Ferramentas para se organizar no trabalho: conheça 5 opções gratuitas

Ferramentas para se organizar no trabalho

É inegável que a rotina de todo mundo está cada vez mais corrida. As tradicionais oito horas de expediente não parecem ser suficientes para dar conta de todas as tarefas. As informações chegam de diferentes fontes (e-mail, reuniões, WhatsApp) e a pressão por resultados exige que os profissionais respondam de forma cada vez mais rápida e aí é que as ferramentas para se organizar se tornam essenciais.

Nesse novo modelo, é um desafio focar no que realmente importa, o que torna a desorganização uma realidade para muitos. Se identificou com o cenário? Você não está sozinho. Mas é possível se organizar no trabalho! Use o planejamento como aliado, priorize as tarefas essenciais e saiba separar o que é urgente daquilo que pode esperar.

Ao saber dizer não e buscar manter a organização no dia a dia, você parará de perder tempo com atividades que não contribuem para um bom resultado, voltará a ter foco em pontos estratégicos e terá menos estresse no trabalho e mais qualidade de vida.

Veja algumas ferramentas para se organizar

Além de força de vontade e planejamento, ter acesso a ferramentas para se organizar no trabalho tornará sua missão muito fácil. Por isso, a seguir, confira 5 opções gratuitas. Continue a leitura e descubra como a tecnologia pode ser uma excelente aliada!

1. Asana

Uma das grandes dificuldades enfrentadas por quem quer se organizar no trabalho é saber o status dos seus projetos e o que cada pessoa do time está fazendo em cada um deles. Com a ajuda do Asana, esse acompanhamento fica bem mais simples.

Um dos principais recursos da ferramenta é o gerenciamento de diversos projetos, identificando as responsabilidades de cada membro da equipe e os próximos passos.

Conversas entre o time podem ser transformadas em tarefas e, além disso, há a vantagem de não ter mais que lidar com milhões de e-mails: todas as trocas de mensagem podem ser feitas dentro da própria plataforma.

2. Dropbox

Criar artigos, compartilhar trabalhos e acessar documentos e imagens de onde estiver. O Dropbox é uma ferramenta especialmente útil para profissionais com rotinas dinâmicas, que precisam ter acesso remoto a seus arquivos, seja pelo computador, tablet ou celular.

Aposte no aplicativo para resolver o velho problema de troca de arquivos em projetos conjuntos. Com o Dropbox, você pode criar slides em equipe. Sempre que alguém do time editar determinada parte do trabalho em uma pasta compartilhada, todos que fazem parte do projeto receberão as atualizações automaticamente.

3. Evernote

Cansado de escrever suas ideias em papéis e nunca mais encontrá-los? Com o Evernote, seu problema está resolvido!

O app permite a captura e compartilhamento de ideias nos mais diversos dispositivos. Ao guardar textos, fotos e páginas visitadas em um só lugar, você pode usar o tempo que perderia procurando algo em tarefas realmente importantes no seu trabalho.

4. Google Agenda

Ao adotar a agenda do Google na empresa, você nunca mais perderá uma reunião porque esqueceu de anotá-la no seu calendário de papel. A ferramenta permite que você programe lembretes, convide pessoas e até mesmo verifique a disponibilidade dos colegas de trabalho para encontros.

Outra vantagem é a acessibilidade. Como a agenda é totalmente integrada a sua conta do Google, você poderá acessá-la pelo laptop, smartphone ou tablet.

5. Trello

Uma das grandes vantagens do Trello é a flexibilidade. O app se adapta a diversos modelos de projetos, times e fluxos de trabalho. Comentários em determinado projeto podem receber feedback imediato, enquanto etiquetas ajudam na organização.

Para melhorar a ferramenta ainda mais, tudo isso acontece em uma plataforma visual. Você tem acesso ao que precisa com rapidez e dinamismo.

Viu só? Com o auxílio dessas ferramentas para se organizar, sua rotina de trabalho, seja como empregado ou freelancer, certamente ficará muito mais produtiva.

E agora, quer aprimorar um pouco mais sua jornada? Então não deixe de ler também nosso posto sobre os efeitos psicológicos da desorganização contábil e financeira.

Gostou do post? Deixe seus comentários dando suas dicas das ferramentas que você usa.

Este artigo foi útil?

Sinta-se à vontade para comentar e compartilhar 😉

Quero abrir minha empresa sem sair de casa

Quero uma contabilidade prática e digital

Trazer sua contabilidade para a Conube é simples e seguro.

Este site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Politica de privacidade.