Como ter uma presença digital eficiente e alavancar seu negócio?

Estar presente nas redes sociais para ter uma presença digital eficiente

Nos dias de hoje, a necessidade de estar presente no ambiente digital está cada dia mais evidente. O mundo à nossa volta está se tornando cada vez mais digital e isso inclui também o mercado de empreendedorismo. Ter uma empresa fora do digital na era da internet é um risco muito grande. Por isso, neste post vamos dar algumas dicas de como você pode ter uma presença digital eficiente através de alguns passos simples. Confira a seguir o que preparamos para você!

Produza conteúdo

Para ter uma presença digital eficiente é necessário produzir conteúdo. Esse é o passo inicial que irá servir para todos os outros itens que iremos citar ao longo deste post.

A produção de conteúdos pode variar desde escrever um artigo para o seu blog, até produzir um vídeo para postar nas redes sociais. Ela é parte essencial do processo de digitalização e fará parte da maioria das plataformas que você irá explorar neste processo.

A criatividade é um requisito importante nesse aspecto. Pensar coisas novas para engajar seu público e conquistar clientes é um ponto positivo para sua estratégia digital. Conteúdos ricos como infográficos, guias, entre outros, são ótimas formas de ter uma presença digital eficiente.

Construir parcerias e buscar referências também é uma ótima ideia. Assim como no mercado offline, ter um bom relacionamento com empresas ligadas ao seu negócio pode ajudar sua empresa a ser reconhecida na internet.

Esteja nas Redes Sociais

As redes sociais são, sem sombra de dúvida, a maior tendência da atualidade. Para que sua estratégia digital tenha sucesso é fundamental que você invista em ter uma presença nas redes sociais.

Quais redes investir?

O ideal é que você esteja presente em todas. Para saber em qual você deve investir mais é necessário saber qual o foco de cada uma e onde o seu público-alvo se encaixa. As redes sociais mais utilizadas são:

Trabalhe uma presença digital eficiente

Facebook

O Facebook é a rede social mais utilizada no Brasil atualmente, chegando à marca de 127 milhões de usuários mensais. Nele você pode utilizar os mais variados tipos de conteúdos (imagens, vídeos, textos, gifs) criar eventos, fazer publicações, seguir empresas parceiras, responder comentários e mensagens, interagir com seu público e por aí vai.

Estar presente no Facebook é uma necessidade real para a presença digital eficiente da sua empresa, pois lá se encontram todos os tipos de públicos, de todas as idades, gêneros, classes sociais e regiões do país. Além disso, você tem um contato mais direto e pode falar especificamente com o seu público.

Crie uma página. Assim, você poderá colocar informações gerais sobre a sua empresa e o produto ou serviço que você oferece, além de ter acesso a uma análise de como o seu público está interagindo com a sua página.

Instagram

O Instagram é uma rede social que está em ascensão em meio ao mercado empreendedor. Nos últimos anos cresceu bastante e aperfeiçoou suas ferramentas para empresas. Segundo estatísticas do próprio Instagram, 80% dos usuários seguem pelo menos uma empresa.

O público na rede social costuma ser mais jovem. Usuários entre 16 e 29 anos, afirmam checar o Instagram mais de uma vez por dia. Essa rede social é exclusivamente para fotos e vídeos. Você pode utilizar a linha do tempo, para publicações que você queira que fiquem fixadas, ou os stories para publicações rápidas, que irão sumir em 24 horas.

Uma boa estratégia para a utilização do Instagram é apresentar para o seu público sua empresa por dentro. Mostrar as pessoas, a rotina de trabalho, a produção por trás do produto, entre outros detalhes. Desta forma, você humaniza sua marca e se aproxima do seu público.

Twitter

Diferentemente das outras redes, o Twitter é uma rede social muito ágil. O foco desta rede são textos de até 280 caracteres (é permitido postar imagens e vídeos, mas não é a finalidade). Com isso, o volume de publicações é muito grande. Enquanto você faz uma publicação, outras 8 já apareceram acima da sua, no mesmo minuto.

Além disso, a linguagem no Twitter é muito específica e bastante informal. Algumas empresas são cases de sucesso com a rede social, justamente pela capacidade de dialogar com o público sabendo usar essa linguagem através de um personagem que represente a marca.

Digamos que as tendências, os assuntos e os memes, em sua maioria, nascem no Twitter. É uma ótima ferramenta para ter uma comunicação descontraída, interativa e informal com o usuário.

YouTube

O YouTube é uma plataforma que vem crescendo cada dia mais. Hoje, é considerado o segundo maior buscador da internet, perdendo apenas para o Google. Isso mostra que as pessoas estão buscando a solução para os seus problemas na maior plataforma de vídeos da internet.

Os vídeos são uma tendência, isso não há como negar. Para marcar sua presença no YouTube, pense em uma estratégia para solucionar as dúvidas do seu usuário. Você pode falar mais sobre o seu produto, fazer tutoriais rápidos ou até mesmo vídeos institucionais falando sobre sua empresa. Enfim, vale a criatividade para ter sucesso através da plataforma.

Dica

Apenas criar uma página em cada rede social não é o suficiente. Para que sua presença nas redes sociais seja realmente eficiente é necessária uma periodicidade de publicações. Com isso, a rede social associa que você publica em tais dias e o alcance de suas postagens será maior.

Uma boa estratégia é criar uma linha editorial com as publicações que você pretende fazer e ir testando durante um período, vendo o que funciona e como o público interage. A linha editorial vai ajudar você a se organizar e também a planejar o seu conteúdo.

Mas lembre: as redes sociais estão mudando constantemente, assim como os assuntos mais falados. Use a linha como um guia e não como uma regra.

Dicas de ferramentas

Certas ferramentas podem ser uma mão na roda na sua rotina de produção de conteúdo para redes sociais. Algumas que podem ser úteis para você:

  • Buffer – Programação de publicação em redes
  • Canva – Criação de artes e layouts
  • Unsplash – Banco de imagens em alta qualidade
  • Piliapp – Banco de emojis para todas as redes sociais
  • Flaticon – Banco de ícones

Crie seu site

Ter o seu site é fundamental para ter uma presença digital eficiente

Um passo muito importante – se não o mais importante – para o seu processo de presença digital eficiente é a criação de um site.

Site ou página no Facebook?

Uma dúvida bastante frequente é “se eu já possuo uma página no Facebook, ainda assim eu preciso criar um site?”. Apenas uma página no Facebook (ou em qualquer outra rede social), por mais importante que seja para sua presença na internet, não é o suficiente.

Só um site pode sanar todas as suas necessidades. Nele você pode inserir todas as informações que você precisa e será muito mais fácil para o cliente encontrar o que procura.

Para criar o seu site, você precisa definir algumas coisas, como o tipo de site, o quanto você pode investir, em quanto tempo, a complexidade de suas informações. Tudo isso é preciso ser levado em consideração antes de você começar o processo de criação.

Invista em email marketing

O email marketing, atualmente, ainda é uma das formas mais eficazes de atrair clientes e, consequentemente, novos compradores e uma presença digital eficiente. Investir em email marketing parte importante para ter sua presença digital relevante. Para isso, você precisa levar em consideração alguns pontos:

Crie sua base

Antes de qualquer coisa, você precisa conquistar pessoas interessadas em receber o seu conteúdo. Para isso, você pode utilizar formulários no seu site ou blog para que a pessoa se inscreva para receber seus emails.

Divulgue seus produtos

Utilize o email marketing para divulgar os seus produtos ou serviços, através de campanhas chamativas, sejam elas promocionais ou não, no intuito de engajar o seu público.

Fale sobre sua empresa

Você pode usar o email marketing para apresentar sua empresa, através de campanhas institucionais, ou enviar algum conteúdo legal que você esteja produzindo.

Escolha uma ferramenta

Por fim, você precisa escolher uma ferramenta para enviar suas campanhas. Elas permitem que você crie suas mensagens, escolha para quem vai ser enviado e mais outros vários recursos.

E, então? Agora você já sabe o que precisa fazer para ter uma presença digital eficiente! O que achou? Deixe seus comentários!

[Site] Conheça Conube_v1

* Julius Breyer integra o setor de conteúdo da RedeHost – Empresa de hospedagem de site, registro de domínios e emails. Para conhecer mais conteúdos, acompanhe o blog.

Este artigo foi útil?

Sinta-se à vontade para comentar e compartilhar 😉

Quero abrir minha empresa sem sair de casa

Quero uma contabilidade prática e digital

Trazer sua contabilidade para a Conube é simples e seguro.

Este site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Politica de privacidade.