Fonte de lazer e entretenimento, os filmes também cumprem muito bem o papel de promover a reflexão e de nos inspirar em diferentes contextos de nossa vida, como nos negócios, por exemplo. Por isso, selecionamos para você 5 filmes que todo empreendedor deve assistir. E você nem vai precisar sair de casa, pois todos os filmes da lista estão disponíveis no Netflix. Então, prepare a pipoca, o bloco de notas para anotar seus insights e vamos lá!

1. O homem que mudou o jogo

o-homem-que-mudou-o-jogoImagine que você seja o dono de um pequeno negócio dentro de um segmento dominado por companhias gigantes, mas com muito talento e planejamento estratégico, você consiga colocar sua empresa dentre os maiores destaques do mercado.

Foi mais ou menos isso que fez Billy Beane (Brad Pitt), personagem central deste filme baseado em fatos reais e dirigido por Bennett Miller. Beane dirigia o tradicional time de baseball Oakland Athletics em uma fase de pouca relevância no esporte até imprimir uma verdadeira revolução ao implementar um sistema de localização de talentos baseado em dados estatísticos.

O filme é uma boa pedida para quem busca inspiração para crescer em cenários adversos e deseja conhecer mais sobre o poder do Big Data.

2. Amor sem escalas

amor-sem-escalas

Não se engane pelo título, pois esse também é um dos filmes que todo empreendedor deve assistir.  Amor sem escalas (Up in the air) não é um romance água com açúcar. O filme conta a história de Ryan Bingham (George Clooney) que ganha a vida viajando para diferentes lugares do Estados Unidos com uma missão delicada: demitir e implementar planos de recolocação profissional.

Bastante profundo e com ótimo roteiro, Amor sem escalas ensina que, quando lidamos com gestão de pessoas, nem sempre é possível tomar decisões que agradem a todos e que, muitas vezes, enquanto líder, é preciso aprender a não se deixar levar pelas emoções.

3. A rede social

a-rede-socialQuem não conhece Mark Zuckerberg, principal criador da maior rede social do planeta, o Facebook? Resposta: caso não tenha visto A rede social, filme dirigido pelo aclamado diretor David Fincher, é bem provável que você não conheça.

A rede social conta as histórias, intrigas e nuances da criação do Facebook. O filme também demonstra o quão complexo é gerir um negócio com alto potencial de crescimento. Excelente para quem deseja entender um pouco mais sobre o dia a dia de uma startup.

4. O jogo da imitação

o-jogo-da-imitacao

Alan Turing foi um dos maiores gênios do século XX. Matemático, lógico e cientista britânico, Turing foi um dos responsáveis diretos pelo desenvolvimento de conceitos computacionais chave. Dois exemplos são o algoritmo e a inteligência artificial. Além disso, com a máquina de Turing, o matemático contribuiu significativamente para a criação do computador moderno.

Em O Jogo da Imitação, Turing é interpretado pelo talentoso ator britânico Benedict Cumberbatch. O filme conta a história da participação do matemático na 2ª Guerra Mundial. Também mostra o trabalho que Turing desenvolveu com outros cientistas para decifrar mensagens criptografadas. A obra demonstra, dentre outros pontos, a importância de saber se adaptar e trabalhar em equipe com diferentes personalidades em um ambiente profissional.

5. Steve Jobs

steve-jobsEntre todos os filmes lançados sobre uma das personalidades mais criativas do meio empreendedor nas últimas décadas, este merece destaque. Steve Jobs, do diretor Danny Boyle.

Com bastante riqueza de detalhes, o filme mostra um pouco da revolução digital que Jobs ajudou a criar com seu trabalho na Apple. A obra nos faz refletir sobre a importância de unir persistência, visão inovadora e crença nas próprias ideias.

E você, que obra adicionaria aos filmes que todo empreendedor deve assistir? Passe aqui e conte para nós. Seus comentários são sempre bem-vindos!

quer-abrir-sua-empresa