Como abrir uma empresa de consultoria virtual?

Abrir empresa de consultoria virtual

A internet abriu várias portas para quem deseja abrir uma empresa de consultoria virtual. Com um serviço bem estruturado, você atende a clientes em qualquer lugar do mundo, expande sua atividade segundo suas necessidades, reduz custos estruturais e ainda alavanca a divulgação da sua marca com as ferramentas de marketing digital.

Mas o que ainda dificulta a entrada de muitos profissionais nesse mercado é a falta de conhecimento para estruturar o negócio, desde o planejamento até a execução. Se esse é o seu caso, não se preocupe, suas dúvidas acabam agora. Trouxemos para você um check list do que você deve fazer para abrir sua empresa de consultoria virtual!

Planeje-se para abrir uma empresa de consultoria virtual

A internet tem muitas facilidades, como a criação de um site em apenas algumas horas. Mas se você quer ter sucesso com sua empresa de consultoria virtual, invista em ter um planejamento estratégico adequado.

Elaborar um plano de negócio é o primeiro passo para entender a estrutura, os custos e os recursos envolvidos na abertura da sua empresa. Ele também ajuda a identificar suas estratégias de marketing e quais serviços você oferecerá para os seus clientes.

Avalie a viabilidade do negócio

Todo empreendimento envolve um investimento inicial, que pode ser bastante significativo no seu orçamento. Não esqueça de fazer a análise de viabilidade do seu projeto. Assim, você vai saber se tem dinheiro suficiente para investir e manter sua empresa em funcionamento até que dê lucro. Caso você não tenha conhecimento de finanças para fazer essa análise, busque a ajuda de um profissional.

Conheça o funcionamento jurídico e contábil

Cada empresa possui suas peculiaridades legais, contábeis e tributárias, que definem, por exemplo, em qual regime de tributação sua empresa se encaixa, se é possível ter sócios ou não, a responsabilidade civil e criminal sobre as ações da empresa, entre outros quesitos.

Conhecer essas leis e normas é fundamental para que você não tenha problemas futuros com o funcionamento da sua empresa. Proteja-se com o máximo de informações possíveis e conte com a ajuda de um contador no momento da abertura. Somente este profissional poderá dizer com precisão quais são os requisitos para formalizar o seu negócio.

Formalize-se

Muitos empreendedores vivem à margem do mercado porque ainda não formalizaram suas empresas de consultoria. Além de não adquirirem credibilidade no mercado, ficam impedidos de emitir nota fiscal, de participarem de processos licitatórios ou concorrências e de prestarem seus serviços para outras empresas que necessitam da comprovação dos serviços para fazerem sua própria contabilidade.

Se você pretende fazer com que sua empresa de consultoria cresça, formalize-se. O contador pode fazer esse trabalho por você. Basta que você dê as diretrizes e diga que tipo de empresa pretende abrir. Se a sua área de atuação exige regulamentações específicas, o contador também poderá ajudar a obter a documentação necessária. Para começar a se formalizar agora, basta descobrir o melhor formato para abrir sua empresa e prosseguir.

consultoria virtual

Divulgue sua empresa de consultoria

Com tudo planejado e organizado, é hora de divulgar seu trabalho e começar a captar clientes. Seja paciente nesse momento e conte com a ajuda de amigos e colegas para fazer um boca a boca sobre a sua empresa de consultoria.

Mantenha-se sempre ativo nas redes sociais, participe de eventos, crie um site e um blog para sua empresa de consultoria e dê visibilidade ao seu talento. Logo os clientes começarão a aparecer e você precisará de alguém para cuidar do seu fluxo de caixa, do capital de giro, dos pagamentos e outras rotinas contábeis, por isso, tenha sempre a seu lado uma empresa ou profissional de contabilidade para agregar valor à sua atividade.

Precisa de ajuda para estruturar sua empresa de consultoria? Deixe seu comentário, nossa equipe terá prazer em respondê-lo!

Este artigo foi útil?

Sinta-se à vontade para comentar e compartilhar 😉

Quero abrir minha empresa sem sair de casa

Quero uma contabilidade prática e digital

Trazer sua contabilidade para a Conube é simples e seguro.

Este site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Politica de privacidade.