27% do PIB do Brasil. Contudo, o portfólio de serviços para atender essas PMEs ainda é limitado.

Atendendo negócios de porte menor, os profissionais de TI podem encontrar um campo fértil e lucrativo de trabalho. Seja por conta própria ou através de plataformas que localizam essas oportunidades, como a NetSupport, que conecta profissionais de TI freelancer a empresas e possui mais de 5.000 especialistas em sua comunidade.

E aí, o que achou do post? Deixe seus comentários!

* A NetSupport é a transformação digital no mercado de suporte técnico. No modelo de Market Place, conectamos empresas de todo Brasil aos melhores profissionais de TI – os nossos Doutores em Tecnologia. Temos como missão democratizar o acesso à tecnologia, levando TI para todos! São oferecidos os mesmos serviços de qualidade, seja para empresas de pequeno ou grande porte. Desta maneira, proporcionamos oportunidades de serviços freelancer para especialistas de informática em mais de 200 cidades pelo país. Em até 2h os seus problemas de TI podem ser resolvidos! Assim, liberamos mais tempo, para que você se dedique às principais atividades do seu negócio.

Este artigo foi útil?

Sinta-se à vontade para comentar e compartilhar 😉

Quero abrir minha empresa sem sair de casa

Quero uma contabilidade prática e digital

Trazer sua contabilidade para a Conube é simples e seguro.

Este site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Politica de privacidade.