Conube

Conube


dezembro 2016
D S T Q Q S S
« nov.    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Categorias


Como contratar os primeiros empregados da empresa

Taís PinheiroTaís Pinheiro

Quando o trabalho sobra e as horas faltam para dar conta de todas as atividades do seu negócio, chegou o momento de compartilhar as responsabilidades com alguém, ou seja, contratar funcionários. Para quem não tem experiência com recrutamento e seleção, podem surgir diversas dúvidas de como dar os primeiros passos em busca do profissional ideal para trabalhar com você. Por isso, nosso objetivo com este post é te ajudar a tornar esse processo mais fácil. Vamos lá?

De quem você realmente precisa?

Seria maravilhoso ter um “faz tudo”, mas as leis trabalhistas não permitem e, possivelmente, uma ou muitas tarefas não seriam cumpridas com a qualidade que você espera. Não sendo possível um milagre, você precisa definir o perfil do profissional que deseja contratar. Liste as atividades que esse profissional terá que desempenhar, quais serão suas responsabilidades, que conhecimentos são necessários, formação acadêmica, características pessoais e comportamentais. Com essa lista em mãos, parta em busca do seu colaborador ideal.

Acione sua rede de contatos para contratar os primeiros funcionários

Sempre tem alguém que conhece alguém que precisa de um emprego ou que está buscando uma nova oportunidade profissional. Quando você pede indicações, as pessoas costumam avaliar as melhores opções para não queimarem a si mesmas, ou seja, bons currículos podem aparecer. Lembre-se de comunicar os requisitos que você listou anteriormente, para deixar claro qual é a posição e qual o perfil de profissional que você deseja contratar.

Use as redes sociais a seu favor

Como contratar os primeiros funcionarios da sua empresaSem dúvida, o Linkedin é a melhor plataforma para se buscar candidatos. Nele, as pessoas concentram suas informações profissionais e você pode realizar buscas por palavras-chave, o que ajuda bastante na hora de identificar pessoas com as características que você está procurando. Mas, assim como o papel, o Linkedin também aceita tudo o que o usuário colocar lá, portanto, amplie sua pesquisa para outras redes sociais para avaliar as atividades e comportamentos dos seus candidatos na web.

A maioria das pessoas não usa as configurações de privacidade das redes sociais, o que significa que suas vidas estão expostas para qualquer um ver. Apesar de ser uma falha do usuário da rede social, é uma ótima forma de você avaliar suas escolhas antes de contratar funcionários.

Demore mais, mas escolha a pessoa certa

Você está buscando um novo funcionário há semanas e não encontrou aquele ideal, mas tem um que dá pra quebrar o galho por enquanto. Será que vale a pena? A resposta é não! Pense que, ao contratar um funcionário, você terá que arcar com encargos trabalhistas, tempo de treinamento, o período de ambientação desse novo funcionário com o trabalho e, acima de tudo, se precisar demiti-lo logo que encontrar uma pessoa melhor – e passará pela mesma jornada de busca outra vez. Sendo assim, opte por frear a ansiedade e espere um pouco mais para contratar funcionários que realmente agreguem valor ao seu negócio.

Prepare-se para as entrevistas

A entrevista é o momento em que você, de fato, conhecerá o candidato. Poderá ver como ele se comporta, se veste e se comunica, o que cria uma visão geral de como o profissional vai atuar na sua empresa. Além disso, é hora de comprovar tudo aquilo que está no currículo, perguntando sobre as experiências, pedindo detalhes e impressões.

Neste momento importante do processo seletivo, faça perguntas que desvendem as potencialidades dos candidatos, revelem suas inseguranças e que possam esclarecer todas as dúvidas que você tem em relação ao perfil dos selecionados. Ter um check list do que perguntar é uma boa maneira de não deixar escapar nenhum detalhe importante para a sua tomada de decisão.

Contratar funcionários não é tão difícil quanto parece, não é mesmo? Lembre-se que você deve envolver um contador nessa contratação, afinal vai precisar fazer os recolhimentos trabalhistas. E por falar em contador, você sabia que pode utilizar serviços de contabilidade na nuvem? E que tal ganhar o mercado melhorando sua identidade visual? Esses dois assuntos estão esperando por você aqui no blog!

Graduada em Ciências Contábeis com extensão em planejamento tributário pela PUC-SP. Tem mais de 18 anos na área contábil, sendo 11 no setor de auditoria externa.

Comments 0
There are currently no comments.