Qual a diferença entre Startup e Pequena Empresa?

Muitos investidores ainda confundem, mas há uma gama ideológica e organizacional que faz com que a diferença entre startup e pequena empresa seja grande, inclusive com distintas estratégias de financiamento e análises de desempenho para os gestores ou donos do negócio. Se você quer abrir um novo empreendimento, mas ainda está confuso sobre esses formatos e acerca de qual seria o mais adequado para sua ideia, tire suas dúvidas com este post!

Qual a diferença entre Startup e Pequena Empresa?

Em primeiro lugar, a maior diferença entre estes dois tipos de empresa está em seus objetivos principais. As pequenas empresas são guiadas pelas imagens de rentabilidade e valor estável a longo prazo, enquanto que as startups estão focadas nas receitas para seu financiamento e no potencial de crescimento.

Escalabilidade da inovação ou venda do que se conhece?

Pode-se dizer que uma startup será uma organização projetada para ser temporária e para atingir um modelo de negócios repetível e escalável. Seus gestores estão em busca de respostas do mercado para o produto ou serviço inovador que esperam vender e serão bem cuidadosos com a forma como entregarão valor aos seus clientes.

Já a pequena empresa é um empreendimento com propriedade e operações independentes, muito organizada para o lucro, e que não será dominante em seu campo de atuação. Sua atividade não será novidade para o mercado: a PME geralmente comercializa produtos ou serviços conhecidos do público, com nichos locais experimentados. Ao contrário, a intenção de uma startup é crescer até virar uma empresa bem maior, tendo um impacto significativo no mercado existente ou até mesmo criando novos mercados; muitas vezes a pequena empresa é planejada para continuar pequena.

Qual é o capital necessário para iniciar seu negócio?

qual-a-diferenca-entre-uma-startup-e-uma-pequena-empresaComo a ideia da startup é a busca de um modelo de negócio repetível e escalável, ela passará por um processo de testes, a fim de gerar a validação de hipóteses inovadoras. A startup serve como uma fase de arranque e, para que sua organização inovadora e ágil tome forma, precisará de investidores que acreditem na potencialidade daquela ideia, de sorte que tudo possa se estruturar com foco na entrega e na realização do plano que foi traçado. Os investimentos têm papel central na vida da startup, até que ela encontre seu modelo escalável que funcione e se torne capaz de crescer de forma sustentável.

Já a PME começa com uma organização estruturada e que não precisa mudar rapidamente, de modo que o gestor possa aplicar menos capital do que a startup (que muitas vezes necessita de novas levas de investimentos externos, a fim de nutrir seu processo de testes de modelos).

Dividir ou não o controle da empresa?

Em uma PME, os sócios detêm o controle absoluto de seu negócio. Mas como a startup cresce de forma disruptiva, seus gestores buscam investimentos externos e financiamento adicional, dando em troca, muitas vezes, a partilha nos lucros com os demais investidores ou dividindo o controle do empreendimento. Ou seja, seu gestor pode vir a abrir mão do controle total de sua empresa, a fim de ter os recursos suficientes para que ela cresça.

Startups e pequenas empresas podem parecer semelhantes à primeira vista, mas, na verdade, representam modelos de negócios radicalmente diferentes e com grandes variações nos seus regimes de objetivos, estrutura e financiamento.

Acesse também conube.com.br e consulte nossa equipe!

Deixe seu comentário sobre o assunto!

Este artigo foi útil?

Sinta-se à vontade para comentar e compartilhar 😉

Quero abrir minha empresa sem sair de casa

Quero uma contabilidade prática e digital

Trazer sua contabilidade para a Conube é simples e seguro.

Este site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Politica de privacidade.