O empreendedor precisa de contabilidade para ser MEI?

Quem tem interesse em abrir uma empresa, especialmente quando se trata de um marinheiro de primeira viagem, possui muitas dúvidas relativas aos procedimentos legais e sobre o que é ou não obrigatório. Aqui vamos tratar sobre a necessidade de contratar um escritório de contabilidade para dar sustentação à nova empresa. Por isso, caso você tenha dúvidas sobre esse assunto, poderá saná-las ao ler este artigo.

Microempreendor individual precisa de contabilidade?

Segundo a lei 128/2008 que trata de questões referentes ao microempreendor individual, MEI, não é obrigatória a contratação de um escritório de contabilidade ou a manutenção de um contador por parte de empresas que não ultrapassem R$ 60.000,00 (sessenta mil reais) de faturamento anual. Isso porque os impostos poderão ser recolhidos em valores fixos e mensais a partir de uma declaração de faturamento, através do Simples Nacional. O valor da receita de faturamento mensal não conta, pois é a 1soma do faturamento anual que não deve ultrapassar os R$ 60.000,00. De qualquer forma, não é necessária a contratação de um escritório de contabilidade por não necessitar de livros razão e diário para balanço. No entanto, essa iniciativa poderá diferenciar uma empresa no que diz respeito a lucratividade.

Em que a contabilidade pode ajudar o microempreendedor individual?

Vários fatores devem serem considerados na hora de contratar ou não um escritório de contabilidade, online ou não, para colaborar com a sua empresa, caso você esteja enquadrado no MEI. Entre esses fatores estão:

  • A saúde financeira da empresa passa necessariamente por uma boa organização contábil.
  • A contabilidade bem elaborada ajuda a entender os resultados obtidos.
  • O escritório de contabilidade orienta o empreendedor sobre diversos procedimentos.
  • Poderá considerar o contador como um parceiro de negócios. Sempre que algo esteja fora do padrão poderá pedir orientação.
  • Não corre riscos de cometer erros nas declarações por falta de experiência e ser penalizado por isso.
  • Colabora com o pontapé inicial da empresa. Momento de maior dificuldade para muitos, pois a abertura de uma empresa exige procedimentos distintos.
  • Elabora relatórios simplificados para facilitar o entendimento.

Procure tirar suas dúvidas sobre contabilidade e encontre profissionais capacitados.

Deixe um comentário!

* Para mais informações, acesse o Conube

Este artigo foi útil?

Sinta-se à vontade para comentar e compartilhar 😉

Quero abrir minha empresa sem sair de casa

Quero uma contabilidade prática e digital

Trazer sua contabilidade para a Conube é simples e seguro.

Este site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Politica de privacidade.