Muitas empresas têm a preocupação de avaliar seus processos internos e fazer estudos sobre o comportamento de seus clientes e as principais tendências no mercado, a respeito de atualizações e novidades de produtos e/ou serviços. Entretanto, outra preocupação deve existir por quem deseja se destacar no mercado: Qual a importância de monitorar os concorrentes? Neste artigo vamos falar sobre o tema e como isso pode ser feito. Confira:
Por que monitorar a concorrência?
O monitoramento da concorrência ajuda a compreender melhor como essas empresas reagem à crises e oportunidades, quais são seus principais pontos fortes e fracos, para realizar um comparativo com seus processos internos e identificar os pontos que precisam ser aprimorados.
Com essa análise dos concorrentes, é possível ter como base os focos de melhorias. Por exemplo, ao avaliar os principais motivos de reclamação dos clientes de sua concorrência, dá para identificar como seus processos podem ser melhorados de forma a suprir essas deficiências que afetam os consumidores. Da mesma forma, é possível analisar as melhores práticas do mercado e como sua empresa pode adaptá-las a seus processos. Além disso, com essas análises e melhorias, é possível tornar seu preço mais competitivo, melhorar suas estratégias de divulgação, atuação e relacionamento com o cliente.
No que é importante monitorar os concorrentes?
Os principais pontos que devem ser observados na atuação dos concorrentes são:
Preço
Ao avaliar os preços da concorrência, é possível compreender se os seus preços estão mais acima ou abaixo do que é praticado e realizar os ajustes – para que assim, estejam condizentes com a realidade;
Relacionamento com clientes
Monitorar os concorrentes no que diz respeito ao relacionamento com os clientes, torna possível identificar quais são as melhores práticas e quais são as principais deficiências – o que contribui para que o seu relacionamento com seus clientes seja aprimorado;
Ações de marketing
Avaliar como os concorrentes realizam a divulgação e a comunicação com os clientes contribui para que suas estratégias de atuação também sejam melhoradas;
Presença na internet
Com a evolução da tecnologia e o aumento da utilização da internet, várias empresas optam por manter um relacionamento multicanal com seus clientes. Nesse ponto é importante avaliar a atuação em redes sociais, e-commerce, chat, entre outros.
Como monitorar a concorrência?
Na hora de monitorar os concorrentes, é importante pensar como se fosse uma análise de sua própria empresa. A dica é definir primeiro quais aspectos serão avaliados. A partir daí, você pode fazer perguntas como: quais canais de relacionamento o concorrente utiliza com seus clientes? Quando eles entraram nas redes sociais? Como é a sua estratégia de atuação, mais agressiva ou mais passiva? Quais seus principais clientes e o que os tornam engajados com a marca?
Dessa forma é possível levantar um volume considerável de informações que irão contribuir tanto para analisar e monitorar a concorrência, quando para avaliar e aprimorar os processos internos. Avaliar a concorrência, como podemos ver, é uma tarefa importante tanto para acompanhar a evolução dessas empresas no mercado, quanto para conseguir melhorar os seus processos e resultados e garantir a satisfação dos clientes, além de buscar alcançar novos consumidores.
Sua empresa já realiza o monitoramento da concorrência? Não deixe de compartilhar suas experiências conosco através dos comentários!
Aproveite para ler nossos posts: