Veja 3 dicas simples sobre como parar de procrastinar em casa e no trabalho

Como parar de procrastinar

Não são poucas as pessoas que vivem adiando compromissos. Em casa, é uma louça que é deixada para amanhã depois do cansaço da janta, a arrumação no guarda-roupa adiada para o próximo final de semana, uma reforma que é postergada para o próximo ano. No trabalho, a resposta de e-mails deixada para amanhã, reuniões adiadas para a semana seguinte, aquela tarefa chata que você nunca consegue finalizar. Neste cenário, o grande desafio é aprender a como parar de procrastinar e tomar as rédeas do tempo.

Como parar de procrastinar

Abaixo, apresentamos alguns passos iniciais para você parar de deixar para amanhã o que pode fazer hoje! Claro que há inúmeros dicas e estratégias sobre como parar de procrastinar e começar a deixar suas tarefas em dia, mas separamos três conselhos, que certamente serão muito úteis. Confira nossas dicas e faça uma experiência!

1. Divida as grandes tarefas em menores

Quando estamos com um desafio muito grande, é natural que fiquemos com preguiça e o adiemos. O problema é quando nunca o tiramos da mente. O segredo para o rendimento é dividir grandes trabalhos em pequenas tarefas. Se precisar fazer uma faxina na casa toda, por exemplo, divida toda a residência em áreas menores e vá limpando uma seção por dia. Por exemplo: na segunda-feira, limpe o banheiro; na terça, a sala; na quarta, o quarto, e assim vai. Isso fará com que uma grande limpeza se transforme em tarefas facilmente realizadas.

Isso vale para o trabalho também. Procure dividir em uma grande tarefa e tarefas menores. Sempre há uma maneira de fazer isso. A chance de você começar a tirar esse desafio da frente será bem maior. E o próprio fato de você ter organizado suas ações e tenha iniciado de alguma forma, já vai representar um incentivo a mais para seguir cumprindo as etapas que você determinou e concluir o projeto. Se tiver alguma dificuldade para se organizar quanto a isso, procure conversar com o seu líder, o seu chefe ou mesmo com algum colega que já tenha feito isso.

https://www.conube.com.br/trocar-contador?utm_source=blog&utm_medium=cta&utm_campaign=site-trocar-contador-v2

2. Crie metas possíveis de serem cumpridas

Nada de decidir que, em um dia, você irá organizar todos os armários, gavetas, cômodas, caixas e tudo da casa. Quando falamos sobre como parar de procrastinar, falamos sobre estabelecer metas possíveis de serem cumpridas. Isso fará com que você consiga atingir seu prazo e não frustre. Por exemplo, se você deseja redecorar sua casa, mas tem uma verba específica, crie um cronograma de quanto pode investir ao mês e vá fazendo isso aos poucos, de acordo com o investimento que você pode fazer no período. O mesmo vale para organização, limpeza e outras atividades do dia a dia de uma morada.

Em um escritório, isso vale para grandes trabalhos: não estabeleça cronogramas que não funcionam na prática. Isso pode atrapalhar o rendimento seu e o de sua equipe, que podem ficar ansiosos e se frustrarem com a meta não atingida. Saiba o seu limite e o do outro.

3. Reconheça seu esforço com pausas e presentes

São tantas as tarefas do cotidiano que é importante se dar um tempo e reconhecer o próprio trabalho. Crie recompensas que o estimulem. Por exemplo: “depois de eu responder todos os e-mails que recebi hoje, vou tomar um café”. São pequenos presentes diários que o estimularão a fazer o que é preciso. E se dê mais benefícios ao se deparar com desafios maiores: “vou me dar um jantar no meu restaurante favorito quando conseguir terminar este relatório”. Esses presentes irão funcionar como mola para te impulsionar a seguir adiante.

As pausas também são importantíssimas para o rendimento contínuo. Como são necessárias e recarregam suas energias, também podem ser encaradas como estímulos. Pense da seguinte forma: “assim que eu finalizar esta tarefa, vou parar por 10 minutinhos”. Pode ter certeza que esse tempo não será perdido. Você voltará renovado e mais preparado para encarar uma nova etapa de seus desafios.


* Este post foi escrito pelo nossos parceiros do Viva Decora, que reúne as melhores ideias de Decoração, Design de Interiores e Arquitetura em um só lugar. São milhares de fotos de ambientes decorados para inspirar quem quer criar o lar dos seus sonhos! Confira também o blog do Viva Decora Pro, onde você encontra dicas para se desenvolver na carreira.

 

Este artigo foi útil?

Sinta-se à vontade para comentar e compartilhar 😉

Quero abrir minha empresa sem sair de casa

Quero uma contabilidade prática e digital

Trazer sua contabilidade para a Conube é simples e seguro.

Este site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Politica de privacidade.