Com a correria do dia a dia, muitos empreendedores não conseguem cuidar das finanças de seus negócios como gostariam. Além da complexidade envolvida, pequenas empresas, muitas vezes, não podem contar com uma estrutura administrativa financeira. E para alcançar bons resultados, precisam ter cuidado redobrado com as finanças do negócio.

Além disso, eles também não se sentem preparados para assumir as complexidades financeiras da rotina da sua empresa. Você sabia que hoje pode terceirizar a gestão financeira do seu negócio? Neste artigo você vai descobrir como a terceirização pode ajudar você e a sua empresa, acompanhe.

O que é BPO Financeiro?

BPO é uma sigla que vem do inglês e representa Business Process Outsourcing, que significa terceirização da gestão de um determinado processo. Por isso, resumidamente, BPO Financeiro é quando você contrata uma empresa terceira para realizar a gestão das finanças  do seu negócio.

O BPO Financeiro será responsável por toda a sua gestão financeira e pode também realizar as atividades contábeis. Neste caso, a agilidade e controle aumentam ainda mais!

Para empresas com equipes reduzidas ou sem um responsável financeiro, a contratação de um BPO Financeiro garante a expertise necessária para a gestão financeira do negócio. Para empresas maiores, este modelo pode assumir atividades que prejudicam o andamento e desenvolvimento da equipe. Além de trabalhos manuais, que podem liberar os funcionários para funções mais estratégicas, por exemplo.

Quais as atividades de um BPO Financeiro?

Cada empresa apresenta necessidades diferentes e o trabalho de um BPO financeiro é também entender quais serviços podem ser terceirizados.

O BPO Financeiro deve conciliar diariamente todas as entradas e saídas do negócio. Gerenciar pagamentos de fornecedores, que inclui lançar contas a pagar na plataforma de gestão financeira. Ele pode ter acesso ao banco e agendar pagamentos para que o empreendedor autorize transações. Outra atividade que exige muito tempo dos empreendedores é a folha de pagamento de funcionários e emissão de notas fiscais.

O que é BPO Financeiro
O BPO Financeiro te ajuda também com indicadores de desenvolvimento do negócio e pontos de atenção

Veja outras funções em que o BPO Financeiro pode ajudar o seu negócio:

  • Elaboração do fluxo de caixa;
  • Gestão de indicadores;
  • Análise de crédito;
  • Gestão de documentos.

Vantagens de terceirizar sua área financeira

Sabemos que, para o empreendedor, a maior dor é a falta de tempo. E a gestão financeira é uma atividade que pede atenção redobrada. Assim, uma das vantagens ao se terceirizar a gestão financeira é poder focar no que realmente importa. Desta forma, deixando as burocracias financeiras com alguém que tem processos e métricas bem estruturadas.

Alem disso, você obtém maior controle de todos os recebimentos, saídas, vencimentos e gestão inteligente do seu fluxo de caixa. Assim, todo o processo apresenta melhor eficiência.

Por fim, é também uma opção que traz menor custo trabalhista. Aí você não precisa se preocupar em contratar.

Faz sentido para o seu negócio?

Antes de terceirizar as finanças do seu negócio é importante considerar alguns pontos.

  • Por mais que você tenha uma empresa dedicada a gestão financeiro do seu negócio este serviço será realizado de forma remota, então entenda se isso irá gerar algum problema operacional, por exemplo, necessidade de emissão de nota de saída, controle de estoque, etc.
  • Para pequenas empresas, muitas vezes a gestão financeira fica para um dos sócios do negócio. Entenda o quanto ocupar uma das pessoas mais importantes da empresa com questões financeiras está impactando o andamento do negócio.
  • Se sua empresa é uma startup e está validando o produto ou serviço, muitas vezes a equipe é pequena e cada nova contratação tem um grande impacto no negócio. Terceirizar a parte financeira pode ser mais barato e muito mais eficiente, já que você terá à sua disposição uma equipe de especialistas com vasto conhecimento e que pode ajudar também com métricas e informações necessários para conversas com investidores.

Como começar

Para novas empresas, a abertura da conta PJ é o primeiro passo para profissionalizar as relações financeiras do seu negócio. Tudo que passa por ali precisa ser registrado também em uma plataforma de contabilidade. A Conube hoje te ajuda a ter todos esses registros de forma fácil, prática, e 100% digital.

Seu BPO financeiro pode ter acesso tanto à sua conta quanto à sua plataforma de contabilidade e cuidar deles para você.

Conclusão

Terceirizar a gestão financeira pode ser uma grande oportunidade de focar no que realmente importa no seu negócio. Por isso, a área financeira precisa de muita organização e atenção desde a sua criação.

Agora que você já sabe como um BPO Financeiro pode te ajudar, coloque no papel suas maiores dores na parte financeira. Depois aproveite e conte com um BPO para te ajudar a focar no que realmente importa, o seu negócio!

* Este post foi escrito pelos nossos parceiros do Linker, que oferece soluções financeiras para a nova geração de empreendedores. Sem taxa de abertura de conta, mensalidade e tarifas abusivas, você cria sua conta PJ sem filas e papelada! Conheça a conta do empreendedor, faça seu cadastro clicando aqui.

CTA_Migração

Entendeu o que é BPO Financeiro e como ele pode impactar sua empresa? Então deixe seus comentários!