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Riscos de abrir uma empresa: 10 coisas que preciso saber antes de começar um negócio

José Carlos R. JúniorJosé Carlos R. Júnior

Ser dono do próprio negócio é uma ideia que tem se tornado cada vez mais presente na vida dos brasileiros. Os motivos mais frequentes que levam os trabalhadores a quererem se tornar empresários são os mais diversos. Mas muitas vezes esses futuros empreendedores entram de cabeça em um negócio sem estarem, de fato, preparados. Há uma série de itens importantes a serem destrinchados e definidos antes mesmo da abertura da empresa em si. O que saber antes de começar um negócio? Quais são os riscos de abrir uma empresa? Selecionamos dez dicas para os candidatos a empresários darem início à empreitada bem mais preparados e cientes de seus objetivos. Confira:

Como abrir uma empresa?

Evitando os riscos de abrir uma empresa

Veja alguns pontos essenciais para se atentar quando se está perto de dar os passos iniciais para começar o próprio negócio. É uma decisão importante na sua jornada, por isso é normal o empreendedor pesar os riscos de abrir uma empresa e se fazer essa pergunta: afinal, o que preciso saber antes de abrir meu próprio negócio? Pois bem, vale muito a pena ficar atento a esses pontos.

1. Perfil empreendedor

O futuro empresário deve avaliar se possui conhecimentos e habilidades em diversas frentes para ser bem-sucedido. Identifica-se um perfil empreendedor avaliando-se alguns comportamentos no dia a dia. Ele deve ter um olhar atento a tudo, identificando facilmente o que lhe agrada e desagrada nos lugares que vai. Sempre se propõe metas ousadas e sabe que qualquer empreendimento envolve riscos. Está se planejando para o sucesso, mas também se prepara para os tropeços.

É necessário possuir competências gerenciais, saber definir cenários, estabelecer estratégias, gerenciar finanças, construir redes de relacionamento para os riscos de abrir uma empresa serem pequenos. Habilidade e capacidade de liderança de pessoas e negócios são de extrema importância. Saber delegar funções, negociar, motivar funcionários e sócios, estabelecer objetivos compartilhados são outras características importantes.

2. Autoconhecimento

Uma vez detectadas características de um perfil empreendedor, é hora de identificar o próprio perfil. É necessário avaliar se ele bate com a área do negócio em questão. É necessário saber quais são os papéis que o empresário terá que exercer como dono de uma empresa. Ele pode se encaixar em várias funções; pode ser quem vai tomar as decisões e definir o direcionamento do negócio, pode atuar mais como gestor, administrando a empresa, ou ainda como operador, executando o trabalho em si.

É importante definir as principais habilidades para começar a estruturar o negócio e perceber que tipo de parceiros irá precisar. O autoconhecimento é crucial no momento de montar um negócio e quanto mais cedo se conhece as habilidades e características, mais rapidamente irá se testar e, em caso de algum equívoco, promover a correção de forma mais ágil. Como diz Tom Peters, um dos gurus da gestão de empresas, “Teste rápido, falhe rápido e ajuste rápido”.

3. Escolha dos sócios

Escolha dos sócios

Com a falta de capacitação em uma determinada área ou até mesmo com o intuito de agregar mais investimentos ao negócio, o candidato a empresário considera cada vez mais a possibilidade de montar um negócio em sociedade. Mas muitas vezes é pego pelo medo de fazer uma escolha inadequada e acabar sendo prejudicado. A grande dica aqui é buscar parceiros com perfis complementares. Por isso é tão importante identificar as características e habilidades e onde elas podem se encaixar no negócio.

Veja algumas dicas de como escolher seu sócio e garantir uma sociedade muito mais produtiva!

A relação entre os sócios é comparada a um casamento: eles se unem com um propósito específico, que é o de criação e crescimento da empresa. A ideia é sempre se associar com pessoas que tem algo a oferecer diferente do que o empresário já oferece. Muitas vezes há a tendência de se buscar alguém próximo, mas o que se deve avaliar de verdade são as competências do futuro parceiro, sendo ele um amigo, um parente ou alguém mais distante.

4. Análise de mercado

É importante identificar seu público potencial e o que ele espera do mercado. Isso pode determinar a capacidade de crescimento do negócio e, com isso, os riscos de abrir uma empresa ficam menores. É essencial avaliar o mercado, conhecer os principais concorrentes, fornecedores e consumidores. A partir daí fazer um planejamento, colocar tudo no papel e ver se, de fato, a empresa pode oferecer o resultado esperado ao candidato a empresário.

Se o modelo do negócio permitir, é interessante começar pequeno, até por questões de gestão, já que os custos operacionais acabam sendo mais baixos. Para segmentar o público alvo é necessário levar em consideração algumas variáveis, como geográficas, demográficas e comportamentais. Um bom exercício é comparar o mercado a uma pizza e tentar definir que fatia dessa pizza está se querendo atender, avaliando itens variáveis, como classe social, religião, geração de renda à família, status de consumo, entre outros fatores.

5. Plano de negócios

Para diminuir os riscos de abrir uma empresa e de pisar em um terreno muitas vezes desconhecido, é essencial montar um bom plano de negócios. E para evitar possíveis frustrações, é muito importante que esse planejamento seja bem realista, dentro das possibilidades que o negócio e o mercado oferecem no momento. Um bom plano de negócios exige detalhado estudo de mercado, planejamento financeiro, fluxo de caixa, previsão de vendas, entre outros tópicos. O empresário precisa oferecer uma infraestrutura compatível com o que o mercado aceita pagar em produto ou serviços. Montar um plano de negócios consiste em definir em que mercado vai atuar, com que produtos, quanto poderia gastar e investir em publicidade, equipamentos, etc. Sem isso, o empresário pode estar achando que vai gastar um determinado valor, mas pode gastar um completamente diferente e muitas vezes até perder o negócio.

Definir metas

6. Definir metas

Os riscos de abrir uma empresa se tornam maiores se não são definidos objetivos. Um complemento essencial ao plano de negócios, mas que deve ter o seu espaço exclusivo nesta lista de tópicos, é a definição das metas e a descrição dos objetivos. Isso pode ajudar a combater uma possível e natural insegurança de um início de negócio, respondendo a essas dúvidas com organização e planejamento.

Colocar no papel todas as suas metas, uma a uma, para que sejam sempre consultadas, ajuda-o a ter uma visão mais clara sobre o assunto. Isso pode ajudar a esclarecer os objetivos do projeto, quem será seu público-alvo, quais as características do produto ou serviço oferecido, entre outros tópicos. Colocar as ideias no papel faz com que o empreendedor não esqueça mais seus alvos, os principais pontos levantados a respeito do negócio. É necessário sempre fazer as perguntas básicas: “o que eu quero?” e “onde eu quero chegar?”.

7. Custos iniciais para abrir seu negócio

Além dos custos com infraestrutura e pessoal, é preciso levar em consideração os custos com a abertura da empresa em si. Os principais gastos para abrir uma empresa são as taxas da Junta Comercial e da emissão do alvará, se for o caso, além de outras que variam entre estados. O custo total pelos meios tradicionais pode variar entre R$ 700 a R$ 2 mil. Porém, as facilidades da internet já influenciam esses processos e os custos para abrir empresa online podem ser abaixo disso.

Quer saber quanto custa para abrir uma empresa? Clique em: Custos para Abrir uma Empresa e descubra os primeiros custos que você terá para abrir sua empresa!

O capital de giro inicial necessário vai depender do tipo de empresa. No caso de uma prestadora de serviços, dependendo do serviço, você pode oferecer de casa, usando muitas vezes a mesma linha telefônica, aparelhos e estrutura já existentes, o que reduz muito os custos. Para uma indústria, já é necessário um investimento maior, com aluguel de galpão, máquinas, etc. Um comércio já vai exigir o aluguel de um ponto, iluminação, ar condicionado, um ambiente favorável para receber a clientela e, normalmente, tem o estoque. Tudo deve ser considerado e colocado em uma planilha, dependendo do tipo de negócio.

8. Reserva de capital

Os especialistas recomendam ter sempre uma reserva mínima para dar início ao negócio. Por mais bem estruturado que o empreendimento esteja, dificilmente funciona como o planejado. É mais ou menos como em uma obra; sempre se gasta mais do que se imagina. Esse capital de reserva vai ajudar a resolver os imprevistos e diminuir os riscos de abrir uma empresa. Esse imprevistos sempre acontecem nessa fase de criação do negócio. Trabalhar com cautela para suprir cenários mais pessimistas faz com que o negócio esteja sempre preparado para enfrentar percalços.

A situação pode se tornar ainda mais complicada quando o capital investido vem do patrimônio pessoal, como a venda de um imóvel, de um carro, de bens familiares. Essa nunca é uma boa solução. Aqui também é importante tomar cuidado com relação a empréstimos. Ele é bem-vindo se eu tiver certeza que eu terei lucro para saldar. Quem deve pagar esse empréstimo não é o empresário e sim o lucro do empreendimento, do novo negócio.

9. Regime de tributação

Regime de Tributação

Na hora de abrir a empresa, o empreendedor deve estudar os três regimes de tributação existentes – Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real – e decidir qual deles é o mais indicado para o negócio. No início das atividades, a tendência é usar o lucro presumido ou simples. O sistema do simples acaba compensando por englobar uma série de impostos. Porém, um dos fatores limitantes é o faturamento, que não pode ultrapassar 3,6 milhões ao ano.

Para entender mais sobre o Regime de Tributação, a Conube conversou com o professor Alexandre Gonzales, Doutor em controladoria e contabilidade pela USP. Clique aqui e confira a entrevista.

O simples vai calculando o imposto porque é uma alíquota crescente, sempre baseado nos últimos 12 meses de faturamento. Então ele vai subindo à medida que vai aumentando o faturamento. Conforme vai aumentando essa porcentagem, começa a ser importante mensurar se vale a pena estar no simples ou optar por outra forma tributária, como o lucro presumido ou lucro real. Mas vamos falar mais sobre os tipos de regimes tributários em um dos próximos artigos.

10. Trabalhando o “medo”

Um dos maiores medos enfrentados pelo empreendedor é o de errar e, consequentemente, perder o dinheiro e o tempo investidos. Entre os riscos de abrir uma empresa, esse se destaca. Esse medo, geralmente surge da insegurança em tomar algumas decisões importantes que envolvem riscos. A dica é: assuma riscos, mesmo sabendo que você vai cometer erros. O empreendedor vai tomar decisões equivocadas e vai errar bastante. Isso é natural.

No entanto, é necessário cuidado máximo para não cometer erros que sejam fatais para o negócio. Sempre acredite em si mesmo. Para alcançar o sucesso no comando de um negócio, ter autoestima é condição número um para o empresário. Muitas pessoas são tomadas por uma falta de confiança em relação à sua capacidade de concretizar essa meta e, com isso, dão um passo para trás na hora de partir para voo solo.

Coisas que empreendedores experientes gostariam de ter descoberto antes

Pouco se fala sobre os erros que foram cometidos por pessoas bem sucedidas, afinal de contas, histórias de fracasso não rendem bilheteria. É sempre mais interessante relatar feitos heroicos e arrojados. Mas a verdade é que por trás de cada caso vitorioso também houve percalços, dificuldades e situações trágicas que pareciam impossíveis de serem transpostas, mas que serviram de estímulo para que homens e mulheres de sucesso trilhassem uma trajetória de sucesso.

Se fosse possível conversarmos com os grandes empreendedores de quem tanto ouvimos falar, certamente teríamos o relato de diversos acontecimentos que poderiam ter sido evitados, erros cometidos por eles que quase puseram tudo a perder. Se conseguirmos extrair o melhor desse aprendizado, que às vezes passa despercebido nas entrelinhas da história teríamos, talvez um manual do que não fazer, que seria de extrema importância para qualquer empreendimento.

Se você tem o desejo de iniciar seu próprio negócio, ou quem sabe já até iniciou e encontra-se na informalidade, mas tem o desejo de dar um passo maior, ou mesmo de migrar sua empresa, as dicas a seguir serão muito valiosas. Elas resumem o que grandes empreendedores gostariam de ter conhecimento antes de abrirem suas empresas.

→ Aprender com os erros dos outros é mais vantajoso do que aprender com os seus próprios erros

Independentemente do caminho que você decidiu trilhar rumo ao seu empreendimento, alguém já passou por ele e você pode economizar tempo ao espelhar-se nesse exemplo, além de extrair um aprendizado que lhe poupe esforços em vão. Gastar um período estudando a história de outros empreendedores e iniciativas que deram certo pode reduzir consideravelmente a probabilidade de prejuízos em seu negócio.

→ Conhecer o seu cliente é tão ou mais importante do que conhecer o seu produto

Um erro muito comum cometido pelos empreendedores é focar excessivamente no produto e deixar de lado o cliente. Muitas pessoas apostam suas fichas em um novo artigo ou serviço que aparentemente terá boa aceitação pela inovação, praticidade, custo razoável, etc., mas quando chegam a colocá-lo no mercado, descobrem que não era isso que o cliente queria. Ações de marketing não se resumem a promoção de um produto, mas principalmente a conhecer e atender os anseios do cliente, de maneira segmentada ou generalizada. Uma boa pesquisa de mercado é imprescindível para evitar a surpresa desagradável de deparar-se com o fato de que seu produto não é atrativo. Conheça o seu mercado potencial antes de investir em um produto.

→ É preciso obter ajuda especializada

Foi-se o tempo em que os negócios eram iniciados sem uma ajuda externa, apenas na base do conhecimento individual do empreendedor. Buscar ajuda de um profissional de contabilidade, por exemplo, antes de definir a forma jurídica ideal, ou de um advogado antes de formalizar um contrato de sociedade, é recomendável e evitará desgastes como a dissolução precoce de uma empresa por questões burocráticas ou até mesmo surpresas com dispêndios tributários impróprios.

→ Ter uma visão ampla do que ocorre no mercado direciona minhas ações

É vital para sua empresa ou negócio que você esteja atento às novidades em seu segmento. Normalmente quem está conduzindo um empreendimento envolve-se tanto que não encontra tempo para perceber as mudanças ou as oportunidades que estão ocorrendo em seu ramo de atividade. Uma visão ampliada ajuda a definir o quanto deverá ser investido em novas tecnologias, podendo antecipar.

→ Não existe receita instantânea de sucesso

Vivemos numa época de muitos atalhos e facilidades. Enquanto nossos avós cortavam e acendiam lenha para poder cozinhar, a geração presente aperta um botão e o fogo se acende. A tecnologia também trouxe consigo a falsa impressão de que tudo na vida poderia ser obtido com um clique e sem nenhum empenho, mas o certo é que o caminho para o sucesso é trilhado passo a passo. Uma conquista significativa muitas vezes não é obtida na primeira, segunda ou terceira tentativa. Uma empresa leva tempo para ser consolidada, e isso requer dedicação, esforço e comprometimento por parte do empreendedor.

Dicas importantes para abrir uma empresa

A abertura de um negócio é um momento bastante delicado na vida do empreendedor e, por isso, exige um estudo detalhado de diversos aspectos legais e mercadológicos. É essencial tomar essa decisão de uma forma segura e bem informado sobre todos os pontos envolvidos. Para ajudar você, vamos detalhar nesse post nove dicas importantes para abrir empresa. Veja:

* Conheça o mercado em que deseja atuar

O primeiro passo é fazer um estudo de mercado. Você deve responder a si mesmo se existe uma demanda para os produtos e/ou serviços que quer comercializar. Quem é seu público-alvo? Procure por dados sobre o mercado e pesquisas feitas sobre o seu público-alvo. Quem são? Como consomem? Quanto gastam com esse tipo de produto / serviço?

* Estude os concorrentes e defina quais serão seus diferenciais

businessman writing rising graph ,blue backgroundVocê também precisa conhecer e estudar sua concorrência. Busque o máximo de informações sobre os seus concorrentes: produtos, serviços, posicionamento de mercado, perfil dos clientes, etc. Entenda quais são os pontos fortes e fracos de cada uma das empresas que concorrem no mercado em que você vai atuar. Somente depois de conhecer ao máximo sua concorrência é que você poderá identificar ou traçar sua estratégia de diferenciação – o que você pode oferecer de valor em seus produtos que seus concorrentes não podem, ou não perceberam que podem? E sua empresa precisa ter diferenciais concretos, quanto mais visíveis para o mercado esses diferenciais estiverem, mais clientes você irá conquistar.

* Como você fará suas vendas?

Defina qual será a forma de venda dos produtos e/ou serviços que sua empresa oferecerá. Você venderá diretamente aos consumidores, terá canais de distribuição ou parceiros, empresas que levem o que você venda até os consumidores?  Vai realizar as vendas em lojas físicas, de porta e porta ou por meio de um e-commerce? Depois de definir como serão suas vendas, você poderá planejá-las: fazer projeções e traçar caminhos para alcançar suas metas. Ou seja, poderá definir se precisará contratar profissionais de vendas e como sua equipe comercial deve atuar.

* Estudo de finanças: Qual investimento inicial?

Reúna informações sobre todos os custos que você terá para iniciar a operação da sua empresa. Quanto você precisa investir inicialmente em matéria-prima, compra de insumos, contratação de serviços de terceiros, comunicação, consultorias? Pense no período em que sua empresa levará para se consolidar, cobrir o investimento inicial e, somente depois, começar a ter lucro. É importante ter essa etapa muito bem definida.

Dentro desse tópico, além dos investimentos iniciais, outra questão essencial é saber qual será o custo total para abrir sua empresa, incluindo honorários, taxas, como DARE, DARF, e demais despesas. Para facilitar essa conta, a Conube disponibilizou uma calculadora que indica quais serão os seus primeiros gastos. Acesse e descubra os custos para abrir sua empresa.

* Você precisaria continuar no emprego no começo ou tem reservas suficientes?

Se este é o seu primeiro negócio, é importante você calcular quais são suas reservas antes de deixar seu atual emprego, justamente pensando no período em que sua empresa não dará lucros. Pense nos benefícios que seu atual empregador te oferece (plano de saúde, alimentação, transporte, etc) e que, a partir do momento que você só se dedicar ao seu empreendimento, passarão a ser custeados apenas por você. Se você tiver uma reserva financeira suficiente para cobrir todas as suas despesas pessoais durante o início do seu negócio, vá em frente. Caso contrário, pense na possibilidade de conciliar seu atual emprego com sua empresa.

* A conta fecha? Quantas vendas serão necessárias para cobrir os custos?

Dentro 2 - Abrir EmpresasColoque no papel quais serão todos os seus custos fixos (aluguel de espaço, manutenção do e-commerce ou website, telefone, energia elétrica, internet, funcionários, impostos, etc.) e os possíveis custos variáveis para sua empresa operar e nos preços que você cobrará pelos produtos ou serviços. Fazendo esta estimativa, você poderá precificar e, a partir do lucro estimado, traçar um plano de conquista de clientes e vendas.

* Estudo de Recursos: Você já tem todos os recursos necessário para o negócio?

Você precisará contratar pessoas, adquirir equipamentos, investir em infraestrutura tecnológica? Pense em todos os recursos iniciais, e nos custos, de que sua empresa precisará para operar. O montante destes recursos está diretamente relacionado à sua ambição inicial e é natural que, à medida que seu negócio cresça, ele precise ser incrementado.

* Quais as habilidades para entregar esse produto ou serviço?

Pense nas habilidades técnicas e administrativas que você precisa ter ou contratar para sua empresa sair do plano e passar a operar. Quais são os conhecimentos que você e/ou seus funcionários precisam ter para produzir e vender os produtos e serviços que a sua empresa oferecerá ao mercado?

* Quando é necessário registrar legalmente a empresa?

Busque ajuda de uma consultoria jurídica para guiar o registro legal da sua empresa. Ela te dirá como deve ser a estrutura legal para o seu tipo de negócio, em que momento deve ser feita e quais os órgãos governamentais que você deverá procurar para legalizar o seu negócio.

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E aí? Aprendeu mais algumas dicas sobre como abrir uma empresa? Deixe seus comentários!




José Carlos R. Júnior é jornalista, redator e revisor de textos. Trazendo uma experiência de mais de 10 anos gerenciando editorias em diversas mídias online e impressas, é hoje o responsável pela gestão de conteúdos e de comunicação da Conube.

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