Roberto Justus dá dicas sobre empreendedorismo e liderança

Roberto Justus é um homem de sucesso. Além de dono de um dos maiores grupos de publicidade e comunicação do Brasil, ele também é apresentador de televisão. O empresário costuma dividir sua experiência em entrevistas, palestras e também já escreveu um livro sobre liderança. E é em Justus que buscamos as 6 dicas sobre empreendedorismo e liderança que você verá a seguir:

1. Seja um construtor

Em seu livro “Empreendedor: Como se tornar um líder de sucesso”, Justus discorre sobre o que é empreender e dá um conselho: seja um construtor. Empreender é um sistema como numa construção: por mais que haja modelos a serem seguidos, tudo o que a gente constrói deve ter um espaço para a vocação.

2. Visualize a longo prazo

Justos acredita que líder é aquele que tem a visão abrangente de longo prazo e consegue, a partir de sua inteligência emocional, habilidade de saber lidar com as próprias emoções e as de sua equipe. Em seu livro, o empresário defende que arrastar os liderados pelo caminho a ser seguido, usando do poder de persuasão e capacidade de influenciar as pessoas sem precisar apelar para o uso do poder é fundamental. “O autoritário é um inseguro que se mascara atrás do poder. O líder moderno atua em equipe, conhecedor que é da sinergia e criatividade do trabalho em equipe/time, e para isso procura desenvolver os seus liderados, utilizando e valorizando os treinamentos comportamentais como instrumento valiosíssimo do desenvolvimento pessoal, grupal e organizacional. Além disso, é claro, no dia a dia ele está muito voltado para o desenvolvimento e crescimento de seus liderados”.

3. Seja disciplinado com as finanças

Quando tinha apenas 14 anos, Justus decidiu que já era hora de andar por São Paulo sozinho. Como todo adolescente, se sentia incomodado de ir para a escola com o motorista. Ele queria se sentir mais adulto. Assim, passou a economizar dinheiro, deixando de comer lanche na escola e cortando custos desnecessários para juntar dinheiro e comprar uma moto. Dito e feito. Em pouco tempo conseguiu comprar sua moto – não sem a ajuda de seu motorista, que comprou em seu nome. O empresário acredita que um dos segredos de sucesso dos empreendedores está no controle de custos.

RobertoJustus4. Líder tem que ser objetivo

“Liderança é folow up. Liderança é acompanhamento. A primeira coisa que eu deixo claro para as pessoas que eu comando é o meu objetivo”. Com essa frase, Justus explicou a uma das participantes de “O Aprendiz” porque a estava eliminando. Para Justus, um bom líder orienta para que sua equipe não se perca no caminho.

5. Seja um bom negociador

Numa entrevista para João Doria Júnior, Justus disse: “Negociar é uma arte delicada e cheia de estratégias. Mas sempre surpreendente. Você nunca sabe quem vai encontrar pela frente, quais os pontos que são negociáveis, onde é melhor ceder ou não. É preciso saber o que trazer para a mesa de negociação e o que deixar de fora. A melhor negociação é aquela em que todos os envolvidos ficam felizes. Nunca se dê por vencido, a melhor negociação ainda está por vir”.

6. Assuma riscos

Em palestra durante a 12ª Convenção ABF do Franchising, que acontece até 28 de outubro, na Ilha de Comandatuba, na Bahia, Justus elencou as sete forças fundamentais para o sucesso pessoal e profissional. Entre elas estava a coragem. “A gente tem de acabar com as limitações que a gente cria. Para mudar, é preciso ter coragem para fazer as mudanças necessárias. O cavalo passa selado em alguma oportunidade. Você precisa ter a coragem de montá-lo”. Também numa entrevista para João Doria Júnior, o empresário disse: “Eu nunca vi resultados desassociados de uma certa dose de riscos”.

Gostou das dicas de Roberto Justus? Está se sentindo inspirado para colocá-las em prática? Comente conosco abaixo!

Este artigo foi útil?

Sinta-se à vontade para comentar e compartilhar 😉

Quero abrir minha empresa sem sair de casa

Quero uma contabilidade prática e digital

Trazer sua contabilidade para a Conube é simples e seguro.

Este site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Politica de privacidade.