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Quer abrir uma empresa? Confira 5 coisas que empreendedores experientes gostariam de ter descoberto antes!

Gabriel MarquezGabriel Marquez

Pouco se fala sobre os erros que foram cometidos por pessoas bem sucedidas, afinal de contas, histórias de fracasso não rendem bilheteria. É sempre mais interessante relatar feitos heroicos e arrojados. Mas a verdade é que por trás de cada caso vitorioso também houve percalços, dificuldades e situações trágicas que pareciam impossíveis de serem transpostas, mas que serviram de estímulo para que homens e mulheres de sucesso trilhassem uma trajetória de sucesso.

Se fosse possível conversarmos com os grandes empreendedores de quem tanto ouvimos falar, certamente teríamos o relato de diversos acontecimentos que poderiam ter sido evitados, erros cometidos por eles que quase puseram tudo a perder. Se conseguirmos extrair o melhor desse aprendizado, que às vezes passa despercebido nas entrelinhas da história teríamos, talvez um manual do que não fazer, que seria de extrema importância para qualquer empreendimento.

Quer abrir uma empresa?

Se você tem o desejo de iniciar seu próprio negócio, ou quem sabe já até iniciou e encontra-se na informalidade, mas tem o desejo de dar um passo maior, ou mesmo de migrar sua empresa, as dicas a seguir serão muito valiosas. Elas resumem o que grandes empreendedores gostariam de ter conhecimento antes de abrirem suas empresas.

1) Aprender com os erros dos outros é mais vantajoso do que aprender com os seus próprios erros.

Independentemente do caminho que você decidiu trilhar rumo ao seu empreendimento, alguém já passou por ele e você pode economizar tempo ao espelhar-se nesse exemplo, além de extrair um aprendizado que lhe poupe esforços em vão. Gastar um período estudando a história de outros empreendedores e iniciativas que deram certo pode reduzir consideravelmente a probabilidade de prejuízos em seu negócio.

2) Conhecer o seu cliente é tão ou mais importante do que conhecer o seu produto.

Um erro muito comum cometido pelos empreendedores é focar excessivamente no produto e deixar de lado o cliente. Muitas pessoas apostam suas fichas em um novo artigo ou serviço que aparentemente terá boa aceitação pela inovação, praticidade, custo razoável, etc., mas quando chegam a colocá-lo no mercado, descobrem que não era isso que o cliente queria. Ações de marketing não se resumem a promoção de um produto, mas principalmente a conhecer e atender os anseios do cliente, de maneira segmentada ou generalizada. Uma boa pesquisa de mercado é imprescindível para evitar a surpresa desagradável de deparar-se com o fato de que seu produto não é atrativo. Conheça o seu mercado potencial antes de investir em um produto.

3) É preciso obter ajuda especializada.

Foi-se o tempo em que os negócios eram iniciados sem uma ajuda externa, apenas na base do conhecimento individual do empreendedor. Buscar ajuda de um profissional de contabilidade, por exemplo, antes de definir a forma jurídica ideal, ou de um advogado antes de formalizar um contrato de sociedade, é recomendável e evitará desgastes como a dissolução precoce de uma empresa por questões burocráticas ou até mesmo surpresas com dispêndios tributários impróprios.

4) Ter uma visão ampla do que ocorre no mercado direciona minhas ações.

É vital para sua empresa ou negócio que você esteja atento às novidades em seu segmento. Normalmente quem está conduzindo um empreendimento envolve-se tanto que não encontra tempo para perceber as mudanças ou as oportunidades que estão ocorrendo em seu ramo de atividade. Uma visão ampliada ajuda a definir o quanto deverá ser investido em novas tecnologias, podendo antecipar.

5) Não existe receita instantânea de sucesso.

Vivemos numa época de muitos atalhos e facilidades. Enquanto nossos avós cortavam e acendiam lenha para poder cozinhar, a geração presente aperta um botão e o fogo se acende. A tecnologia também trouxe consigo a falsa impressão de que tudo na vida poderia ser obtido com um clique e sem nenhum empenho, mas o certo é que o caminho para o sucesso é trilhado passo a passo. Uma conquista significativa muitas vezes não é obtida na primeira, segunda ou terceira tentativa. Uma empresa leva tempo para ser consolidada, e isso requer dedicação, esforço e comprometimento por parte do empreendedor.

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