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Confira algumas dicas para a definição de metas da sua empresa

Gabriel MarquezGabriel Marquez

O grau de motivação de uma equipe de trabalho está diretamente relacionado às metas que são apresentadas ao grupo. As pessoas são movidas por desafios. O fato de terem um alvo, faz com que se sintam impelidas a direcionar seus esforços para cumprir o que lhes foi proposto e, mais tarde, poder colher os frutos de seu sucesso.

Ao estabelecer uma meta, a direção da empresa deverá considerar alguns fatores importantes para que o objetivo seja cumprido. Não podemos simplesmente querer aumentar as vendas ou a produtividade sem considerar alguns aspectos importantes que poderão influenciar o resultado final.

Hoje, mencionaremos dicas valiosas para definir as metas da sua empresa.

Não tenha olhos voltados somente para as vendas

Meta3É muito natural que, ao estabelecer as metas em uma empresa, o gestor tenha sua atenção voltada apenas para a obtenção de um volume maior de vendas. Esse tipo de proposta pode desmotivar os funcionários que não estão diretamente ligados à atividade. Colaboradores que não vendem terão a percepção de que sua contribuição para o cumprimento da meta não é importante. Ainda que os gerentes insistam em convencê-los, usando sempre os mesmos argumentos de que sua participação, mesmo sendo indireta, é importante, essa afirmativa não traz o mesmo efeito motivacional. Metas precisam estar sempre relacionadas a números e as pessoas precisam mensurar o grau de sua participação para se envolverem. Por isso a importância de estabelecer outros parâmetros, como redução de gastos internos, diminuição da margem de erro na produção etc.

Seja claro ao definir suas metas

Cada colaborador precisa conhecer o desafio para o qual está proposto. Isso se refere ao número que se deseja alcançar, seja em projeção nas vendas ou outro ponto, como o citado no item anterior. Uma meta pode ser dividida por equipes ou até mesmo por indivíduos, de acordo com a atividade envolvida e o perfil de cada colaborador. O fato é que cada pessoa deve saber o que fazer para atingi-la, já tendo seu papel definido na equipe.

Estabeleça premiações atraentes

Meta2Embora o reconhecimento público esteja entre os principais fatores motivacionais, uma premiação baseada somente na consideração poderá não durar muito tempo. É importante que o cumprimento da meta resulte em um prêmio de valor significativo, como uma comissão em dinheiro, uma participação nos lucros ou até mesmo uma viagem para aquele que se destacar no período. A premiação poderá beneficiar a equipe toda e também honrar individualmente algum colaborador que tenha se esforçado e obtido excelentes resultados individuais. A direção deve ainda ter o cuidado em não expor aqueles que não conseguiram atingir as metas. Uma meta bem estabelecida consegue contagiar a todos e o fato de não atingi-la não significa necessariamente que não houve empenho.

Mantenha o equilíbrio

Um grande erro dos gestores é lançar para a sua equipe uma meta impossível de ser alcançada. Espera-se que a equipe reaja e busque cumprir o seu objetivo. O fato é que ao perceber a impossibilidade de chegar ao número estabelecido, os funcionários poderão desmotivar-se e não se esforçarão para cumprir a meta. Por isso é importante que a empresa pense em um número que seja desafiador, mas ao mesmo tempo que seja possível de ser atingido.

As metas são o que movem o corpo funcional de uma empresa, por isso é importante defini-las com sabedoria. Analise cuidadosamente cada aspecto apresentado aqui e defina suas metas de maneira clara e objetiva.

E você, como define as metas em sua empresa? Comente abaixo!

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