Conheça 7 motivos para você abrir sua própria empresa

Entre os cinco países que compõem o BRICS (Brasil, Russia, Índia, China e África do Sul), de acordo com o Sebrae, o Brasil é o que abriga as melhores condições para o empreendedorismo e apresenta os números mais animadores. Segundo o estudo Global Entrepeneurship Monitor, 71% dos empreendimentos nacionais surgem por oportunidade e 28% por necessidade. Ou seja, há mais gente criando negócios pelo prazer de empreender do que por falta de opções no mercado.

E você? Quando vai tirar aquela ideia da gaveta e empreender? Você está preparado para gerar seus próprios resultados e crescer por suas próprias ações? Está precisando de um bom motivo? Então comece vendo estes 7 motivos para abrir sua própria empresa:

1. Decidir seu próprio destino

Apesar de todas as dificuldades que os empresários enfrentam, especialmente no Brasil, o controle sobre suas próprias decisões é uma das mais fortes razões para não desistir. No seu próprio negócio, é você quem decide de que forma deverá agir, se deve experimentar e se arriscar. Assim como, está sob sua responsabilidade todas as consequências da sua escolha. Imagine ter a liberdade de pensar processos, produtos e serviços totalmente inovadores, sem ter um chefe para impedir seus experimentos, ou atividades enfadonhas de curto prazo para entregar?

2. Decidir sua rotina

Veja os motivos para abrir sua própria empresaNo seu próprio negócio, é você quem decide de que forma quer trabalhar; como quer se vestir, quais são os processos, quais os perfis de clientes quer atender… A escolha de onde quer trabalhar (em casa, na praia, no hotel, no café da esquina…), sem as preocupações com um número de horas pré estabelecidas por contrato CLT. Você organiza sua própria rotina, da maneira mais produtiva e motivadora!

3. Escolher seus sócios e funcionários

Ao empreender, você terá domínio sobre quem serão as pessoas que estarão contigo como sócios e, juntos, vocês decidirão quem contratarão para a equipe de funcionários. Com isso, diminuem as chances de ter surpresas desagradáveis como imcompatibilidades de valores e engajamento. A gente é muito mais motivado quando trabalha com as pessoas que gostamos ou nos identificamos. Ao escolher seus sócios e funcionários, você pode formar parceiros e amigos que lutarão por um objetivo comum sem competições mesquinhas.

4. Aprender constantemente

Além das habilidades técnicas que já possui, ao empreender você precisará buscar conhecimento em administração, gestão de pessoas etc. Você precisará estudar o mercado e estar em constante atualização, pois a competitividade é grande. Isso já te fará um profissional melhor. Além do desenvolvimento técnico, a movimentação do mercado e a competitividade te farão, naturalmente, exercitar sua criatividade. Você buscará inovar – e terá liberdade para isso -, sem que ninguém te reprima. Se você gosta de estudar, este também é um forte motivo para abrir sua própria empresa. O aprendizado nunca acaba.

5. Usar sua criatividade

O limite da criatividade, da quebra de paradigmas e da experimentação de ideias “fora da curva” estará em suas mãos. No seu empreendimento, é você que decide o que quer fazer para incrementar seus negócios. Você poderá deixar fluir as ideias e se cercarde pesssoas que o ajudarão a idealizar e prototipar processos, produtos, serviços etc.

6. Contribuir mais com a sociedade

Forte motivo para abrir sua própria empresaSe você é uma pessoa socialmente consciente, por meio de seu empreendimento será possível oferecer uma contribuição maior à sociedade. Além de gerar empregos, você pode, por exemplo, oferecer e incentivar o consumo de produtos ambientalmente sustentáveis. Há inúmeras formas de fazer mais pela sociedade com um empreendimento, como prestando serviços gratuitos a uma entidade filantrópica, empregando pessoas que normalmente são excluídas do mercado – ex-presidiários, pessoas transgêneros – etc. Você define de que forma pode ajudar – e isso é gratificante.

7. Ter mais chances de prosperar

Todos os seus esforços, experiência e energia estarão voltados para o seu negócio. Se você está cansado de dar o seu máximo e ter um reconhecimento financeiro aquém do que merece, então empreenda! Se o seu negócio for bem sucessedido – e você terá muita motivação para que isso aconteça – as chances de prosperar financeiramente aumentam consideravelmente. O tamanho dos seus resultados dependerão do tamanho da sua ambição e do esforço que você fará para alcançar as suas metas.
Ebook: O passo a passo para abrir uma empresa

Este artigo foi útil?

Sinta-se à vontade para comentar e compartilhar 😉

Quero abrir minha empresa sem sair de casa

Quero uma contabilidade prática e digital

Trazer sua contabilidade para a Conube é simples e seguro.

Este site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Politica de privacidade.