Precificação de serviço: como definir o quanto cobrar dos clientes?

Escrituração Contábil para empresas do Simples Nacional

Precificar significa definir o preço dos seus produtos ou serviços, ou seja, quanto cobrar dos clientes. Precificar serviços é um pouco diferente dos produtos. Os serviços são coisas intangíveis, ou seja, não são visualizados ou sentidos, embora seja possível notá-los e perceber seus efeitos.

Ainda assim, é possível elaborar a precificação do serviço a partir de critérios semelhantes aos que são utilizados para uma mercadoria. Quer saber como? Confira neste post!

Quanto cobrar dos clientes?

Não há como depositar um serviço em estoque, bem como não há custos nem benefícios envolvidos com sua armazenagem. São variáveis e simultâneos (mesmo padronizados, variam entre os clientes, condicionados por circunstâncias, como o ambiente). Além disso, os serviços são oferecidos à clientela no exato instante em que são realizados.

Custos

Quais os custos que você necessita para realizar o serviço? Calcule o tempo médio gasto na feitura do serviço e multiplique-o pelo custo da hora do profissional contratado para realizar tal função. Por exemplo, se for um trabalho de eletricista, qual o valor da hora de trabalho de seu cargo? Faça o levantamento de todos os custos fixos da empresa, que envolvem aluguel, impostos, vencimentos de sua mão de obra, entre outros. É preciso que o preço oferecido seja suficiente para cobrir suas despesas.

Valor agregado

Que facilidades o serviço proporciona ao cliente? Essa questão está muito relacionada ao modo como o cliente interpreta o serviço. Ele pode achar que o serviço está barato ou caro conforme as vantagens oferecidas. Um serviço pode poupar tempo ao cliente, reduzir gastos, resolver um problema de última hora, evitar estresses e dores de cabeça etc. Isso tudo vai variar conforme o cliente, mas é possível estimar um valor material a partir de uma análise geral sobre o que esse serviço oferece de praticidade, economia e comodidade ao cliente.

Compare também a qualidade de seu próprio serviço com a de outras empresas da região. Se sua empresa oferece serviços melhores, com mais garantias e profissionais mais bem treinados, claro que ela possui valor superior.

Concorrência

É preciso ter referências no próprio mercado de serviços. A quantidade de empresas locais que oferecem o mesmo serviço é importante. Se há varias empresas semelhantes e a sua empresa cobra um preço elevado demais, a tendência é que as pessoas deixem de procurá-lo. Também não é possível cobrar preço baixo demais, pois as outras empresas acabarão forçando a aceitar o preço de mercado.

Cliente

Você terá que fazer uma avaliação e ver o quanto o cliente está disposto a pagar pelo serviço e quais as condições aquisitivas da população em geral. Quanto as pessoas estão acostumadas a gastar em produtos e serviços? Qual a importância para essas pessoas do serviço que sua empresa oferece? É importante considerar esses fatores para conquistar um número maior de clientes.

Três formas para cálculo de preços

  • Mark-up: análise dos custos do serviço e de seu valor agregado e, em seguida, da margem de lucro que se almeja;
  • Preço-teto: identificação do preço máximo disponível no mercado de serviços e, depois, elaboração dos reajustes necessários de modo a garantir bons lucros e menores gastos;
  • Percepção de valor: análise da opinião dos clientes em relação ao preço praticado; eles vão considerar prazos e opções de pagamento, prazos para realização do serviço, descontos, juros, qualidade e importância do serviço, entre outros.

Considere esses quesitos e precificará seus serviços de forma equilibrada, descobrindo a forma mais justa sobre quanto cobrar dos clientes!

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