Como vender mais: 5 métricas para alavancar seu negócio

Como vender mais e alancar o negócio

Uma empresa que está começando a abrir suas portas tem diversos desafios pela frente. Certamente, um deles é encontrar clientes, vender mais, receber feedback de seu produto/serviço e evoluir continuamente. Porém, é importante também que, desde o início de sua abertura, sejam traçadas metas de vendas e se utilize métricas para alcançar a meta estipulada.

Antes de mais nada, para identificar e mapear as principais métricas de vendas, é necessário ter uma compreensão de onde está e o que tem que ser feito para atingir essas metas. Existem algumas métricas e termos mais utilizados nas startups, que, quando bem aplicados, ajudam empresas a analisar seu desempenho e encontrar novas oportunidades. São elas:

1. Tenha uma meta alcançável

Apesar do desejo de vender muito, não adianta querer criar uma meta que seja impossível de ser alcançada, pois, a única coisa que você conseguirá fazer é se desmotivar. Por isso, para iniciar qualquer meta de trabalho, cujo objetivo seja vender mais, trace uma meta que seja atingível no final do mês. Além disso, deixe bem claro quantos negócios precisa fechar e quanto de dinheiro precisa trazer para a empresa.

2. Ticket médio

Essa é uma métrica muito importante, uma vez que ela mostra o quanto você está produzindo em vendas reais. Ela aponta quanto de dinheiro, em média, o vendedor traz para a empresa por negócio fechado. Para calcular o seu ticket médio, basta dividir a quantidade de receita que você trouxe pelo número de negócios fechados no mesmo período. É importante saber que não importa o número de novos clientes, mas, sim, o ticket médio de cada cliente dentro da sua carteira. Logo, ao vender mais, seu ticket médio também aumenta.

3. Número total de oportunidade

Oportunidades são leads ou prospects que têm interesse em seu produto ou serviço e que podem virar um negócio fechado. Ao descobrir quantas oportunidades são criadas, você consegue ver em seu funil de vendas quantas oportunidades totais você tem para trabalhar e vender mais. Com essa métrica é possível saber se você precisa aumentar a prospecção e a qualidade dos leads gerados.

Métricas para vender mais

4. Número de propostas enviadas

Saiba o número de propostas envidadas em um mesmo período e avalie seu desempenho. Nesta etapa do funil, você já deve ter identificado quais são os clientes que tem um maior potencial para fechar o negócio para não perder o seu tempo fazendo uma proposta. Essa é uma métrica importante quando avaliada junto ao número de negócios fechados. Ela ajuda descobrir se você está perdendo o seu tempo com clientes errados ou se a sua estratégia de valor precisa ser reavaliada.

5. Número de negócios fechados

Nesta métrica você atingiu o final do funil de vendas e finalizou a venda. Com ela, constantemente, você vai saber se o seu funil de vendas está aumentando, se você está abrindo e fechando negócios o suficiente, e se está conseguindo vender mais.

Utilize um CRM para ajudar a monitorar o seu processo comercial para vender mais

Em síntese, para ter uma melhor eficiência no monitoramento dessas métricas é aconselhável usar um sistema de CRM. CRM é a sigla para “Gestão do Relacionamento com Clientes” e trata-se de uma estratégia que une todos os pontos de contato com os clientes. Um sistema de CRM irá auxiliar no controle de suas vendas, assim como no desempenho de sua equipe de vendas e sucesso de sua empresa.

Dica: Se você ainda não conhece uma ferramenta de CRM, confira o Agendor, a ferramenta em nuvem que criamos para quem vive de fechamentos, contratos e relacionamentos diariamente.

* Este artigo foi escrito por Gustavo Paulillo, Cofundador do Agendor.

Este artigo foi útil?

Sinta-se à vontade para comentar e compartilhar 😉

Quero abrir minha empresa sem sair de casa

Quero uma contabilidade prática e digital

Trazer sua contabilidade para a Conube é simples e seguro.

Este site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Politica de privacidade.