O mercado cada vez mais competitivo exige que os profissionais encontrem soluções surpreendentes para conquistar e manter os seus clientes. No caso da arquitetura, é muito importante adotar algumas estratégias para garantir uma carteira diversificada e crescente. Preparamos um material completo sobre como prospectar e como conseguir clientes de arquitetura, garantindo o seu espaço. São pequenas mudanças que farão toda a diferença na sua rotina profissional. Acompanhe!
Escute seus clientes e prospects
Aprender a ouvir os clientes — e os clientes potenciais — é fundamental, e uma das características mais importantes de um empreendedor de sucesso. É entendendo as demandas de cada um e descobrindo como entregar um serviço adequado e personalizado que a sua empresa conquistará reconhecimento e espaço no mercado.
Hoje em dia, lidamos com clientes cada vez mais exigentes, que buscam profissionais envolvidos e sinceramente preocupados com as suas questões. Demonstre ser essa pessoa e saia na frente.
Explore o seu networking
Um bom profissional precisa de uma rede de contatos forte e bem estruturada. Invista sempre na consolidação do seu networking. Isso pode acontecer em qualquer lugar, desde uma reunião de negócios até um encontro informal de família.
O importante é lembrar que em algum momento, todos podem precisar dos seus serviços. Portanto, cuide para que conheçam o seu trabalho, o seu profissionalismo e se coloque à disposição. Um bom cartão de visitas sempre ajuda muito nessas horas.
Use a internet a seu favor
Hoje em dia, uma marca que não existe na internet se depara com imensas dificuldades para conquistar espaço e reconhecimento. Se você quer saber como conseguir clientes de arquitetura, é muito importante conhecer as possibilidades da web.
Redes sociais, um blog que ofereça conteúdo pertinente e relevante, um site bonito e elegante, uma boa mala direta virtual. Estes são alguns exemplos de ferramentas que ajudam bastante na conquista de novos clientes. Que tal experimentar?
Valorize o seu trabalho
Existem muitas formas de mostrar ao público a importância e o valor do seu trabalho. Uma delas, muito importante, é a precificação. Sabemos que vivemos tempos difíceis e que é impossível não ouvir um pedido de desconto.
É claro que é importante atender ao cliente e oferecer boas condições. Apenas tome cuidado para não oferecer um valor que não seja condizente com a qualidade do seu trabalho. Quando desvalorizamos o nosso serviço, é impossível que outras pessoas façam diferente.
Preze pela qualidade e surpreenda o cliente
A qualidade do serviço deve ser sempre o seu principal objetivo — pode ter certeza, entregar propostas surpreendentes e com muita qualidade é a sua maior ferramenta de divulgação e captação. Por isso, busque sempre surpreender e encantar o seu cliente, fazendo com que ele se sinta valorizado e perceba como as expectativas foram alcançadas e até mesmo superadas. Ele se tornará, rapidamente, um grande divulgador do seu trabalho e todos sabemos que o boca a boca é uma ferramenta muito poderosa.
O sucesso da sua empresa de arquitetura depende, principalmente, do número de clientes que contratarão os seus serviços, pois eles possibilitam que a empresa esteja sempre crescendo e se consolidando no mercado!